Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vaga - Oficineiro de dança ou de teatro

Local: Rua dos Filhos da Terra, 944
Data Final: 08/11/2011
Descrição: C.C.A Mutirão seleciona oficineiro de dança ou de teatro. Atribuições da vaga: proporcionar o desenvolvimento da musicalidade, do ritmo, da coordenação motora e da consciência corporal através dos movimentos de dança, estimulando a memória e a socialização das crianças e adolescentes. Essa vaga é destinada aos seguintes estilos: black, hip hop, street dance, jazz. Idade dos alunos: 18 a 55 anos. Importante apresentar escolaridade mínima: ensino médio. Salário: R$ 228,48 (16 horas mensais). Refeição no local. Horário: das 9 às 11h e das 14 às 16h (uma vez por semana, dia precisa ser combinado). Informações sobre a iniciativa, acesse: https://sites.google.com/site/ccamutirao. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: ccamutirao@gmail.com

Vaga - INSTRUTOR DE ESPORTES

Data de encerramento: 1/11/2011

No período de 27/10/2011 a 01/11/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de INSTRUTOR DE ESPORTES.

Descrição do Cargo: Orientar visitantes diversos na atividade de escalada da seção e acompanhar os visitantes em todas as etapas da atividade, desde a colocação do equipamento, até a descida do mesmo pelos cabos de aço, zelando pela segurança pessoal dos visitantes e pelo patrimônio da sala. Verificar, diariamente, todos os equipamentos de manutenção da escalada e, em caso de problemas técnicos, relatá-los ao chefe do setor. Coordenar os respectivos monitores para que estes o auxiliem nas atividades aqui descritas, bem como ser responsável direto por eles no espaço da sala Jogos.
Requisitos: Profissional formado em Educação Física, devidamente registrado no CREF, com cursos comprovados em escalada, técnicas verticais e/ou montanhismo e reconhecidos pela Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo, ou outra entidade reconhecida.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.
Jornada semana: a combinar.
Horário de trabalho: Horário: das 08h30min às 17h30min aos finais de semana e feriados.
Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 01/11/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - AUXILIAR DE REDES SOCIAIS E INTERNET - FÁBRICAS DE CULTURA ADM.CENTRAL

Data de encerramento: 1/11/2011

No período de 27/10/2011 a 01/11/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR REDES SOCIAIS E INTERNET para as FÁBRICAS DE CULTURA DE ADM. CENTRAL.

Descrição do Cargo: - Monitoramento e alimentação dos perfis em redes sociais; - alimentação de conteúdo no web site de Fábricas de Cultura.
Requisitos: - Ensino médio completo; - usuário do pacote MS Office (Word, Excel, PowerPoint).
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.
Jornada semana: a combinar.
Horário de trabalho: a combinar.
Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 01/11/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vaga - MONITOR - FÁBRICAS DE CULTURA DE VILA CURUÇÁ

Data de encerramento: 31/10/2011

No período de 26/10/2011 a 31/10/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de MONITOR para as FÁBRICAS DE CULTURA DE VILA CURUÇÁ.

Descrição da vaga: - Atuar garantido a abertura, fechamento, conservação e manutenção dos espaços culturais das Fábricas de Cultura de Vila Curuçá; - organizar o fluxo de visitantes e alunos.
Requisitos: - Ensino médio completo; - desejável experiência de ações culturais e trabalho com jovens em comunidade; - preferencialmente residente na região.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 31/10/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - MONITOR - FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA

Data de encerramento: 31/10/2011

No período de 26/10/2011 a 31/10/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de MONITOR para as FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA.

Descrição da vaga: - Atuar garantido a abertura, fechamento, conservação e manutenção dos espaços culturais das Fábricas de Cultura de Sapopemba; - organizar o fluxo de visitantes e alunos.
Requisitos: - Ensino médio completo; - desejável experiência de ações culturais e trabalho com jovens em comunidade; - preferencialmente residente na região.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 31/10/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Inscrições abertas para coaching de projetos para o mercado internacional

O Festival Internacional de Televisão 2011, que acontece de 16 a 22 de novembro, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para o workshop “Coaching de Projetos para o Mercado Internacional”.
Podem participar aqueles que têm um projeto para TV, webséries e conteúdos multiplataformas em geral.
Dez projetos serão selecionados para participar do workshop.
Após preencher a ficha de inscrição, o projeto deve ser enviado, via Correios, até o dia 31 de outubro (incluindo data de postagem), para o Instituto de Estudos de Televisão (IETV).
Durante o workshop, os autores buscarão construir uma apresentação eficaz para participar de pitchings e editais no mercado audiovisual.
O Workshop Coaching de Projetos para o Mercado Internacional será realizado no dia 19 de novembro.
Clique aqui para mais informações.

Vaga - Educador social

Local: São Paulo - SP
Data Final: 31/10/2011
Descrição: Organização necessita de educador social para Projeto Aprendiz. Esse profissional ficará responsável pelas aulas de ética e cidadania, mercado de trabalho e administração para adolescentes de 16 a 18 anos; efetuar o registro de atividades; elaborar relatórios; organizar o planejamento e demais atribuições da função. Importante o candidato apresentar ensino superior em pedagogia, ou serviço social, ou outros cursos na área de humanas. Benefícios oferecidos: restaurante na empresa e vale transporte. Regime de contratação: CLT (efetivo). Carga horária: de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os interessados podem enviar currículo aos cuidadeos de Simone Perugini para o e-mail: pedagogico@gotasdeflor.org.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Inscrições abertas para Encontro de Produtores em Cartagena

O VII Encontro Internacional de Produtores do Festival de Internacional de Cine de Cartagena, que acontece entre 24 e 28 de fevereiro de 2012, está com as inscrições abertas até 11 de novembro.  A convocatória é destinada a produtores latino-americanos com projetos de longa-metragem de ficção em etapa de desenvolvimento, que garantam contar com o mínimo de 10% do custo total da produção.
Dentre os projetos que cumprirem os requisitos, serão selecionados 10 projetos colombianos e 6 latino-americanos. Os resultados serão divulgados no dia 19 de dezembro no site oficial do festival.
O projeto com melhor desempenho durante o festival receberá o direito de assistir ao Producers Network Del Marché Du Film Del Festival Internacional de Cine de Cannes, em sua edição de 2012.
Veja a listagem de documentos, o cronograma do processo de convocatória e outras informações no site www.ficcifestival.com.

