Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 29 de abril de 2011

ação mediadora - Processo criativo - devoração

com: Lu Favoreto e Cia. Oito Nova Dança
O workshop trabalha as trajetórias de conexão entre a mão e a face e, a partir desta estruturação, desenvolve um olhar para a anatomia comparada: corpo/movimento animal e humano. Suas diferenças, semelhanças, características, potencialidades. Público: estudantes de dança, teatro e interessados em geral, a partir de 14 anos - inscrições: de 26/4 a 12/5, preencher ficha de inscrição disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br e enviar para oficinadanca.ccsp@gmail.com - seleção: por ordem de recebimento da ficha de inscrição. A lista de selecionados será divulgada no site a partir do dia 17/5 - data da ação mediadora: 21/5, sábado, das 15h às 18h - Sala de Ensaio 1


Processo criativo - modos de ver


com: Lu Favoreto e Cia. Oito Nova Dança
O workshop trabalha as trajetórias em oito da coluna, como elemento primordial da coordenação motora e a possibilidade de ampliação desta trajetória no espaço/tempo. Público: estudantes de dança, teatro e interessados em geral, a partir de 14 anos (30 vagas) - inscrições: de 19/4 a 5/5, preencher a ficha de inscrição (disponível nesta página) e enviar para oficinadanca.ccsp@gmail.com - seleção: por ordem de recebimento da ficha de inscrição. A lista de selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 10/5 - data da ação mediadora: dia 14/5, sábado, das 14h às 17h - Sala de Ensaio 1

Oficina de dramaturgia

com: Marcus Ferraz
A oficina de dramaturgia trará elementos e ferramentas para os alunos criarem seus próprios textos, através dos fundamentos básicos da dramaturgia. Fazendo um resgate da história do teatro ocidental, passando pelo início do teatro musicado, sua migração para a América, sua instalação no Brasil, na forma de teatro de revista, até os nossos dias atuais, o curso dará uma ampla visão da dramaturgia musical em todos os tempos e como ela se encontra hoje, no Brasil. A oficina terá carga horária de 52 horas, divididas em 2 horas semanais por 6 (seis) meses.
Público: público em geral acima de 16 anos (20 vagas) - inscrições: de 29/04 a 12/5, preencher a ficha de inscrição e enviar para oficinateatro.ccsp@gmail.com - seleção: (pré seleção através da ficha de inscrição e entrevista com os pré selecionados). A lista de pré-selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 16/5 - período da oficina: de 25/5 a 29/11, terças das 19h às 21h - Sala de Ensaio 2


Oficina para jovens atores: A Borboleta sem asas


com: Juliana Sanches (Dança) , Claúdio Calunga (Canto) e Marcos Okura (Interpretação)
Abordará a remontagem do texto “A Borboleta sem Asas”, da Cia. de Teatro Rock. Esta oficina está aberta também a jovens deficientes para integrar o elenco. A Borborleta sem asas conta a história de uma borboletinha que nasceu sem asas e tem como maior sonho poder voar para chegar ao lago, que segundo todos dizem, é o lugar mais lindo do mundo. Durante sua trajetória de herói até o lago, Babi, a borboletinha, encontra outros insetos com deficiência e juntos, cada um de sua forma, chegam ao seus destinos. A oficina A Borboleta sem asas propõe aos alunos passar por todas as etapas de montagem de um grande espetáculo musical. Obrigatoriamente esses alunos terão aulas de interpretação, canto, noções de dança e música, além de participarem do processo de criação de cenários e figurinos. Esses alunos terão palestra sobre o tema principal abordado pelo espetáculo: os portadores de necessidades especiais. Ela será ministrada pela PAAI - Professora de Apoio e Acompanhamento à Inclusão da Diretoria Regional de Educação de São Mateus da Prefeitura do Município de São Paulo, Camila Andrade Barzi. Os alunos ainda terão encontros com o autor dessa obra, o cartunista César Cavelagna, que falará sobre a linguagem de cartoon e HQs. A oficina terá a carga horária de 189 horas, divididas em 7 horas semanais. As aulas de música ainda contarão com a criação de sonoridades diversas à partir, também, de instrumentos criados pelos próprios alunos e os já tradicionais. Essas aulas serão de extrema importância, já que está prevista na encenação final a execução de música ao vivo. Público: público em geral de 11 a 16 anos (25 vagas) - inscrições: de 29/4 a 12/5, preencher a ficha de inscrição e enviar para oficinateatro.ccsp@gmail.com - seleção: (através da ficha de inscrição). A lista de selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 16/5 - período da oficina: de 24/5 a 24/11, terças das 14h às 19h e quintas das 14h às 16h - Sala de Ensaio 2


