Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vaga - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO – PRESTAÇÃO DE CONTAS

Data de encerramento: 10/2/2012
No período de 31/01/2012 a 10/02/2012, receberemos currículos para preenchimento de vaga de ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - PRESTAÇÃO DE CONTAS.

Descrição do Cargo: Reportando-se ao Superintendente Administrativo Financeiro, auxiliará o Analista de Prestação de Contas a compilar informações para elaborar e enviar os relatórios e demonstrativos aos órgãos com os quais a Organização Social mantém relacionamento, além de dar suporte geral à área.

Requisitos: boa redação e ortografia; experiência na área administrativa de empresas de médio a grande porte; conhecimentos de planilha eletrônica (Excel) e processador de textos (Word); ensino superior completo ou em andamento; vivência anterior em organizações sociais de cultura será considerado um diferencial.
Regime de Contratação: CLT.
Idade: irrelevante.
Jornada Semanal: 40 horas semanais
Horário: Das 09:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira, podendo trabalhar sábado ou domingo, conforme escala de plantão.
Benefícios: Vale-transporte e vale-refeição.

Rodrigues: 100 anos do Anjo Pornográfico/2012

Inscrições abertas até 16 de março
A Fundação Nacional de Artes vai selecionar projetos de montagens das 17 obras do dramaturgo Nelson Rodrigues. O edital foi publicado na terça-feira, 31 de janeiro de 2012, no Diário Oficial da União.
Podem concorrer artistas, produtores, companhias, grupos, associações, cooperativas ou empresas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.
Será contemplado um espetáculo de cada texto. O investimento total é de R$ 1.360 milhão, distribuídos entre os 17 projetos selecionados.
As montagens premiadas serão apresentadas, em agosto de 2012, nos Teatros Dulcina e Glauce Rocha, no Rio de Janeiro
Uma comissão de seleção vai analisar os projetos a partir da excelência artística de cada proposta; a qualificação dos profissionais envolvidos; e a representatividade das cinco regiões do país.
Acesse ao lado o edital e a ficha de inscrição
Mais informações:

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vaga - Professor de dança


Local:
 Rua Ezequiel Lopes Cardoso - Grajaú - São Paulo - SP
Data Final: 13/02/2012
Descrição: A União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro contrata professor de dança com DRT. É necessário ter formação em educação física ou em dança. Horário de trabalho: 40 horas semanais. Regime CLT. Os interessados encaminhar currículo ao e-mail: enturmandocirco@gmail.com

Vaga - Professor de artes visuais

Local: Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333 - Grajaú - São Paulo - SP
Data Final: 13/02/2012
Descrição: A União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro contrata professor com formação na área circense e experiência profissional para trabalhar no Circo Escola Grajaú. Horário de trabalho: 40 horas semanais. Regime CLT. Os interessados encaminhar currículo ao e-mail: enturmandocirco@gmail.com

Vaga - Professor de artes visuais


Local:
 Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333- Grajaú - São Paulo - SP
Data Final: 13/02/2012
Descrição: A União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro contrata professor de artes com formação em artes visuais para trabalhar no Circo Escola Grajaú. Horário de trabalho: 40 horas semanais. Regime CLT. Os interessados encaminhar currículo ao e-mail: enturmandocirco@gmail.com

Vaga - Professor de teatro


Local:
 Rua Ezequiel Lopes Cardoso, 333- Grajaú - São Paulo - SP
Data Final: 13/02/2012
Descrição: A União dos Moradores da Comunidade Sete de Setembro contrata professor de teatro com formação em artes cênicas para trabalhar no Circo Escola Grajaú. Horário: 40 horas semanais. Regime CLT. Os interessados encaminhar currículo para o e-mail: enturmandocirco@gmail.com

domingo, 29 de janeiro de 2012

WORKSHOP: PERCUSSÃO CORPORAL EM MOVIMENTO

CIA. REPENTISTAS DO CORPO – 10 ANOS
WORKSHOP: PERCUSSÃO CORPORAL EM MOVIMENTO
O workshop reúne as técnicas de percussão corporal e voz com movimentos de dança e gestos simples para desenvolver a percepção musical e rítmica dos participantes, estimulando a coordenação motora e a escuta em grupo.
De 01/02 a 24/02, quartas e sextas, das 14 h às 16h. Anfiteatro.
+15 anos. 30 vagas. Critério de Seleção: Ordem de inscrição. Inscrições na recepção do CCJ ou pelo e-mail: inscricoes.ccj@gmail.com


CCJ - Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – São Paulo/SP
Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.
(ao lado do terminal Cachoeirinha)
CEP: 02720-200
Horário de Atendimento: Terça a Sábado, das 10 às 20h; Domingos e Feriados, das 10h às 18h.
Telefone: (11) 3984-2466
E-mail: comunicacao.ccj@gmail.com