15ª Mostra de Cinema de Tiradentes recebe inscrições até 31 de outubro

A 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontecerá entre os dias 20 e 28 de janeiro de 2012, em Tiradentes (MG), e as inscrições para filmes estão abertas até o dia 31 de outubro. Podem se inscrever filmes brasileiros de longa e curta duração em película e digital, concluídos a partir de 2011 e que não tenham sido inscritos em edições anteriores. O evento será dividido em cinco categorias de mostras, sendo indispensável aos produtores e/ou responsáveis especificar em qual modalidade a obra será inscrita.
Os filmes de longa-metragem com duração superior a 60 minutos só podem concorrer na Mostra Aurora, que será composta por até sete longas de realizadores independentes, que ainda não tenham produzido mais de três obras do tipo. Nesta Mostra, os filmes selecionados serão avaliados pelo Júri da Crítica e pelo Júri Jovem, que escolherão o melhor longa dessa programação.
Curtas de até 25 minutos podem participar das demais Mostras – Foco, Panorama, Livre e Mostrinha de Cinema. Na Mostra Foco, os curtas serão exibidos na programação noturna do Cine-Tenda e avaliados pelo Júri Popular e pelo Júri da Crítica; A Mostra Panorama exibirá filmes na programação noturna e diurna do Cine-Tenda e Cine-Praça.Os selecionados serão avaliados pelo Júri Popular; A Mostra Livre apresentará obras resultantes de oficinas, organizações não governamentais e projetos de formação não-universitária. Os filmes serão exibidos na programação diurna no Cine-Tenda, mas não serão avaliados pelo Júri Popular. Assim como na Mostra Livre, os filmes exibidos na Mostrinha de Cinema – dedicada ao público infanto juvenil -  terão exibição diurna e não serão avaliados pelo Júri Popular.
De acordo com a organização, a lista das obras selecionadas será divulgada oficialmente até o dia 12 de janeiro de 2012. Os filmes vencedores serão anunciados no dia 28 de janeiro e serão contemplados com o Troféu Barroco – oficial do evento.
Mais informações no site www.mostratiradentes.com.br.

Vaga - TÉCNICO DE SOM - FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA

Data de encerramento: 27/10/2011

No período de 24/10/2011 a 27/10/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de TÉCNICO DE SOM para as FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA.

Descrição da vaga: - Realizará a produção e gravação dos grupos artísticos da região; - será responsável pelo estúdio e ocasionalmente operar os equipamentos de som das Fábricas de Cultura.
Requisitos: - Ensino médio completo; - experiência em software de produção musical; - vivência em trabalhos desenvolvidos na área musical,será considerada um diferencial.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semanal: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 27/10/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga -SUBGERENTE DE FÁBRICAS - FÁBRICAS DE CULTURA - ADM.CENTRAL

Data de encerramento: 27/10/2011

No período de 24/10/2011 a 27/10/2011, receberemos currículo para preenchimento de vaga de SUBGERENTE DE FÁBRICAS para as FÁBRICAS DE CULTURA – ADM. CENTRAL.

Descrição da vaga: - Será responsável por coordenar a equipe que cuidará da infra-estrutura necessária no que se relaciona às atividades das Fábricas de Cultura(pessoal,material,segurança e predial). 
Requisitos: - Formação compatível e experiência nas atribuições pertinentes à função; - preferencialmente residente na região; - experiência em coordenação de departamento de manutenção preventiva e corretiva em instituição cultural será considerado um diferencial.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semanal: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 27/10/2011 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga: Estagiário (a) de Arquivologia / Biblioteconomia

Abaçaí informa que no período de 21/10/2011 a 30/10/2011 estará aberto processo seletivo com recebimento de curriculum, para preenchimento de vaga, conforme abaixo especificado:
Atribuições do cargo: Desenvolver atividades de execução de Gestão documental, assim como organização física de documentos: classificação, descrição, ordenação e atendimento a usuários do arquivo.
Carga Horária: 30 horas semanais
Regime: Lei nº 11788/2008
Benefícios: Vale refeição, vale transporte e assistência médica.
Bolsa mensal: R$ 728,13
Processo Seletivo: Análise do curriculum e avaliação por entrevista a ser agendada pela Coordenação de Recursos Humanos.
Requisitos: Cursando nível superior em arquivologia, biblioteconomia ou cursos correlatos e conhecimento em informática.
Enviar para: e.mail
cv_egd@abacaiculturaearte.org.br ou no endereço Av. Casper Libero, 390 – 6º andar – Conj. 610. A/C Recursos Humanos.
Indicar: Seleção egd

Aberta Inscrições para o Circuito Cultural Paulista 2012

 Aberta Inscrições para o  Circuito Cultural Paulista 2012

O Circuito Cultural Paulista tem como objetivo levar com regularidade uma programação de excelência para cidades do      interior e do litoral do Estado de São Paulo.
Em 2011, 71 municípios receberam mais de 700 espetáculos durante o ano, proporcionando à população uma agenda      cultural diversificada e, aos artistas, acesso a novas plateias.
O programa acontece de março a novembro, uma vez por mês em cada município participante.
A programação é composta por espetáculos de teatro, música, dança e circo.

1ª etapa: os interessados devem preencher o formulário online.

Observação:
Não serão aceitas inscrições por email.
Não serão aceitos materiais entregues direto na Secretaria.
As inscrições serão analisadas e, caso seja necessário, a equipe responsável pelo programa entrará em contato com o      produtor(a) do grupo para solicitar mais informações.

2ª etapa: a equipe responsável pelo programa entrará em contato apenas com os grupos selecionados.

Período das Inscrições: De 24/10/2011 a 18/12/2011
 

Vaga - Banco de Alimentos busca analista de comunicação

Local: Rua Atibaia, 218 - Pacaembu - São Paulo - SP
Data Final: 06/11/2011
Descrição: A ONG Banco de Alimentos necessita de profissional para comunicação e eventos. São necessários conhecimentos e conceitos de comunicação e marketing, promoções e eventos, sendo habilidade nos relacionamentos internos e externos fundamental. Esse profissional será responsável por todas as ações de comunicação estratégica da organização; responsabilidade pela produção de informações para as diversas mídias (sites, redes sociais, comunicados internos, imprensa e comunicação junto aos diversos stakeholders); responsável por criar/sugerir novas ferramentas de comunicação; operacionalização dos eventos (contato com interessados em cursos, palestras e eventos; brienfing a eventos corporativos, feiras e palestras; repasse de orçamento detalhado dos eventos para avaliação dos clientes; acompanhar eventos quando necessário; inscrições relacionadas a cursos, palestras e eventos; potencializar ações de captação de recursos nos encontros); divulgação e envio de e-mails mkt (criação de e-mails mkt e newslwtters e/ou contato com voluntários para criação de tal; envio dos e-mails mkt/newsletter para divulgação de cursos, palestras e outros eventos); interface com agências de publicidade e assessoria de imprensa; buscar novas oportunidades e interface de parcerias, cursos e palestras; buscar novas parcerias de marketing relacionado à causa; criação de layouts; e manutenção da identidade visual da organização. Esse profissional precisa apresentar as seguintes habilidades: bom relacionamento interpessoal; boa comunicação verbal e escrita; negociação, persuasão e entusiasmo; versatilidade; desenvoltura no trabalho em equipe na execução e na colaboração. É necessário apresentar formação em: propaganda e marketing, ou comunicação, ou relações públicas, ou áreas similares. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: isabelmarcal@bancodealimentos.org.br

domingo, 23 de outubro de 2011

Vagas - Monitor social e educador social

Local: Rua dos Pessegueiros,454 -Jardim ABC -Taboão-Diadema - São Paulo - SP
Data Final: 30/11/2011
Descrição: ONG Mãos Amigas contrata um monitor social e dois educadores. Para a vaga de monitor, é preciso ter experiência em música, flauta doce e violão. Já as duas vagas de educadores são destinadas a pessoas com experiência em recreação e oficinas. Importante apresentar o segundo grau completo. Salário: R$735,00. Horário: das 07h45 às 17h., de segunda a sexta-feira. São oferecidos ainda alimentação no local, vale transporte. Preferência a candidatos que residam em Diadema. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: ongmai@uol.com.br

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vagas - Novas vagas em Projetos da UNESCO no Brasil