Oficina de Pesquisa em Teatro Musical


com: Juliana Sanches (Dança), Claúdio Calunga (Canto) e Marcos Okura (Interpretação)
A oficina de musicais pretende oferecer aos alunos ferramentas que os ajudem a entender e a vivenciar o fazer teatral através do gênero musical.O curso abrigará aulas de canto, noções de dança e interpretação, além de desenvolvimento da linguagem de pesquisa da Cia. de Teatro Rock.Como conclusão do curso será apresentado um espetáculo, com texto desenvolvido pela oficina de dramaturgia.
A oficina terá a carga horária de 189 horas, divididas em 7 horas semanais O conteúdo da oficina - além dos pré-estabelecidos como: exercícios vocais, corporais e de interpretação de texto e presença cênica - será criado durante o seu próprio processo e em comunhão com a oficina de dramaturgia de onde resultará um texto feito para a oficina de musicais. Público: público em geral acima de 17 anos (25 vagas) - inscrições: de 29/4 a 12/5, preencher a ficha de inscrição e enviar para oficinateatro.ccsp@gmail.com - seleção: pré seleção através da ficha de inscrição e entrevista com os pré selecionados. A lista de selecionados será divulgada nesta página a partir do dia 16/5 - período da oficina: de 24/5 a 1/12, terças das 16h às 18h, quartas das 16h às 19h e quintas das 16h às 18h - Sala de Ensaio 2 e Oficina 2


Convocatória: projetos de ocupação para Funarte SP

A Fundação Nacional de Artes está selecionando projetos artístico-culturais para ocupação dos seus equipamentos em São Paulo no período compreendido entre maio e julho de 2011. As propostas, que deverão ser encaminhadas à Alameda Nothmann, 1058, até o dia 05 de maio de 2011, serão contempladas a partir dos seguintes critérios:
1) ordem de chegada, mediante protocolo de inscrição;
2) conferência de documentação exigida;
3) adequação à disponibilidade física e técnica do espaço;
4) avaliação da proposta, que deverá incluir a apresentação de um espetáculo, bem como ações voltadas para a participação do público na ação cultural, através de oficinas, seminários e workshops.
A presente convocação trata apenas da cessão do espaço pela Funarte, ficando todas as obrigações referentes ao espetáculo por conta dos participantes.
Esclarecemos que, a partir de agosto, a programação respeitará o resultado de editais que serão lançados em maio de 2011.
Mais informações: 11 3662 5177 / comunicacaosp@funarte.gov.br

Fundação Telefônica abre edital para projetos culturais

A Fundação Telefônica lançou nesta quarta-feira (27/4) seu primeiro edital para seleção de projetos na área cultural. O objetivo é apoiar iniciativas que beneficiem crianças e adolescentes de modo a democratizar o acesso à cultura digital, bem como promover o protagonismo juvenil, incentivando tanto o consumo quanto a produção de obras e conteúdos em meios digitais. As inscrições estarão abertas até 30 de junho.
O lançamento marca um alinhamento da área de Arte e Tecnologia à estratégia central da Fundação. “O foco da instituição é contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e nós sentíamos falta de uma ação que, por meio do acesso ao conhecimento, pudesse facilitar o consumo de bens culturais, um elemento essencial para a formação desse público”, afirma Sergio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica. O executivo destaca que há carência de projetos culturais ligados à tecnologia que promovam a inserção do público infantojuvenil.
O edital vai selecionar projetos e artistas vinculados à tecnologia, que sejam inovadores em termos de linguagem, interatividade, criatividade ou forma de distribuição de seus conteúdos. A apresentação de propostas ou contrapartidas educativas, que promovam o acesso à cultura digital e o protagonismo sociocultural do público infantil, adolescente e jovem, será especialmente valorizada durante a seleção.
Os projetos devem estar inscritos na Lei Rouanet, de incentivo à cultura, nas áreas de Artes Visuais, Integradas, Cênicas, Audiovisual, Humanidades, Música ou Patrimônio Cultural, em diferentes modalidades, que vão desde mostras e concursos até e-books, vídeos, curtas-metragens, documentários, espetáculos com projeções e experiências multimídias, entre outros.
As inscrições deverão ser feitas pelo site www.fundacaotelefonica.org.br e são gratuitas.
Poderão ser inscritos projetos de pequeno, médio e grande porte, que solicitem um valor de até R$ 500 mil, cuja data de realização seja entre julho de 2011 e junho de 2012.

Escola do MASP e Instituto Votorantim oferecem curso de formação de mediadores de cultura

A Escola do MASP, com apoio do Instituto Votorantim, oferece curso para formação de mediadores de cultura.
A atividade é gratuita e a próxima turma tem início em 5 de maio, com duração de 3 meses. É necessário estar ligado a organizações não-governamentais para participar. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3251 5644 (ramal 2104).
Focado em gestores e educadores de ONGs, o objetivo é criar repertório para que esse público mobilize as comunidades em que atuam a participarem de atividades culturais na cidade.
Além disso, o curso oferece ainda um Bilhete Único para o transporte durante o período das aulas. Em agosto, o MASP oferece semana gratuita para os moradores visitarem o museu.