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Agente Jovem de Cultura

Foi prorrogado o prazo para as inscrições do Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Agora os interessados tem até 29 de fevereiro para inscrever seus projetos culturais, já realizados e concluídos.
O prêmio vai reconhecer 500 jovens entre 15 e 29 anos, em todo o Brasil, que atuam e trabalham em suas comunidades com ações culturais nas categorias de comunicação, articulação e mobilização cultural; cultura e tecnologia; pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais; formação cultural; produção e expressão artística e cultural; intercâmbios e encontros culturais; cultura e sustentabilidade.
Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros que residam no país há mais de três anos.
Ao todo, serão investidos R$ 5 milhões para concessão de prêmios de R$ 9 mil para cada iniciativa selecionada.
Para mais informações, acesse a página do prêmio.

FESTin recebe inscrições de filmes em língua portuguesa

Termina na próxima terça-feira (31/1) o prazo para inscrições para o Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que acontece em Lisboa, entre os dias 9 e 16 de maio. A concovocatória é para curtas e longas-metragens, que irão participar da Seleção Oficial Competitiva de Cinema de Expressão Portuguesa.
A 3ª edição do evento vai homenagear a cinematografia brasileira, no âmbito das comemorações do Ano do Brasil em Portugal. A partir de agora, o festival passa a integrar também a Mostra de Cinema Brasileiro, anteriormente produzida pela Fundação Luso-Brasileira.
Os filmes devem ser exclusivamente em língua portuguesa e terem sido finalizados entre janeiro de 2010 e 31 de janeiro de 2012. A lista dos selecionados será divulgada no site oficial do FESTin, no dia 1º de abril.
O regulamento e outras informações sobre o FESTin 2012 estão disponíveis no site www.festin-festival.com.

SP Escola de Teatro promove encontros entre público e dramaturgos

Com o início dos cursos regulares marcado para o dia 14 de fevereiro, a SP Escola de Teatro realiza uma série de eventos de extensão para movimentar o calendário de atividades até o início das aulas.
A programação inclui o evento Roda de Conversa, em que artistas e dramaturgos conversam com o público na sede da Escola, além de dois bates-papos online. Todos os eventos têm participação aberta e gratuita.
A Roda de Conversa, com o tema “O dramaturgo na sala de ensaio”, acontece neste sábado (28/1), das 10h às 12h30. Os artistas Ivam Cabral, Marici Salomão, Aimar Labaki, Luis Alberto de Abreu e Maria Shu recebem o público para um bate-papo sobre as técnicas de produção de textos teatrais – desde a criação solitária, chamada de gabinete, aos processos colaborativos e os que envolvem a atuação de um dramaturgo.
No dia 2 de fevereiro têm início os bate-papos online, promovidos no site da SP Escola de Teatro todas as quintas-feiras, sempre das 16h às 17h. A primeira convidada é a musicista Ione Medeiros, que conversa com os internautas sobre a função da cultura na contemporaneidade, diversidade expressiva e novos formatos de criação.
No dia 9 de fevereiro, é a vez de Hugo Possolo conversar com os internautas. Palhaço, ator, dramaturgo, cenógrafo e figurinista, além de diretor e produtor cultural, Possolo comanda o chat com o tema “O erudito e o popular no teatro”.
O link direto para os interessados em participar do chat é www.spescoladeteatro.org.br/chat.
A SP Escola de Teatro fica na Avenida Rangel Pestana 2.401, no Brás.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vaga - EDUCADOR DE REFERÊNCIA

Projeto Arrastão organização social localizada na Zona Sul da Cidade de São Paulo (SP,) está selecionando profissionais para atuar como EDUCADOR DE REFERÊNCIA

ATRIBUIÇÕES
Ser educador de referência para CCA de 8 a 11 anos.
Elaborar, acompanhar e registrar o Planejamento anual e mensal;
Registrar diariamente as atividades;
Acompanhar e controlar a freqüência do Educando;
Registrar com fotografias ou filmagem as suas atividades;
Elaborar o relatório mensal das ações desenvolvidas;
Acompanhar as oficinas;
Desenvolver ações com a comunidade e família;
Acompanhar, observar e avaliar a participação e a evolução dos educandos;
Contato com as famílias quando necessário; Responsável pelos comunicados enviados às famílias dos educandos.
Participar das formações oferecidas pela Organização e multiplicar o seu conteúdo quando necessário;
Planejamento e organização de eventos externos e internos;
Acompanhar os educandos em todas as atividades e ações dentro do Projeto.
Apoiar na escrita de projetos pedagógicos;
Criar instrumentos e oportunidades para o desenvolvimento integral do educando visando as múltiplas inteligências;
Elaborar, planejar, participar de ações que envolvem o CCA e o projeto Arrastão quando necessário, promovendo interfaces com as demais áreas da organização;
Responsável pelas entradas e saídas dos educandos
CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA E HABILIDADES
Conhecimento do ECA
Conhecimento de Informática Básica
Conhecimento das Políticas Publicas ( Educação e Assistência Social)
Domínio da leitura, escrita e de cálculo necessários
Didáticas e Práticas Pedagógicas
Planejamentos, planos de aula, relatórios e avaliação.
Instrumentos musicais (violão, piano, flauta, percussão etc)
Regime de Contratação: CLT
Carga Horária: 40 horas semanais
Benefícios: Refeição no local/ Cartão Alimentação / Assistência Médica e Odontológica após período de experiência.
Interessados podem enviar seus currículos por e-mail com o assunto "EDUCADOR DE REFERÊNCIA" para selecao@arrastao.org.br .