Os processos seletivos dos projetos são conduzidos diretamente pela coordenação executiva de cada projeto, cabendo à UNESCO do Brasil o acompanhamento e monitoriamento dos processos de contratação.
As candidaturas deverão ser encaminhadas para o endereço indicado em cada anúncio, obedecendo os prazos determinados em cada edital.
 http://www1.brasilia.unesco.org/vagasubo/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=1&Itemid=5

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2011 – Projéteis Funarte de Artes Visuais Rio de Janeiro

Pessoas físicas de todo o Brasil, envolvidas com as artes visuais, podem ocupar a galeria do mezanino no Prédio Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, através deste programa. O período de ocupação é de 30 dias e está previsto para ocorrer em 2012. Os selecionados devem montar exposições que tenham o objetivo de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências em suas variadas modalidades de manifestação, bem como promover a difusão, o fomento, a reflexão, a produção artística e o intercâmbio entre todos aqueles que compõem o campo das artes visuais. Para tanto, devem propor à Funarte uma programação para o espaço considerando as características da arquitetura e as especificidades do local, de acordo com as descrições contidas no edital. Cada um dos quatro projetos contemplados recebe o aporte financeiro de R$ 95 mil. O investimento total é de R$ 380 mil.
Os projetos serão avaliados por uma comissão a partir das seguintes diretrizes norteadoras: qualidade do projeto; seu planejamento e viabilidade prática do projeto; ação sócio-educativa que vise à democratização do acesso aos resultados finais do projeto (por exemplo: debates, palestras, encontros e visitas); qualificação dos profissionais envolvidos; estratégias de comunicação e divulgação; público-alvo, considerando a importância da renovação e qualificação de público para as artes visuais, e conformidade com os objetivos do edital.
Mais informações:
projeteisrj@funarte.gov.br

Vaga - SESC TRÊS RIOS/RJ - BIBLIOTECÁRIO

Descrição das Atividades:

- Planejamento, execução, gestão e avaliação das atividades do Programa de Leitura e Literatura em articulação com as demais áreas da instituição, bem como em parcerias externas.
- Articular e efetivar parcerias que potencializem, ampliem e renovem o Programa de Leitura e Literatura.
- Promover projetos que renovem e atualizem o Programa.
- Realizar e manter o sistema informatizado das bibliotecas.
- Atualizar o acervo bibliográfico.
- Acompanhar e orientar o trabalho da Unidade - bibliotecas e/ou espaços de Leituras - nas atividades relativas ao Programa.
- Sistematizar propostas e registros da área.
- Executar outras tarefas correlatas à função

Pré-requisitos:

- Superior completo em Biblioteconomia (carteira do conselho atualizada)
- Informática: Windows, Word, Excel, Internet
- Experiência em projetos de promoção de leitura
- Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana

Desejável

- Experiência em projetos sociais e de incentivo a leitura
- Conhecimento / Experiência no sistema INFORMA

Salário compatível com o mercado;

Benefícios: Vale transporte + Vale refeição ou Vale alimentação (R$ 20,00) + Assistência Médica (Amil) + Assistência Odontológica + Seguro de Vida + Plano de previdência privada + Auxílio Creche ou Auxílio Babá (para crianças até 6 anos de idade incompletos) + Auxílio funeral.

PROCESSO SELETIVO

Primeira Etapa - Análise Curricular
Consiste na análise detalhada do histórico profissional e verificação da compatibilidade entre as experiências apresentadas e os requisitos essenciais para o desempenho da função.

O SESC entrará em contato por e-mail com todos os candidatos aprovados nesta etapa para participação na próxima etapa.

Segunda Etapa - Prova Teórica.
Nesta etapa será aplicada uma avaliação objetiva de Língua Portuguesa (nível superior) e Redação.

Terceira Etapa: Avaliação de Habilidades e Atitudes
Os candidatos aprovados na etapa anterior participarão de avaliações comportamentais através de dinâmicas, testes comportamentais e/ou entrevistas.

Quarta Etapa: Avaliação Técnica / Gerencial
Os candidatos serão entrevistados pela Área Solicitante

Período de inscrição: 15/10/2011 até 30/10/2011

http://homologa.sescrj.com.br:10200/sce/Sce_efetivo.asp?num_proc=392

Vaga - Sesc TRÊS RIOS/RJ - AUXILIAR DE BIBLIOTECA

Descrição sumária das Atividades:

- Auxiliar os usuários nas pesquisas, incorporação, preservação e reposição de materiais ao acervo;
- Controle de entrada e saída de obras da biblioteca;
- Cobrança e negociação de obras com o cliente;
- Pesquisa na base de dados do INFORMA;
- Elaboração de estatística;
- Digitação de textos.

Pré-requisitos:

- Ensino Médio completo
- Noções de Informática (Windows, Word, Outlook e Internet)
- Experiência comprovada em atendimento ao público e rotinas administrativas
- Disponibilidade para trabalhar aos finais de semana

Desejável

- Experiência de atividades em bibliotecas

Salário compatível com o mercado;

Benefícios: Vale transporte + Vale refeição ou Vale alimentação (R$ 20,00) + Assistência Médica (Amil) + Assistência Odontológica + Seguro de Vida + Plano de previdência privada + Auxílio Creche ou Auxílio Babá (para crianças até 6 anos de idade incompletos) + Auxílio funeral.

PROCESSO SELETIVO

Primeira Etapa - Análise Curricular
Consiste na análise detalhada do histórico profissional e verificação da compatibilidade entre as experiências apresentadas e os requisitos essenciais para o desempenho da função.

O SESC entrará em contato por e-mail com todos os candidatos aprovados nesta etapa para participação na próxima etapa.

Segunda Etapa - Prova Teórica.
Nesta etapa será aplicada uma avaliação objetiva de Língua Portuguesa (nível médio) e Redação.

Terceira Etapa: Avaliação de Habilidades e Atitudes
Os candidatos aprovados na etapa anterior participarão de avaliações comportamentais através de dinâmicas, testes comportamentais e/ou entrevistas.

Quarta Etapa: Avaliação Técnica / Gerencial
Os candidatos serão entrevistados pela Área Solicitante

Período de inscrição: 15/10/2011 até 30/10/2011

http://homologa.sescrj.com.br:10200/sce/Sce_efetivo.asp?num_proc=393

Biblioteca Nacional recebe inscrições para edital de apoio à pesquisa


A Fundação Biblioteca Nacional  está com dois editais abertos: um destinado à premiação de obras literárias inéditas – Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2011 – e o outro para a seleção de projetos de pesquisa de promoção e preservação da memória nacional – Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de outubro para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2011 e até 23 de novembro para projetos de pesquisa.
O Edital de Apoio à Pesquisa tem o objetivo de incentivar a produção de trabalhos originais desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da Biblioteca Nacional. Constitui-se na concessão de bolsas a pesquisadores vinculados a cursos de mestrado e doutorado, com desembolsos mensais no período de até um ano. As pesquisas devem estar relacionadas às áreas das Artes, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Comunicação, Design, Educação, Filosofia, História, Literatura (incluindo tradução de obras brasileiras no exterior) e Música.
As bolsas serão divididas em duas categorias. A de mestres ou mestrandos (alunos regulares de curso de mestrado reconhecido pela Capes) no valor de R$ 20,4 mil divididos em 12 parcelas de R$ 1,7 mil. E a de doutor ou doutorandos (candidatos matriculados em curso de doutorado reconhecido pela Capes) no valor de R$ 26,4 mil em 12 parcelas de R$ 2,2 mil.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Seleção de bailarinos para projeto na Bienal de Veneza

Até o próximo dia 27 (quinta-feira da próxima semana), bailarinos e bailarinas, com formação e experiência comprovadas, entre 18 e 25 anos de idade, devem enviar carta de motivação, currículo, fotos 3X4 e de corpo inteiro para o email arsenaledelladanza@pinheiros.sescsp.org.br para a pré-seleção do Projeto Arsenale della Danza – Body in Progress, que acontece de Janeiro a Maio de 2012 em Veneza, Itália, dirigido pelo coreógrafo e diretor artístico do Festival de Dança da La Biennale di Venezia, Ismael Ivo, parceria do SESC São Paulo (como disse nosso leitor Ruy Filho, “de novo o SESC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e a La Biennale di Venezia. Os resultados serão divulgados dia 30 por email.