Período realização do curso: de 05/05 a 05/08
  • Terças, Quartas, Sextas, Sábados e Domingos das 11:00 às 18:00
  • Quintas das 11:00 às 20:00

terça-feira, 26 de abril de 2011

Discussão: Escola e Espetáculo – O Artista e Sua Experiência (HOJE 26/04/11)

Os atores André Guerreiro Lopes e Marcelo Lazzaratto foram convidados para revelar suas trajetórias e experiências na mesa de discussão “Escola e Espetáculo – O Artista e Sua Experiência”. O encontro, mediado por Nadja Turenkko, atriz e orientadora do curso de Difusão Cultural Mímica Corporal Dramática, será oferecido gratuitamente na sede provisória da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, hoje (26/04), a partir das 20h.
Levar os participantes a entender que entre a escola e o espetáculo existe a trajetória de um artista que trabalha com o desenvolvimento de uma linguagem e que intervém na construção de um pensamento contemporâneo para o teatro é o intuito do encontro que utilizará o lema “Artistas que Formam Artistas” como mote da discussão.
Segundo Nadja, os artistas convidados fazem uso de diferentes técnicas teatrais e possuem, sobretudo, uma ampla inserção tanto no âmbito profissional quanto no acadêmico. “Os dois trabalham com dimensões distintas, porém, ambos atuam, criam e constroem uma linguagem sem se afastar do mercado de trabalho. Eles vivem na prática e, por essa razão, têm repertório e experiência para ser ótimos professores, além de artistas”, revela.
“No ocidente, existe uma perspectiva equivocada de que professor é aquele que não deu certo. Na verdade, os mestres, na arte e na vida, são aqueles que viveram uma linguagem intensamente e em várias frentes. Nós somos pessoas que vivemos a arte na prática. Assim, de um lado somos professores e de outro lado somos artistas”, conclui Nadja.
Conheça o currículo dos convidados e não deixe de participar e ajudar a SP Escola de Teatro a abrir cada vez mais espaço para a reflexão sobre o ensino da arte.

Nadja Turenkko é formada em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique, de Paris, e membro permanente da companhia inglesa Theatre de L’Ange Fou. Já se apresentou e ministrou workshops em diversas cidades do Brasil pelos projetos Sesi Viagem Teatral e Sesc Palco Giratório. Lecionou, durante 12 anos, na escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Durante sua trajetória como atriz, diretora, professora e roteirista, atuou em 33 espetáculos, três longas e dois curtas-metragens, seriados e publicidade em TV. Recebeu prêmios de Revelação do Ano (BA) e Melhor Direção no Festival de Guaramiranga, com o espetáculo “Clarices”.

André Guerreiro Lopes é ator, diretor teatral e realizador audiovisual. Formou-se em Comunicação Social – Rádio e TV na ECA/USP. E em Artes Cênicas, no Teatro Célia Helena e na International School of Corporeal Mime, de Londres, onde estudou durante cinco anos com os últimos assistentes de Etienne Decroux: Steven Wasson e Corinne Soum. É membro permanente da Cia. de Teatro Físico Théâtre de l’Ange Fou. Ministra cursos de Mímica Corporal em São Paulo e Lisboa. Dirigiu os espetáculos “Um Sonho”, de A. Strindberg, “Tragicomédia de um Homem Misógino”, de Evaldo Mocarzel, e o filme “O Vôo de Tulugaq”.
Marcelo Lazzaratto é ator e diretor. Formado pelo Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e professor Doutor em Interpretação Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Campinas (Unicamp).  Em 2000, cria a Cia. Elevador de Teatro Panorâmico e assume a função de diretor artístico do grupo que, atualmente, está em cartaz com o espetáculo “Do Jeito que Você Gosta”, uma adaptação da obra de William Shakespeare. Como diretor, encenou peças como “A Tragédia de Romeu e Julieta”; “Eldorado”; “O Homem, a Besta e a Virtude”; e “Esperando Godot”. Durante dez anos integrou o elenco da Cia. Razões Inversas, sob direção de Marcio Aurelio.

Escola e Espetáculo – O Artista e Sua ExperiênciaOnde: SP Escola de Teatro
Avenida Rangel Pestana, 2401 (Próxima as estações Brás e Bresser do Metrô)
Quando: 26/4, a partir das 20h
Telefone: 2292–7988
Contato: info@spescoladeteatro.org.br

Curso gratuito de formação para educadores no Paço das Artes



O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, promove, de 13 de abril a 15 de junho, das 19 às 21h, às quartas, um curso gratuito de formação para educadores. Composto por nove encontros de três horas, o curso tem por objetivo capacitar educadores e professores na área de arte, com foco na produção contemporânea. Nas aulas, teóricas e práticas, serão abordados temas como teorias da educação, história da arte, práticas de ateliê etc.
O curso será dividido em módulos de três encontros. O primeiro, Aproximações com a arte contemporânea, será ministrado pela artista Lucimar Bello e contemplará oficina e aulas teóricas que enfatizarão processos de criação. Serão analisadas interligações e contaminações entre videoarte, performance, instalação, fotografia, pintura, desenho e escultura. Exercícios desmistificarão a ideia do inacessível e do exclusivo que muitas vezes acompanha a arte contemporânea.
O segundo módulo – Linha do tempo, linha de pensamento, linhas que se cruzam – será ministrado pela arte-educadora Karen Greif Amar.  A partir de leituras, vivências práticas e debates, os encontros pretendem abordar a prática educativa em arte com foco na importância do olhar e de uma postura investigativa do professor.  
Nos últimos três encontros, os participantes vivenciarão a experiência de um Ateliê de desenho e observação de paisagem. O módulo, comandado pela artista e educadora Ana Paula Oliveira, objetiva refletir sobre a paisagem e a imagem através de atividades práticas de montagem, transformação e subversão de imagens.