Vagas - EDUCADORES CULTURAIS – FÁBRICAS DE CULTURA

Data de encerramento: 30/3/2012
Estamos recebendo currículos para cadastro de EDUCADORES CULTURAIS para as Fábricas de Cultura .

Requisitos:
  • Curso superior completo e/ou formação específica em criação artística;
  • Experiência de criação artística e pedagógica, nas áreas de teatro,circo,dança,música, artes plásticas e literatura;
  • Desejável conhecimento de outra das linguagens citadas além daquela que possui formação;
  • Experiência de trabalho artístico-pedagógico com jovens em programas de inclusão social, pela via da arte e da cultura;
  • Habilidade de planejamento e na condução de atividades pedagógicas nas linguagens artísticas; - capacidade de liderança;  - habilidade para a escuta do jovem e do grupo de jovens; - capacidade para articular conhecimentos gerais da área cultural; - bom conhecimento da língua portuguesa; - noções básicas de informática;
  •  Preferencialmente residente na região.
Horário de trabalho: a combinar.

Regime de trabalho: CLT com remuneração por hora.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Coordenação de Atividades Culturais. Os interessados deverão encaminhar currículo  para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - AUXILIAR DE MANUTENÇÃO

Data de encerramento: 31/1/2012
No período de 26/01/2012 a 31/01/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE MANUTENÇÃO.

Descrição da vaga: - Realizará atividades de manutenção preventiva e corretiva em elétrica de baixa tensão e quadros de comandos de bombas.
Requisitos: - Ensino médio completo ou cursando; conhecimento em eletrônica e conserto de equipamentos; desejável curso técnico em eletroeletrônica e/ou automação (mecatrônica) com certificado na área de atuação; experiência em manutenção com curso específico de eletricidade predial e NR 10.


Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 31/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - TÉCNICO EM MANUTENÇÃO

Data de encerramento: 31/1/2012

No período de 26/01/2012 a 31/01/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de TÉCNICO EM MANUTENÇÃO.

Descrição da vaga: - Realizará atividades de manutenção preventiva e corretiva em elétrica de baixa tensão e quadros de comandos de bombas.
Requisitos: - Ensino médio completo; conhecimento em eletrônica e conserto de equipamentos; desejável curso técnico em eletroeletrônica e/ou automação (mecatrônica) com certificado na área de atuação; experiência em manutenção com curso específico de eletricidade predial e NR 10.


Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 31/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS

Data de encerramento: 31/1/2012
No período de 26/01/2012 a 31/01/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS.


Descrição da Vaga: Solicitação e pagamento de benefícios; gerar, emitir e conferir relatórios do sistema de ponto eletrônico; execução de rotinas de admissão e desligamento; emissão de relatórios gerenciais; suporte aos gestores e atendimento aos empregados.
Requisitos: - Experiência anterior na área de departamento pessoal em empresas de médio e/ou grande porte; facilidade em lidar com o público; ensino superior completou e ou em andamento na área de humanas; conhecimento intermediário do pacote MS Office( Word,Excel, PowerPoint); usuário dos sistemas de Ponto Eletrônico DIMEP ou DATAPONTO; criatividade; experiência em organizações sociais e culturais será considerado um diferencial.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: Das 09h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira, podendo trabalhar sábado ou domingo, conforme escala de plantão.
Benefícios: Vale Transporte e Vale Refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 31/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

FESTIVAL DE TEATRO ISNARD AZEVEDO ABRE INSCRIÇÕES

FESTIVAL DE TEATRO ISNARD AZEVEDO ABRE INSCRIÇÕES

O Festival de Teatro Isnard Azevedo está com inscrições abertas até 20/03 para sua 19.a. edição. Os interessados devem enviar seus projetos via sedex.
Para mais informações clique aqui.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA SELEÇÃO BRASIL EM CENA