Os bailarinos selecionados na 1ª Etapa participarão de um Encontro Coreográfico com Ismael Ivo, nos dias 4, 5 e 6/11 no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo) das 11h às 18h. Todas as despesas dos candidatos selecionados para o encontro coreográfico serão de inteira responsabilidade deles.
Após esta etapa serão selecionados até cinco bailarinos residentes no Estado de São Paulo e até 3 bailarinos residentes nos demais Estados brasileiros, para participarem do Programa em Veneza.
O workhop consiste em:
- Aula de Improvisação e Composição
- Solo de 2 a 3 minutos (a música, se necessária, deve ser gravada em CD)
- Entrevista


O projeto prevê a permanência de até oito bailarinos selecionados por quatro meses de Janeiro à Maio de 2012 (sem interrupção) na cidade de Veneza, com aulas diárias de dança, em um espaço multifuncional que facilita o diálogo com outras disciplinas artísticas como música, vídeo, fotografia, teatro, multimídia e arquitetura.

Os bailarinos selecionados na 1ª Etapa participarão de um Encontro Coreográfico com Ismael Ivo, nos dias 4, 5 e 6/11 no Teatro Sérgio Cardoso (Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista, São Paulo) das 11h às 18h. Todas as despesas dos candidatos selecionados para o encontro coreográfico serão de inteira responsabilidade deles.
Após esta etapa serão selecionados até cinco bailarinos residentes no Estado de São Paulo e até 3 bailarinos residentes nos demais Estados brasileiros, para participarem do Programa em Veneza.
O workhop consiste em:
- Aula de Improvisação e Composição
- Solo de 2 a 3 minutos (a música, se necessária, deve ser gravada em CD)
- Entrevista


O projeto prevê a permanência de até oito bailarinos selecionados por quatro meses de Janeiro à Maio de 2012 (sem interrupção) na cidade de Veneza, com aulas diárias de dança, em um espaço multifuncional que facilita o diálogo com outras disciplinas artísticas como música, vídeo, fotografia, teatro, multimídia e arquitetura.

Spoleto lança concurso para bandas

A rede de restaurante Spoleto está com inscrições abertas para o concurso Rock in Vinil. Dois artistas (banda ou carreira solo) terão a chance de ter seu som gravado em um disco de vinil.
Um dos vencedores será definido por voto popular e o outro pela curadoria do concurso, e cada banda vencedora receberá 250 vinis 12″ (com capacidade para 14 minutos de gravação em cada lado) e um toca-discos com entrada USB. Além disso, serão distribuídas 50 cópias de cada vinil para fortalecer a divulgação das bandas selecionadas.
A inscrição no concurso pode ser feita até o dia 30 de outubro. Para participar da ação, os interessados devem curtir a página do Spoleto no Facebook e subir um vídeo de sua autoria no mural do página, incluindo o nome do grupo, seus componentes e o nome da música.
Somente trabalhos autorais podem ser inscritos.
Mais informações no site www.arteerockspoleto.com.br/rockinvinil.

8ª Bienal do Mercosul é tema de concurso de crítica

A Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) anuncia a abertura do segundo Prêmio de Incentivo aos Jovens Críticos, que nesse ano terá como tema a 8ª Bienal do Mercosul.
Podem concorrer jovens ensaístas entre 18 e 35 anos, residentes na América Latina (América do Sul, Central e México).  Os interessados devem apresentar um texto crítico, de 1000 a 2000 palavras sobre a Bienal, em uma das línguas oficiais da AICA – inglês, francês e espanhol – e, excepcionalmente nessa edição, também português, por tratar-se de um evento que ocorre no Brasil.
O vencedor ganhará uma viagem para participar do próximo Congresso da AICA, que será realizado no final de 2012, em local e data a ser confirmada. Também convidado a apresentar uma comunicação sobre um dos temas deste próximo congresso mundial.
O resultado será anunciado até o final de março de 2012 e o ensaio contemplado com o prêmio, assim como outros selecionados, será publicado no site da AICA. O vencedor do prêmio também se tornará membro da AICA (incluindo cartão da associação e selo anual) gratuitamente por um período de três anos.
O Júri está composto por cinco membros da Comissão de Fellowship Fund: Tineke Reijnders, Presidente (Holanda), Yacouba Konaté (Seção Livre, Presidente Internacional de AICA), Henry Meyric Hughes (Reino Unido), Irini Savvani (Grécia), Maite Beguiristain (Espanha), Lisbeth Rebollo (Brasil) e Adriana Almada (Paraguai).
As inscrições e o envio de trabalhos devem ser feitos até 31 de dezembro.
Mais informações sobre o Prêmio no site http://www.aica-int.org/ e sobre a Bienal do Mercosul em http://www.bienalmercosul.art.br/.

Vaga - Educador socioeducativo

Local: Mooca - São Paulo - SP
Data Final: 21/10/2011
Descrição: Organização social na zona leste seleciona educador social com experiência em acolhimento institucional. É necessário escolaridade mínima do ensino médio e experiência na área de pelo menos um ano de atuação em abrigo. Salário é de R$1097,00. A organização oferece vale transporte e refeição no local. A escala de trabalho é 12X36. Os interessados podem encaminhar currículo no campo assunto educador social para os e-mails: jukupper2006@yahoo.com.br ou cristalmpo@yahoo.com.br

Oficinas de artes visuais contemporanêa

OFICINAS do:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vaga - Gestor de Projeto Social

Organização do terceiro setor busca Gestor de Projeto Social.
Pré-requisitos:
Graduação ma Área de Humanas, desejável cursando ou com pós-graduação;
Experiência no gerenciamento de programas e projetos sociais com população em situação de alta vulnerabilidade social;
Experiência com população em situação de rua;
Conhecimento na Política de Assistência Social (SUAS, LOAS, PLAS-SP);
Competências:
Liderança;
Desenvoltura na comunicação oral;
Habilidade de desenvolvimento de relatórios sistematizados, análise quantitativa e qualitativa de dados;
Forte capacidade de gerenciamento de pessoas e resolução de conflitos;
Habilidade de relacionamento com diferentes tipos de públicos;
Qualidade na resolução das demandas;
Capacidade de planejamento em equipe;

Resiliência;
Domínio de Word, Excel, PowerPoint.
Local de trabalho: região central
Forma de contratação: CLT
Salário: R$ 2.489,70 + VT.

Currículos devem ser enviados para gerentesocialcapital@gmail.com até 21/10/2011.