Sobre as ministrantes
Ana Paula Oliveira, formada em artes plásticas, é artista plástica e professora de arte. Expôs em diversas instituições no Brasil, como CCSP, Capela do Morumbi, Centro Universitário Maria Antonia e Insituto Tomie Ohtake.
Karen Greif Amar é arte-educadora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-graduada em psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente, é professora de arte no ensino fundamental 2, formadora de professores da educação infantil e do ensino fundamental 1 e 2 na área de arte em instituições particulares e públicas de São Paulo, e assessora de arte da Rede Municipal de Educação Infantil de São José dos Campos.
Lucimar Bello é artista plástica. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e Japão. É doutora em artes pela USP; pós-doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP; e pós-doutora pelo Núcleo de Subjetividade da PUC-SP. Recebeu a Bolsa de Pesquisa em Arte - Fundação VITAE em 1994 com o projeto Cidades Utópicas; desenhos contemporâneos. Foi professora na FURB, Blumenau, entre 1971 e 76, e na UFU, Uberlândia, entre 1977 e 96. Foi diretora de Extensão e Culturas e coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Arte, Arquitetura, Urbanismo e Decoração da UFU. Entre 1995 e 96, foi vice-presidente da FAEB - Federação de Arte Educadores do Brasil e, entre 1996 e 98, foi representante de pesquisa na InSEA - International Society for Education through Art.

Curso Formação de Educadores - Paço das ArtesCarga horária: 27h
De 13 de abril a 15 de junho, quartas-feiras, das 19 às 22h
Local: Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, nº 01, Cidade Universitária, São Paulo
Tel: (11) 3814-4832 |Site: www.pacodasartes.org.br
Acesso
e elevador para cadeirantes. Ar condicionado

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Processo seletivo - Auxiliar de produção cultural I (3 vagas)

Abaçaí informa que no período de 20/04/2011 a 30/04/2011 estará aberto processo seletivo com recebimento de curriculum, para preenchimento de vaga, conforme abaixo especificado:
Atribuições do cargo: Auxiliar nas tarefas de preparação do plano de execução das atividades, preparação do mapeamento da produção e necessidades técnicas, produção de eventos e atividades relativas a difusão, bem como no controle de presença dos participantes, montagem e desmontagem dos locais de realização segundo cada necessidade técnica, dar apoio técnico ao coordenador da produção durante a atividade, manter a guarda e manutenção dos materiais e bens utilizados na produção e ter disponibilidade para atuação eventual nos finais de semana.
Cargo: Auxiliar de Produção Cultural I
Carga Horária: 44 horas semanais
Regime de Trabalho: CLT
Benefícios: Vale refeição, vale transporte e assistência médica.
Faixa Salarial: R$ 1.068,11
Processo Seletivo: Análise do curriculum e avaliação por entrevista a ser agendada pela Coordenação de Recursos Humanos.
Requisitos: Vivência em atividades culturais.
Maiores informações: http://www.abacai.org.br/interna.php?pag=2&men=12#conteudo

PROCESSO SELETIVO - ORIENTADORES DE PÚBLICO

A POIESIS, INSTITUTO POIESIS - INSTITUTO DE APOIO À CULTURA, À LÍNGUA E À LITERATURA, informa que no período de 20/04 a 24/04 de 2011 receberá CURRICULUM para preenchimento de 02 vagas, conforme abaixo:

Vaga: Orientadores de Público (02 vagas)

Segue as funções de um orientador de público.
- Recepcionar os visitantes;
- Orientar e fornecer informações sobre o museu e suas normas;
- Organizar o fluxo de pessoas e grupos nos espaços expositivo

Carga Horária: 40 horas Semanais

Benefícios: Vale transporte / Vale Refeição ou Vale Alimentação / Assistência Odontológica e Medica.

Processo Seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo, enviado por email, e entrevista a ser agendada pela gerência.

E-mail:
rh@poiesis.org.br / Orientador Público

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Inscrições para Bienal Sesc de Dança vão até 10 de maio

A Bienal Sesc de Dança está recebendo, até 10 de maio, inscrições de trabalhos inéditos e não-inéditos para su7a 7ª edição, que acontece de 1º a 8 de setembro.
Serão selecionados espetáculos, performances e instalações para teatros, espaços abertos e alternativos, a serem contemplados com cachê, hospedagem, alimentação e transporte.
Clique aqui para se inscrever.

PROCESSO SELETIVO - ORIENTADOR DE SEÇÃO

Data de encerramento: 25/4/2011

No período de 20/04/2011 a 25/04/2011, receberemos currículos para preenchimento de vaga de ORIENTADOR DE SEÇÃO.
Descrição da vaga: - Coordenar, capacitar e acompanhar o desenvolvimento dos monitores; - observar o funcionamento e manutenção dos equipamentos da área; - apoiar o desenvolvimento de projetos educacionais; - suporte a coordenadoria educacional.
Requisitos: - Boa redação e ortografia; - experiência na área educacional; - ensino superior completo ou em andamento ciências exatas; - vivência anterior em organizações sociais  será considerado um diferencial.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 25/04/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

terça-feira, 19 de abril de 2011

Vaga de Monitor das linguagens de Artes Digitais e Artes Visuais

A Casa de Cultura e Cidadania, unidade São José do Rio Pardo, projeto sociocultural viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e patrocinado pela AES Tietê e Vale, abriu processo seletivo para a contratação de um monitor que atuará nas linguagens de Artes Digitais e Artes Visuais. Na linguagem de Artes Digitais, os participantes do projeto têm acesso a arte e conteúdos de cultura e cidadania trabalhados por meio do computador. Já a linguagem de Artes Visuais trabalha com leitura, produção de imagens com lápis, animação de cinema e fotografia, dentre outros conteúdos de arte educação.

Para concorrer as vaga, o interessado deve ter experiência comprovada em sala de aula em escola ou projeto social, ser formado ou cursando artes plásticas e artes visuais ou ter formação superior em Ciências da Computação ou informática em nível técnico.

Além disso, os candidatos devem ter experiência em ambiente Windows e Pacote Office, Web Designer e Ferramentas de Internet (todos os recursos), ter conhecimentos sobre edição de imagens e filmes e noções básicas sobre arte.

Os interessados para a vaga de Monitor de Artes Digitais e Artes Visuais devem encaminhar seus currículos até dia 21 de abril no e-mail rpedrosa@casadeculturaecidadania.com.br com título: Monitor de Artes Digitais e Artes Visuais SJRP. Currículos enviados após esta data serão encaminhados para o Banco de Currículos do projeto. As entrevistas serão agendadas pelo telefone.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Vaga para Educador de artes

Local: Av. Nova Cumbica, 919 - Vila Nova Cumbica - Guarulhos - SP
Descrição: Centro Social Brasil Vivo contrata educador de artes. O candidato precisa ser formado em artes/teatro para trabalhar em oficinas de teatro com crianças de seis a 14 anos. Carha horária: 44 horas, das das 7 às 17h. O salário é de R$ 982,31, além de cesta básica, convênio médico, vale transporte e refeição no local. O regime de contrato é CLT. Os interessados podem encaminhar currículos ao e-mail: brasilvivo@terra.com.br

Enviar material até dia 14/05/11.

Inscrições para a seleção de artistas e pesquisadores para residência artística Ateliê Aberto, até 03




Inscrições Abertas - Cursos de Difusão cultural




18º Festival de Teatro do Rio | Inscrições até 20 de maio‏

Quem pode participar
Cada grupo ou companhia pode inscrever somente uma peça de teatro produzida ou inédita - com estreia no Festival.
Depois de inscrito, cada espetáculo será avaliado por uma Comissão de Seleção composta por renomados profissionais da área teatral. Esta Comissão irá definir as peças participantes do 18º Festival de Teatro do Rio.
Como participar
Cada grupo ou companhia pode inscrever somente uma peça de teatro produzida ou inédita - com estreia no Festival.
Depois de inscrito, cada espetáculo será avaliado por uma Comissão de Seleção composta por renomados profissionais da área teatral. Esta Comissão irá definir as peças participantes do 18º Festival de Teatro do Rio.

http://www.uva.br/festivaldeteatrodorio/inscricao.htm
Local de inscrição
As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente no Centro Cultural Veiga de Almeida, seja por envio do material de inscrição pelos Correios ou pessoalmente.
Endereço do Centro Cultural Veiga de Almeida - UVA
Rua Ibituruna, 108 – Vila Universitária, casa 11, 2º andar
Bairro: Tijuca | Rio de Janeiro – CEP: 20271-020

sábado, 16 de abril de 2011

Diálogo com o diretor- Daniel Veronese

O dramaturgo e diretor Daniel Veronese, um dos mais respeitados criadores argentinos da atualidade, abre espaço para discutir o processo de criação do espetáculo “Espía a una Mujer que se Mata” (Espia uma Mulher que se Mata). Sala de Espetáculos II. 120 lugares. Grátis. Retirada de ingressos com 1h de antecedência no 3º pavimento.

SESC Belenzinho
Dia(s) 15/05
Domingo, às 15h.

OFICINA PARA EDUCADORES - MANIPULAÇÃO DE OBJETOS E FORMAS ANIMADAS


Técnicas de manipulação de objetos e formas animadas, criação de personagens, confecção e manipulação de bonecos. Local: Sala dos Figureiros. Inscrições na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

 SESC Taubaté
Dia(s) 30/04
Sábado, das 9h30 às 11h30.
http://www.sescsp.org.br/sesc/programa_new/mostra_detalhe.cfm?programacao_id=192895

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Práticas e Reflexões com Educadores

Os trabalhos de Escher, em cartaz no CCBB, causam espanto e fascinação nos mais diversos públicos. Neste encontro contamos com a presença do curador da exposição, Pieter Tjabbes, que aborda o tema: “Vantagens e perigos da popularização da obra de Escher”.

Público-alvo: professores, educadores e interessados em educação, arte e cultura.