Vaga - Estagiário de jornalismo

Estagiário de jornalismo.Associação Cidade Escola Aprendiz

Para se candidatar, é preciso enviar currículo para selecao_ncc@aprendiz.org.br, até 21/10, indicando no campo assunto “Estágio Jornalismo”.
O interessado deve cursar o ensino superior, ter conhecimentos do Pacote Office e Internet. Conhecimentos em redes sociais, como Facebook e Twitter, serão diferenciais. É exigido também interesse pelos temas cultura, educação e terceiro setor, assim como jornalismo online.

A contratação será via CIEE. A bolsa-auxílio oferecida é de R$ 693.

Vaga - Assistente Administrativo III

CARGO: Assistente Administrativo IIIAbaçaí informa que no período de 17/10/2011 a 26/10/2011 estará aberto processo seletivo com recebimento de curriculum, para preenchimento de vaga, conforme abaixo especificado:
Atribuições do cargo: Auxiliar nas tarefas que forem designadas elaborando autorizações de pagamento, controle e entrada de documentos, inclusão da proposta de compra no sistema Hermes, escanear documentos, organização de arquivos, atendimento de telefone e recepção de visitas.

Cargo: Assistente Administrativo III
Carga Horária: 44 horas semanais
Regime de Trabalho: CLT
Benefícios: Vale-refeição, vale-transporte e assistência médica.
Faixa Salarial: R$ 2.272,58

Processo Seletivo: Análise do curriculum e avaliação por entrevista a ser agendada pela Coordenação de Recursos Humanos.

Requisitos: Experiência anterior em Dep. Financeiro.

Enviar para: e.mail cv_assistadm@abacaiculturaearte.org.br, ou no endereço Av. Casper Libero, 390 – 6º andar – Conj. 610. A/C Recursos Humanos.Indicar: Seleção: assadm

Vaga - Técnico Cultural / SP

1 VAGA)DESCRIÇÃO DO CARGO:
1 - Bilíngüe;
2 - Conhecimento sólido em literatura e poesia;
3 - Pró-ativo;
4 - Dinâmico;
5 - Habilidade de trabalhar em equipe;
6 - Comunicativo;
7 - Conhecimento no pacote Office e internet.

ESCOLARIDADE: Superior completo ou cursando (preferencialmente na área de Letras).

MODALIDADE: CLT efetivo.

BENEFÍCIOS: VA ou VR / AM / AO / VT.

E-MAIL para envio de currículos: rh@poiesis.org.br – Assunto: Técnico Cultural - São Paulo /SP

PROCESSO SELETIVO: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela gerência.

VALIDADE: 18/10/2011 a 25/10/2011.

Vagas - Oficineiros

Local:
 Rua João de Laet, 219 - Mandaqui - Santana- São Paulo - SP
Data Final: 31/12/2011
Descrição: O Instituto Social Santa Lucia contrata profissionais para a realização de oficinas de dança, música, esporte, arte, teatro com crianças e adolescentes de seis a 14 anos em situação de alta vulnerabilidade social. Interessados enviar curriculo, aos cuidados de Ilvana, e/ou projetos para ccavilaaurora@santaluciasp.org

Vagas - Profissionais para buscar patrocinadores a projetos

Local: São Paulo - SP
Data Final: 30/10/2011
Descrição: A Convergo, uma empresa que presta serviços de comunicação para ONGs, procura profissionais interessados em buscar patrocinadores a projetos sociais e esportivos. Esse profissional precisa ter um perfil comercial forte, interesse em representar projetos sociais de diferentes apelos, boa comunicação verbal e escrita e habilidade de negociação. Não é necessário formação específica. Experiência anterior em representação comercial é desejável, porém não essencial. Remuneração variável e horário totalmente flexível. Os interessados podem enviar currículo para o e-mail: atendimento@convergo.com.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Inscrições para Cultura Livre SP 2012

O Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Estado da Cultura
abrem inscrições para participação nos programas
Cultura Livre SP 2012

- Cultura Livre SP 2012
Programa que consiste em levar espetáculos de circo, dança, literatura, música, teatro, artes performáticas, narração de histórias, oficinas artísticas e cultura digital para a população, em espaços públicos da cidade.

Período das Inscrições: De 16/10/2011 a 16/12/2011
 

Cinco novos editais são abertos pelo Ibram

O Programa de Fomento aos Museus Ibram 2011, do Instituto Brasileiro de Museus, vinculado ao Ministério da Cultura (Ibram/MinC),  lançou nesta semana cinco novos editais. Nesta sexta-feira (14/10) foram publicados, no Diário Oficial da União, o Edital Modernização de Museus – Microprojetos e o Prêmio Pontos de Memória 2011. As inscrições de ambos vão até 27 de novembro. Na quinta-feira (13), foram publicados os prêmios Mario Pedrosa, Ibram de Enredos e Ibram de Roteiros Audiovisuais. Estes editais estão com inscrições abertas até 26 de novembro.
Na página do Ibram é possível consultar a íntegra de todos os editais que fazem parte do programa. No total, são mais de R$ 16 milhões em recursos financeiros para prêmios e projetos relacionados à construção e modernização de museus; ao incentivo a artistas contemporâneos; à divulgação do tema museu em diversas mídias; e ao apoio a iniciativas e experiências de memória social desenvolvidas por comunidades e grupos populares. Esses recursos são resultado de emendas parlamentares apresentadas pelo Congresso para o orçamento do Fundo Nacional de Cultura/MinC.
O Edital Modernização de Museus – Microprojetos consiste em selecionar e premiar 50 iniciativas voltadas para a preservação do patrimônio museológico, implementadas por instituições museológicas ou mantenedoras de museus.
O Prêmio Pontos de Memória 2011  busca reconhecer iniciativas de práticas museais e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologia social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade, no âmbito do Programa Pontos de Memória, do Instituto Brasileiro de Museus.  Ele é voltado para grupos étnicos-culturais tais como indígenas, afro-descedentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, rurais, urbanos, de periferia, cultura litorânea, comunidades brasileiras no exterior, entres outros.
O Prêmio Ibram de Roteiros Audiovisuais 2011 visa premiar 18 roteiros inéditos para produção audiovisual com 60% de ambientação em museus brasileiros e vinte produções de mídias digitais com argumentação museológica. São cinco categorias: Roteiro de Longa Metragem; Roteiro de Curta Metragem; Roteiro de Documentário; Roteiro de Cine-TV  e Produção de Mídias Digitais. Os prêmios variam de R$ 5 mil a R$ 100 mil.
O Prêmio Mario Pedrosa é voltado para trabalhos jornalísticos veiculados na mídia impressa nacional e que tiveram como tema “Mulheres, Museus e Memórias”. São três prêmios de R$10 mil; R$7 mil e R$5 mil para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
Já o  Prêmio Ibram de Enredos consiste em selecionar e premiar até 34 enredos carnavalescos com  o tema “Museus, Memória e Criatividade”. Cada prêmio é de R$ 15 mil.
Também estão abertos os editais Modernização de Museus, que seleciona projetos para modernização dos espaços museais e cujas inscrições podem ser feitas até 13 de novembro; Mais Museus, com inscrições até  18 de novembro e que visa o conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios com menos de 50 mil habitantes e sem instituição museológica instituída; e Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, voltado para entidades públicas nos âmbitos municipal, estadual e distrital e que visa o apoio à estruturação, modernização e fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus. As inscrições para o Edital de Criação e Fortalecimento de Sistemas de Museus segue até 18 de novembro.
Os interessados em participar de qualquer um dos editais devem fazer a inscrição pelo Programa SalicWeb.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aberto Cadastro para monitores de Arte Educação - SESI

Para profissionais interessados em realizar monitoria de arte-educação nas exposições do Centro Cultural Fiesp Ruth no decorrer de 2012 (com possibilidade de prorrogação para 2013).
http://www.sesisp.org.br/home/2006/sociocultural/edital.asp

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Vaga- Assistente de Museografia:

O Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, entidade gestora do Museu do Futebol, informa que selecionará a partir de 06 de Outubro de 2011, profissional para o cargo de Assistente de Museografia. Os interessados deverão enviar seus currículos para o e-mail (selecao@sinergiarh.com.br)  ou obter informações através do telefone 4508-9035.

Vaga - Bibliotecário

*Seleção para o Cargo de Bibliotecário:
O Instituto da Arte do Futebol Brasileiro, entidade gestora do Museu do Futebol, informa que selecionará  profissional para o cargo de Bibliotecário para o Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB).
O selecionado será contemplado com uma BOLSA do CNPq, modalidade DTI-A, que integra o Projeto de Implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, convênio FINEP (01.10.0557.00) em parceria com POIESIS e Núcleo de Antropologia Urbana da USP.

A jornada de trabalho é de 40h semanais. As bolsas não constituem vínculo empregatício, conforme Normas para bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora do CNPQ (RN-015/2010).

Perfil do Cargo: Profissional com ensino superior completo na área de Biblioteconomia, com experiência de 06 anos.  A experiência será comprovada por meio do Currículo Lattes e o tempo de experiência será contado a partir da data de conclusão do curso superior e do efetivo exercício profissional.

O processo de seleção ocorrerá em quatro etapas, após o envio de currículos:

1) Seleção de candidatos a partir do perfil apresentado em currículo
2) Convocação dos candidatos para participar de entrevista com os coordenadores do projeto
3) Realização de teste avaliativo;
4) Divulgação dos resultados.

Os interessados deverão enviar, até 21/10/2011, seus currículos para o e-mail: daniela@museudofutebol.org.br ou obter informações através do telefone: (11) 3664-3853, com Daniela ou Marilia.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PROCESSO SELETIVO – RH/024/2011 – AUXILIAR DE OPERAÇÕES (01 VAGA )

PROCESSO SELETIVO – RH/024/2011 – AUXILIAR DE OPERAÇÕES (01 VAGA )
"A ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS AMIGOS DA PRAÇA (Organização Social de Cultura Qualificada – Lei Complementar 846/1998 e Dec. 43.493/1998) torna público que entre os dias 06 de outubro de 2011 e 10 de outubro de 2011 receberá CURRICULUM para preenchimento de vaga para o seguinte cargo:

AUXILIAR DE OPERAÇÕES – (01 VAGA) )

Resumo das Atividades
tribuições: Profissional com experiência na preparação do plano de execução de atividades, preparação de mapa de produção e necessidades técnicas, produção de eventos e atividades de difusão, controle de folhas de presença dos participantes, montagem e desmontagem das salas de acordo com cada necessidade técnica, apoio técnico ao coordenador durante a atividade, guarda e manutenção de todos os materiais e equipamentos e disponibilidade para eventuais viagens e acompanhamento de oficinas nos finais de semana.

Informações sobre a Contratação
Regime de Contratação: CLT
Carga Horária: 44 horas semanais
Benefícios: Vale Refeição, Plano de Saúde e Vale Transporte
Faixa Salarial: R$ 1.000,00 a R$ 1.500,00

Processo de Seleção
A seleção será realizada mediante análise de CURRICULUM e entrevista pessoal realizada pelo Departamento Administrativo da Associação. A entrevista poderá, a exclusivo critério da Associação dos Artistas Amigos da Praça, contar com a participação do(s) profissional(is) responsável(eis) pela área onde a(s) vaga(s) está(ão) disponível(eis).
 
E-mail: selecao@adaap.org.br/ “Assunto”: Auxiliar de Operações – 024/2011.
Obs.: Os currículos que forem enviados para outro endereço de e-mail que não seja o indicado no aviso de processo seletivo ou sem a descrição correta no campo "Assunto" serão descartados.

Importante
O resultado do processo seletivo será divulgado neste website a partir de 11 de outubro de 2011, data de encerramento deste procedimento de contratação.
A inscrição do candidato no processo seletivo, que se materializará mediante a apresentação do seu CURRICULUM, implica o pleno conhecimento e consequente aceitação de tudo o que constante no instrumento convocatório, bem como no Manual de Recursos Humanos da Associação, acessível no endereço http://www.adaap.org.br/.

A Associação dos Artistas Amigos da Praça poderá, a seu exclusivo critério, deixar de convocar os candidatos participantes, inclusive o que selecionado, bem como revogar o processo seletivo em qualquer uma das suas etapas.

Estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro

Estão abertas as inscrições de 1 a 20 de outubro, para a 6ª Edição do Festival Nacional Ipitanga de Teatro, que será realizado na cidade de Lauro de Freitas, de 21 a 26 de novembro. A Ficha de Inscrição e o regulamento estão disponíveis através de solicitação no seguinte e-mail: festivalipitanga@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Em 2011, o FIT está priorizando o debate, onde discutirá a realidade do teatro brasileiro, as políticas públicas aplicadas nas respectivas cidades e estados dos grupos participantes e o processo criativo das montagens.

As categorias teatro de rua, teatro adulto e teatro infantil, vão tornar o FIT ainda mais plural, democratizando o acesso do público com entradas gratuitas para os espetáculos de rua, e ingressos a preços populares, para os espetáculos apresentados no Cine Teatro de Lauro de Freitas. A parceria da Sociedade Cultural Távola, com o GACC – Grupo de Apoio a Criança com Câncer, vai destinar toda a renda dos espetáculos infantis, para esta importante instituição baiana.

A novidade para a edição 2011, está na ajuda de custo que o FIT destinará aos grupos oriundos de outros estados, com intuito de contribuir com a locomoção até o estado da Bahia. Sabendo que o festival continua a ser competitivo e premiará os destaques nas diversas categorias, ainda com prêmio em dinheiro.

O Festival Nacional Ipitanga de Teatro, conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Cultura / Fundo de Cultura e da Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da FUNCEB - Fundação Cultural da Bahia.

Para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Sociedade Cultural Távola, através dos telefones: (71) 9115-4462/ (71) 8704-3494.

Edital da EAD - Processo Seletivo 2011/2012

Aberto o edital do processo seletivo para os candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática – EAD da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

Portaria Conjunta ECA-EAD-1, de 27-09-2011

Institui as Normas para inscrição e seleção de candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores da Escola de Arte Dramática – EAD da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP.