SERVIÇO

Data: 30 de abril
Horário: sábado, das 10h às 12h
Local:  Cinema | Rua Álvares Penteado, 112 - Centro
Entrada franca | Senhas distribuídas a partir das 10h do dia do evento
Informações: Terça a domingo, das 10h às 20h | Telefones: (11) 3113-3651/52
Inscrição prévia com o agendamento pelo fone 3113-3649
Capacidade: 70 pessoas
Classificação indicativa: 18 anos

Virada Cultural - 16–17 abril 2011

A edição da Virada Cultural acontecerá nos dias 16 e 17 de abril, com início às 18 horas do sábado.
São 24 horas ininterruptas de programação, com mais de mil atrações gratuitas espalhadas por diversos palcos da cidade, além de diversas oficinas culturais, numa realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo em parceria com o SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, e adesão das mais importantes instituições culturais da cidade.
http://www.viradacultural.org/

VAGA - Educador Social

Lar da Criança Favos de Luz

Lar da Criança Favos de Luz,está selecionando Educador Social,para trabalhar diurno e noturno em abrigo de proteção especial para criança e adolescente com experiencia minima de  1 ano, sexo masculino,que tenha carta de habilitação, e que resida na zona leste de São Paulo.
Enviar curriculo para o e-mail favosdeluz.favosdeluz@gmail.com até 20/04/11 a/c Cristina

PROCESSO SELETIVO - EDUCADOR

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Requisitos:
- Cursando faculdade a partir do 3º semestre ou formado;
- Experiência na área de mediação em exposições;
- Áreas de atuação: artes cênicas, música, artes plásticas, ciências sociais, filosofia, educação artística, letras;
- Preferência domínio do idioma inglês.

Funções:
- Realizar visitas mediadas com visitantes espontâneos e grupos agendados no museu e no espaço expositivo;
- Entrar em contato com instituições para agendamento de visitas;
- Elaborar, junto à equipe, roteiros e materiais de mediação que contemplem todos os tipos de público.

Carga Horária: 40 horas semanais

Benefícios: Vale Transporte, Vale Refeição ou Vale Alimentação, Assistência Odontológica e Médica

Processo Seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo, enviado por email, e entrevista a ser agendada pela gerência.

E-mail:
rh@poiesis.org.br / Assunto educador CR

PROCESSO SELETIVO - ASSISTENTE DE CONTEÚDO

Data de encerramento: 15/4/2011

No período de 12/04/2011 a 15/04/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de ASSISTENTE DE CONTEÚDO.

Descrição da vaga: - Interagirá em todas as seções; - realizará pesquisas sobre os temas apresentados pela Organização Social; - proporcionará melhorias nas instalações existentes; - auxiliará os educadores na execução de suas propostas, contribuindo no aspecto ergonômico, funcional, interativo e de acessibilidade; - prospectará novos parceiros e possíveis fornecedores, - realizando orçamentos e cotações.  
Requisitos: - Formação na área de arquitetura ou cursando; - Preferencialmente com conhecimento na área de produção; - ferramentas Autocad e Sketch Up; - ter  criatividade; - boa comunicação e organização.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pelo Setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 15/04/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

PROCESSO SELETIVO - TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL


Data de encerramento:
15/4/2011

No período de 12/04/2011 a 15/04/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de TÉCNICO EM COMUNICAÇÃO VISUAL.

Descrição da vaga: - Interagirá em todas as seções; - realizará pesquisas sobre os temas apresentados pela Organização Social; - proporcionará melhorias nas instalações existentes; - auxiliará os educadores na execução de suas propostas, contribuindo no aspecto ergonômico, funcional, interativo e de acessibilidade; - redator de comunicação e criação de layout.   
Requisitos: - Formação na área de desenho – design e comunicação visual ou cursando; - Preferencialmente com conhecimento na área de produção; - ferramentas Adobe e Corel Draw; - ter criatividade; - boa comunicação e organização.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pelo Setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 15/04/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

quarta-feira, 13 de abril de 2011

VAGA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - FÁBRICAS DE CULTURA ADM.CENTRAL

Data de encerramento: 15/4/2011

No período de 04/04/2011 a 15/04/2011, receberemos currículos para preenchimento de 02(duas) vagas de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO para as FÁBRICAS DE CULTURA – ADMINISTRAÇÃO CENTRAL.

Descrição da vaga: - Efetuará compras de materiais destinados à utilização nas Atividades Culturais e demais necessidades cotidianas das Fábricas, bem como organizará os processos de contratações de serviços relacionados às atividades; - fará cumprir e orientará os demais colaboradores a seguir os procedimentos determinados no Regulamento de Compras e Contratações da organização; - zelará pela utilização adequada dos recursos materiais da organização na implementação e manutenção do sistema integrado da gestão.
Requisitos: - boa redação e ortografia; - experiência na área administrativa em empresas de médio a grande porte; - conhecimento de planilha (Excel) e processador de textos (Word); - ensino superior completo ou em andamento; - vivência anterior em organizações sociais  será considerado um diferencial.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.


Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 15/04/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

segunda-feira, 11 de abril de 2011

OFICINA DE MÁSCARAS TEATRAIS

Coordenação: Iara Castro
07/05 a 25/06 - sábados - 14h30 às 17h30
Público: iniciantes na área, a partir de 16 anos
Inscrições: 05/04 a 06/05
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Introdução ao teatro de máscaras: confecção de máscaras de papel machê e técnicas de interpretação específicas dessa linguagem.
Iara Castro é arte-educadora e atriz, graduada pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas em teatro de máscaras, clown e mímica corporal dramática.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA “MASCARANDO HISTÓRIAS”


Coordenação: Caio Franzolin
07/05 a 25/06 - sábados - 14h30 às 17h30
Público: crianças de 7 a 12 anos
Inscrições: 05/04 a 05/05
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Técnicas básicas de confecção de máscaras teatrais, sua história e formas de utilização. Adicionando-se o elemento da improvisação, as crianças criarão cenas curtas para a experimentação das máscaras.

Caio Franzolin é ator formado pelo Teatro Escola Macunaíma. Atualmente integra o Clã Estudio das Artes Cômicas e desenvolve pesquisa sobre a interpretação com máscaras aliada ao circo e à cultura popular.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA DE CONFECÇÃO E MANIPULAÇÃO DE BONECOS


Coordenação: Daisy Nery
04/05 a 29/06 - quartas-feiras - 14h30 às 17h30
Público: adolescentes a partir de 13 anos
Inscrições: 05 a 30/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Criação e construção de bonecos com materiais simples e de fácil manipulação. A partir de jogos teatrais, desenvolvimento das técnicas de manipulação de fantoches e bonecos de vara.
Daisy Nery é atriz, artista plástica, arte-educadora, diretora, cenógrafa, figurinista e bonequeira. Há 28 anos pesquisa a linguagem do teatro de rua e do teatro de animação.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA “TEATRO DE ANIMAÇÃO”


Coordenação: Dario Uzam e Surley Valério
02 a 31/05 - segundas e terças-feiras - 18h30 às 21h30
Público: professores, arte-educadores e atores em formação, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 29/04
Seleção: carta de interesse
21 vagas
Oficina de confecção de bonecos, treinamento de manipulação e criação de esquetes ou “espetáculos-exercícios”.
O diretor e dramaturgo Dario Uzam é coordenador da Cia. Articularte, grupo que desenvolve com sucesso, há 11 anos, um trabalho focado no teatro de bonecos. Surley Valério é atriz, manipuladora e bonequeira da Cia. Articularte.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA DE MÁSCARAS TEATRAIS: CONFECÇÃO, HISTÓRIA E USO


Coordenação: Ivanildo Piccoli
27/04 a 30/06 - quartas e quintas-feiras - 18h30 às 21h30
Público: artistas plásticos, atores, estudantes de teatro e interessados com alguma experiência na área, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 19/04
Seleção: entrevista (dia 20/04 – quarta-feira - 18h30)
20 vagas
Estudo das técnicas e processos de confecção das máscaras de papelagem para uso em cena. Concepção e criação de um personagem através da meia-máscara expressiva. Prática da linguagem por meio de máscaras neutra, expressivas e da commedia dell’arte.
Ivanildo Piccoli é diretor, ator performático, artista circense e criador de máscaras. Desenvolveu sua pesquisa de mestrado na UNESP com o tema “A Máscara do Palhaço nas Manifestações Populares Brasileiras”.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA DE TEATRO “EM CENA COM GUIMARÃES ROSA”


Coordenação: Marcelo Galdino
10/05 a 28/06 - terças-feiras - 14h às 18h
Público: iniciantes a partir de 18 anos
Inscrições: 05/04 a 02/05
Seleção: entrevista (dia 03/05 - terça-feira - 14h)
20 vagas
Oficina para iniciantes: exercícios corporais e vocais, a experimentação de jogos teatrais e a leitura de obras do escritor serão a base para a criação de cenas pelo grupo.
Marcelo Galdino é ator, diretor e professor de Artes Cênicas, formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. É docente do curso de Artes da FMU.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA “CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS BRASILEIROS – PLÍNIO MARCOS E NELSON RODRIGUES”

Coordenação: Eric Nowinski
05/05 a 21/06 – terças e quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados com conhecimento em teatro, a partir de 18 anos
Inscrições: 05 a 30/04
Seleção: carta de interesse, currículo e entrevista (dia 03/05 – terça-feira - 18h30)
20 vagas
Abordagem das questões psicológicas e arquetípicas emblemáticas dos personagens dos autores Plínio Marcos e Nelson Rodrigues.
Eric Nowinski é ator, diretor, e iluminador. Trabalhou com Zé Celso, Fauzi Arap, Francisco Medeiros e José Rubens Siqueira. Participou de diversos grupos como a Cia. do Feijão, o Teatro Ventoforte e o Grupo Tapa.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA DE INTRODUÇÃO AO TEATRO


Coordenação: Bruno Feldman
28/04 a 30/06 - quintas-feiras - 18h30 às 21h30
Público: iniciantes entre 14 e 17 anos
Inscrições: 05 a 27/04
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Apresentação e vivência dos elementos básicos constituintes da linguagem teatral; experiências práticas com jogos e exercícios de criação, com ênfase no trabalho do ator.
Bruno Feldman, formado pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP, atuou para diretores como Francisco Medeiros, Luiz Damasceno, André Garolli e Marco Antonio Braz.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h