O Diretor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e a Diretora da Escola de Arte Dramática, em conjunto, pelo presente Edital, tornam público que estarão abertas as inscrições no período de 3 de outubro a 4 de novembro de 2011, de 2ª – 6ª feira, das 16h às 21h, com exceção dos dias 12 de outubro (quarta-feira), 27 e 28 de outubro (quinta e sexta-feira) e 2 de novembro (quarta-feira) de 2011, na Secretaria da Escola de Arte Dramática - EAD-ECA-USP, na Rua da Reitoria, s/n. - Prédio das Artes Cênicas, sala 2 – Cidade Universitária, CEP: 05508-020, São Paulo-SP, para o 64º Exame de Seleção de candidatos ao Curso Técnico para Formação de Atores, referente ao ano de 2012, que obedecerá as seguintes disposições:

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

1.2. São requisitos para inscrição:

1.2.1. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar obrigatoriamente e sem exceção os seguintes documentos:

I. Carteira de Identidade (Original e Cópia) que comprove idade mínima de 18 anos ou a completar até o dia 9 de fevereiro de 2012;
II. CPF – Cadastro de Pessoa Física (Original e Cópia);
III. Diploma ou Histórico Escolar do Ensino Médio, ou Atestado da Escola que está cursando (original);
IV. Uma foto 3 x 4 de frente, recente;
V. Formulário de Inscrição, devidamente preenchido, legível e sem rasuras.
VI. Comprovante de recolhimento do valor da inscrição de R$ 100,00 (cem reais), que deverá ser pago, por meio de depósito bancário, no Banco do Brasil – Agência 1897-X (Cidade Universitária), Conta Corrente: 18033-5, em nome da Escola de Comunicações e Artes, (CNPJ 63.025.530/0021-58). Não haverá devolução do valor pago em nenhuma hipótese.

1.3. Não serão aceitos pedidos de isenção de pagamento do valor da inscrição, seja qual for o motivo alegado.

1.4. Só serão aceitas inscrições cujo pagamento da taxa tenha sido efetuado dentro do prazo previsto para as inscrições.

1.4.1 O candidato poderá fazer sua inscrição pelo correio, via SEDEX, para o endereço mencionado no cabeçalho deste edital, sendo obrigatória a inclusão de cópia autenticada dos documentos e do comprovante de pagamento indicados no item 1.2.1.

1.4.1.1 Não serão aceitas inscrições com data de postagem posterior a 28 de outubro de 2011.

1.4.1.2 Apenas serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação esteja de acordo com as regras contidas no Edital. A Escola de Arte Dramática não se responsabilizará por eventuais atrasos ou extravio da documentação encaminhada Via Sedex.

1.5. Fica estabelecido, para o ano de 2012, o número de 20 (vinte) vagas, referentes ao 1º Termo do Curso Técnico para Formação de Atores.

1.6. Candidatos que não atendam os requisitos contidos no item 1.2.1. parágrafos I e III serão admitidos apenas na qualidade de treineiros, ou seja, sem que possam posteriormente matricular-se na Escola, ainda que completem todas as etapas do exame de seleção.

1.7. A Escola de Comunicações e Artes e a Escola de Arte Dramática eximem-se das despesas com viagens, transportes e estadias dos candidatos que vierem prestar as provas do Exame de Seleção.

1.8. As informações prestadas no Formulário de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, cabendo à Escola de Comunicações e Artes e a Escola de Arte Dramática o direito de excluir do Exame de Seleção aquele que o preencher com dados incorretos, bem como aquele que prestar informações inverídicas, ainda que o fato seja constatado posteriormente.

2. DAS PROVAS

2.1. O Exame de Seleção compreenderá três etapas eliminatórias e obedecerá às disposições deste Edital.

2.2. Primeira Etapa – Exame de Interpretação – com base em cena de livre escolha do candidato, com duração máxima de 3 (três) minutos. Este exame realizar-se-á nos dias 26 e 27 de novembro de 2011, às 14 horas, na Escola de Arte Dramática - Prédio das Artes Cênicas da ECA/ USP. A lista de divisão dos candidatos para a primeira etapa será afixada no dia 19 de novembro de 2011 no mural em frente à secretaria da EAD, não sendo possível a mudança das datas publicadas.

2.2.1. O candidato poderá contar com réplica para a cena. A réplica poderá ser dada por qualquer pessoa, que deverá ser trazida pelo candidato (Exemplo: por outro candidato, por aluno da EAD, por um ator ou atriz profissional ou amador).

2.2.2. Se dois candidatos optarem por fazer a prova em conjunto, a duração da cena será de até 5 (cinco) minutos, para avaliação simultânea. Neste caso, deverão comunicar essa opção à Secretaria da EAD no ato da inscrição.

2.2.3. Neste exame não será permitida a utilização de armas de qualquer tipo, bem como de materiais e/ou objetos de cena que impliquem sujar o espaço em uso ou colocar em risco de acidentes os membros da Banca e demais candidatos.

2.2.4. A relação dos candidatos aprovados nesta etapa será afixada dia 28 de novembro de 2011, no mural, em frente à secretaria da EAD.

2.2.5. Nesta etapa serão classificados até 120 (cento e vinte) candidatos.

2.3. Segunda Etapa – Exame Público de Interpretação – acessível apenas aos aprovados no Exame de Interpretação da primeira etapa. Este segundo exame realizar-se-á nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro de 2011, às 18h30, no Teatro Laboratório da ECA/USP.

2.3.1. O exame consistirá de cena a ser extraída da lista de textos relacionados abaixo, sendo vedada a repetição da cena ou peça escolhida para a prova mencionada no item 2.2., ou seja, da primeira etapa. A duração desta apresentação deverá ser de, no máximo, 3 (três) minutos.

2.3.2. Lista de peças:
1. O Pai, August Strindberg
2. O Prodígio do Mundo Ocidental, John Synge
3. O Preceptor, J. M. R. Lenz
4. Os Físicos, Friedrich Dürrenmatt
5. Noite de Reis, William Shakespeare
6. A Importância de Ser Prudente, Oscar Wilde
7. Os Tecelões, Gerhart Hauptmann
8. O Monta Cargas, Harold Pinter
9. Assim é Se Lhe Parece, Luigi Pirandello
10. O Último Carro, João das Neves
11. Murro em Ponta de Faca, Augusto Boal
12. Till Eulenspiegel, Luís Alberto de Abreu
13. Os Sete Gatinhos, Nelson Rodrigues
14. O Noviço, Martins Penna
15. O Poeta da Vila, Plínio Marcos
16. Orfeu da Conceição, Vinícius de Moraes
17. Carro de Paulista, Mário Vianna
18. No Natal a Gente Vem Ter Buscar, Naum Alves de Souza
19. Bartolomeu, o que será que nele deu?, Claudia Schapira
20. Casa, Rudifran Pompeu

2.3.3. Nesta etapa também poderá haver réplica. A réplica poderá ser dada por qualquer pessoa, que deverá ser trazida pelo candidato (Exemplo: por outro candidato, por aluno da EAD, por um ator ou atriz profissional ou amador).

2.3.4. Se dois candidatos optarem por fazer a prova em conjunto, a duração da cena será de até 5 (cinco) minutos para avaliação simultânea. Neste caso, deverão comunicar essa opção à secretaria da EAD no ato da inscrição.

2.3.5. A relação dos aprovados nesta fase será afixada dia 3 de dezembro de 2011, no mural, em frente à secretaria da EAD.

2.3.6. Nesta etapa serão classificados até 50 (cinqüenta) candidatos.

2.4. Terceira Etapa – Exame Teórico e Estágio de Seleção – acessível apenas aos aprovados no Exame Público de Interpretação.