OFICINA “ANÁLISE DO TEXTO TEATRAL – O CONCEITO DE AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE DRAMATURGIA”


Coordenação: Cássio Pires
26/04 a 28/06 - terças-feiras - 18h30 às 21h30
Público: estudantes de teatro, pesquisadores, atores, diretores, escritores e demais criadores de teatro, cinema, dança e literatura.
Inscrições: 05 a 18/04
Seleção: currículo e entrevista (dia 19/04 – terça-feira - 18h30)
20 vagas
Por meio da leitura analítica de textos teatrais de uma série de autores representativos da história da dramaturgia, esta oficina pretende discutir o conceito de “ação” que estrutura o trabalho do dramaturgo.
Cássio Pires é mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP e bacharel em Letras pela FFLCH-USP. Ex-professor do Centro Universitário Belas Artes e da Escola Superior de Artes Célia Helena. Atualmente leciona no curso de Artes Cênicas da Uniban.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às 18h.

OFICINA “INTERVENÇÃO CLOWNESCA”


Coordenação: Suzana Aragão
19/04 a 21/06 - terças-feiras - 14h30 às 17h30
Público: interessados com conhecimento na linguagem, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 14/04
Seleção: carta de interesse e currículo
25 vagas
A proposta desta atividade é realizar experimentações de técnicas clownescas que tenham como resultado intervenções em espaços públicos, estabelecendo um diálogo com o cotidiano.
Suzana Aragão é atriz, diretora e professora de teatro. Pós-graduada em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e em Direção Teatral pela ECA-USP.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às

OFICINA “DRAMATURGIA CORPORAL: HÍBRIDO ENTRE DANÇA, TEATRO E CORPO”


Coordenação: Carlos Freitas
02/05 a 29/06 – segundas e quartas-feiras - 19h às 21h
Público: dançarinos, bailarinos, coreógrafos e atores, a partir de 16 anos
Inscrições: 05 a 28/04
Seleção: carta de interesse
25 vagas
Mostrando como a dança contemporânea pode interagir em diversos territórios, esta oficina apresentará as possibilidades de experimentação entre as técnicas de Laban (dança), Stanislavski (teatro) e Klauss Vianna (corpo).
Carlos Freitas é diretor do grupo de teatro-dança História do Brasil em Cena. Estudou balé clássico na Escola Municipal de Bailados e teatro no Teatro Escola Macunaíma. É integrante e preparador corporal do coro cênico da UNIFESP.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Amácio Mazzaropi
Coordenadora: Cida Almeida
Avenida Rangel Pestana, 2.401 - Brás - Cep: 03001-000 - São Paulo - SP
(11) 2292-7071 / 2292-7711 | amaciomazzaropi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 13h às

domingo, 10 de abril de 2011

OFICINA DE DANÇA SÊNIOR


Coordenação: Ondina Afonso Fini
Turma A: 03/05 a 28/06 - terças feiras - 14h às 15h30
Turma B: 04/05 a 29/06 - quartas feiras - 14h30 às 16h
Público: interessados com idade superior a 55 anos
Inscrições: 05 a 27/04
Seleção: primeiros inscritos
60 vagas (30 por turma)
Locais:
Turma A: Oficina Cultural Alfredo Volpi
Turma B: Raízes do Amor - Grupo 3ª idade
Rua Verin, 88 - Jardim Ipanema
A Dança Sênior baseia-se num conjunto de exercícios coreográficos inspirados em danças folclóricas de diversos países, e foi criada em 1971 especialmente para atender as possibilidades e necessidades da pessoa idosa. É uma atividade grupal, de baixo impacto, que pode ser praticada em pé ou sentado.
Ondina Afonso Fini é professora de Dança Sênior habilitada pela Instituição Bethesda.  Diversos grupos da terceira idade na zona leste, sob orientação de Ondina, fizeram apresentações em locais como CEU Aricanduva, CEU Jambeiro, Parque do Carmo, Parque Raul Seixas e Sesc Itaquera.

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Coordenadora: Nancy Mollo
Rua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SP
(11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 10h às 18h

WORKSHOP “RECORTES CÔMICOS DO COTIDIANO”


Coordenação: Alexandre Santo
01 a 29/06 - quartas-feiras - 19h às 22h
Público: atores amadores e estudantes de artes cênicas, a partir de 16 anos
Inscrições: 05/04 a 27/05
Seleção: questionário
30 vagas
Com a finalidade de agregar valores ao repertório de conhecimentos do participante, o workshop propõe a observação do cotidiano para extrair recortes de situações cômicas, recriando-os com os elementos do teatro e do circo.
Alexandre Santo é formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, onde estudou direção com Cybele Forjaz. Desenvolveu pesquisas sobre o teatro clássico japonês e a arte do palhaço/clown.  

INFORMAÇÕES:
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Coordenadora: Nancy Mollo
Rua Victório Santin, 206 - Itaquera - Cep: 08290-000 - São Paulo - SP
(11) 2205-5180 | avolpi@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 13h às 22h e sábado das 10h às 18h