2.4.1. O Exame Teórico será realizado no dia 5 de dezembro de 2011, às 18h30, no Prédio das Artes Cênicas, e consistirá de uma prova escrita, conforme explicitada no item 2.4.4.

2.4.2. O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 30 (trinta minutos) do horário fixado para seu início. Serão impedidos de participar os retardatários que chegarem após o início da prova.

2.4.3. A prova será constituída de duas partes: a primeira consistirá de questões sobre temas a serem escolhidos pela Banca Examinadora a partir dos materiais (respectivamente filme, peça de teatro e obra literária) abaixo indicados; a segunda parte consistirá de uma redação.

2.4.4. Indicações para prova teórica:
  • Peixe grande e suas histórias maravilhosas, direção de Tim Burton, EUA, 2003.
  • Sonho de uma noite de verão, William Shakespeare.
  • Como Proust pode mudar sua vida, Alain de Botton, Editora Rocco, 1999.

2.4.5. O tempo de duração previsto para esta prova será de 2 (duas) horas.

2.4.6. Não haverá segunda chamada para as provas, nem sua realização fora da data, horário e espaço físico determinados.

2.4.7. Não serão aceitos pedidos de revisão de prova.

2.4.8. O Estágio de Seleção será realizado no dias 5 de dezembro de 2011, às 21h, e 6 e 7 de dezembro de 2011, às 18h30, no Prédio das Artes Cênicas e no Teatro Laboratório da ECA/USP, sendo obrigatória a presença do candidato em todos os dias acima mencionados, sob pena de ser eliminado do processo seletivo.

2.4.9. O Estágio avaliará os candidatos por meio de entrevistas, aulas teóricas e atividades práticas específicas do trabalho do ator, como improvisação, interpretação, expressão vocal e corporal, a critério da banca.

2.4.10. Serão selecionados e aprovados 20 (vinte) candidatos.

2.4.11. O candidato não poderá entrar e/ou permanecer nas dependências do prédio das Artes Cênicas, exceto nas datas e horários estipulados por este Edital, podendo a critério da Comissão Responsável ser advertido e retirado do local.

2.4.12. As agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman ou outros receptores de mensagens não serão permitidos no local de prova, sendo apreendidos os que se encontrarem na posse do candidato, mesmo em desuso, acarretando a anulação da prova e eliminação do candidato.

3. DOS RESULTADOS

3.1. O resultado final será afixado pela Secretaria da EAD, no dia 10 de dezembro de 2011 no mural, em frente à secretaria da EAD.

3.2. Não haverá, em nenhuma hipótese, divulgação de resultados das provas por telefone, correio eletrônico ou fax.

3.3. Os resultados de avaliação das Bancas são irrecorríveis.

3.4. O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas ou atividades previstas estará eliminado automaticamente do Processo de Seleção. Não se admitirão retardatários.

3.5. Só será publicada a relação dos candidatos aprovados.

4. DA MATRICULA

4.1. A matrícula para os novos alunos será efetuada no dia 9 de fevereiro de 2012, das 16 às 20h.

4.2. O candidato aprovado deverá entregar, no ato da matrícula, os seguintes documentos autenticados:

I. Histórico Escolar do Ensino Médio com o número, data, caderno e página da publicação no Diário Oficial do Estado;
II. Certidão de Nascimento;
III. documento de quitação militar para candidatos do sexo masculino;
IV. título de eleitor;

4.3. A data do início das aulas para todas as turmas será no dia 27 de fevereiro de 2012.

Vagas - ONG contrata captadores

Local: São Paulo - SP
Data Final: 28/10/2011
Descrição: Organização do terceiro setor presente em Portugal, Espanha, México, Canadá, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina e outros países busca homens e mulheres maiores de 18 anos para trabalho com foco em ação humanitária. Horário de trabalho: das 11 às 19h (com outros horários flexíveis), de segunda a sexta. É oferecido salário fixo, vale transporte e alimentação, bônus por produção, prêmios e plano de carreira internacional. Os icandidatos precisam ter interesse e comprometimento com o tema de responsabilidade social. Para se canditar, é preciso enviar currículo para janssenhugolage@gmail.com. Informações - (11) 4305-4475 - Cel: (11) 8478-0475 - Nextel: (11) 7897-9356 ID 5*39871 - www.perdmservices.com

domingo, 9 de outubro de 2011

Paço das Artes prorroga inscrições para Temporada de Projetos

O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (7/10) a prorrogação das inscrições, até o dia 31 de outubro, para a Temporada de Projetos 2012.
Essa é a 10ª edição do programa, que já lançou nomes de artistas e curadores hoje consagrados no cenário nacional e vai selecionar nove trabalhos inéditos de jovens artistas e um de curadoria.
Serão aceitas propostas de candidatos de todo o Brasil, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas. Para a categoria Projeto Curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas. Cada proponente poderá inscrever até três projetos, podendo ser escolhido apenas um, seja ele individual ou coletivo.
Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.500.
Os selecionados terão, ainda, espaço para discussão e reflexão: a cada mostra, o Paço promoverá o encontro “Projeto Portofólio”, tanto com os artistas quanto com o curador. A Temporada promove a produção de texto crítico, a publicação de ensaios e artigos no site, reunindo imagens e textos. Os participantes recebem também apoio para a divulgação de seus projetos, por meio do material impresso, da assessoria de imprensa e demais dispositivos de comunicação da instituição.
A inscrição é gratuita e a ficha está disponível no site www.pacodasartes.org.br.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Debate "Ensino da arte para crianças"

Arte & Biblioteca discute o ensino da arte para crianças
Debate será em 20 de outubro, às 19h30, com a participação da professora
Anamélia Bueno Buoro
O ensino da arte para crianças nas escolas e nas instituições é o tema do sexto debate da série Arte & Biblioteca, que acontece no dia 20 de outubro, às 19h30, no Itaú Cultural, em São Paulo. O evento – organizado pelo Centro de Documentação e Referência do Itaú Cultural − terá a participação da professora Anamélia Bueno Buoro.
Além do ensino da arte para crianças, serão abordados os recursos audiovisuais como instrumentos importantes no processo de aprendizagem de conteúdos. Após a apresentação, será aberto debate com a participação do público.
Com a finalidade de discutir temas artísticos e informações sobre arte, a série Arte & Biblioteca já promoveu encontros sobre música, arte e tecnologia, fotografia, cinema e gestão cultural. Entre os assuntos que serão debatidos até dezembro estão propostas para o incentivo da leitura no Brasil e o consumo cultural.
Arte & Biblioteca – Arte para criança: o ensino e aprendizagem da arte
quinta 20 de outubro
às 19h30
Sala Vermelha (70 lugares) 
entrada franca – [ingressos distribuídos com meia hora de antecedência]
[indicado para todas as idades]
Anamélia Bueno Buoro é doutora em comunicação e semiótica pela PUC/SP. É pesquisadora da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas – Anpap, do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (PUC/SP). Foi professora de história da arte e de análise da imagem em cursos de pós-graduação e graduação. É autora de Agora eu Era, De Todos um Pouco e O Outro Lado da Moeda (Editora Nacional), Olhos que Pintam e O Olhar em Construção (Cortez), entre outros. Realiza diferentes trabalhos para o MEC, TV Escola e assessoria a escolas.

Itaú Cultural
informações: 11 2168 1777
| Avenida Paulista 149 – Paraíso [próximo à Estação Brigadeiro do Metrô]