Estão abertas até 09/03 as inscrições para a 5.a. edição do projeto Seleção Brasil em Cena . Os interessados devem enviar suas inscrições, via correio, para o Centro Cultural Banco do Brasil, do Rio de Janeiro.
Mais informações aqui.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições

Os realizadores brasileiros de cinema infantil, na categoria curta-metragem, já podem enviar seus trabalhos na 11ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que está com inscrições abertas até o dia 18 de março.
Os filmes podem ser de qualquer gênero e formato, com duração de até 20 minutos, dentro da temática infantil. Devem ter sido produzidos por brasileiros ou por realizadores audiovisuais radicados no Brasil e serem inéditos no estado de Santa Catarina.
Os filmes classificados em primeiro lugar, pelo juri oficial e pelo juri infantil, vão receber o Prêmio Aquisição da TV Brasil, no valor de R$ 10 mil cada. O evento será realizado entre os dias 29 de junho e 15 de julho de 2012, no Teatro Governador Pedro Ivo.
Além dos prêmios de aquisição da grade de programação da TV Brasil, as cópias dos filmes classificados para a competição, após o festival, são encaminhadas à Programadora Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), que adquire algumas obras para passar em Cine Clubes e Pontos de Cultura de todo o país.
Na programação deste ano, está prevista a realização do 8º Encontro Nacional do Cinema Infantil, fórum de debate sobre políticas públicas para o desenvolvimento do cinema infantil no Brasil. O encontro costuma reunir produtores cinematográficos e representantes da área audiovisual do MinC.
Haverá também o 5º Fórum de Cinema e Cidadania, o Pitching – em parceria com o Festival Internacional de Cinema Infantil -, oficinas para crianças e professores da rede pública e o Projeto Escola, que oferece transporte para as crianças das escolas públicas até a sala de cinema do festival.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.mostradecinemainfantil.com.br.

FLAAC abre inscrições para projetos artísticos

O Festival Latino-americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac) lançou convocatória para seleção de propostas artísticas que irão participar de projetos locais, nacionais e internacionais. O objetivo é criar um diálogo entre os saberes africanos e latino-americanos e assim ampliar o caráter democrático do evento.
A seleção será coordenada pela Casa da Cultura da América Latina da UnB e o festival acontecerá entre 21 de abril e 10 de agosto deste ano. As inscrições podem ser feitas até 23 de fevereiro por meio do formulário virtual disponível no endereço www.flaac2012.com.br.
Todas as linguagens artísticas, tradicionais ou contemporâneas poderão se inscrever nas quatro categorias existentes: Caminhos da África, Caminhos da América Latina, Caminho Conexões Flaac e Exposição 50 anos UnB. Essas categorias compõem os “caminhos temáticos” do Festival.
As propostas selecionadas devem estar de acordo com uma das três faixas orçamentárias, de acordo com a categoria: até R$ 40 mil, até R$ 80 mil e até R$ 200 mil. Apesar da seleção também contemplar as inscrições estrangeiras, ao menos um dos membros deve ser brasileiro ou residente do país.
A programação do festival terá projetos selecionados internamente com a comunidade acadêmica da UnB e artistas convidados pela organização, além de ter shows, exposições, teatro, performances, seminários, conferências e debates acadêmicos.
A programação do Flaac será realizada em diversos pontos de Brasília e as atrações selecionadas na convocatória serão divulgadas entre 25 de maio e 13 de junho.

Inscrições abertas para o Anima Mundi 2012

Estão abertas as inscrições para seleção de participantes do 20º Festival Internacional de Animação do Brasil – Anima Mundi 2012.
A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site www.animamundi.com.br. A data limite para a entrega do formulário de inscrição e do DVD das obras para seleção é 22 de março.
Todas as produções devem estar concluídas no momento da inscrição, sem restrições quanto a temas ou gêneros. Serão aceitas inscrições de filmes que não tenham sido exibidos ou que foram recusados em edições anteriores do festival.
O Anima Mundi é um festival qualificado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dos Estados Unidos. Isso faz com que o filme vencedor do prêmio Melhor Curta de Animação possa ser selecionado para concorrer ao Oscar, desde que o filme cumpra todos os requisitos estabelecidos pelas regras oficiais da Academia.
A lista dos selecionados para o festival será divulgada no dia 16 de maio. O festival acontecerá de 13 a 22 de julho no Rio de Janeiro e de 25 a 29 de julho em São Paulo.
Os prêmios variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil, de acordo com a categoria das sessões competitivas, que são: Curtas, Curtas Infantis, Curtas Brasileiros, Curtas de Estudante, Longas, Longas Infantis e Portifólio. O primeiro lugar de cada categoria receberá também um troféu Anima Mundi, além do prêmio em dinheiro.
Sessões não competitivas também fazem parte da programação do Anima Mundi: Animação em Curso, Galeria, Panorama e Mostras e Retrospectivas especiais, estão entre elas.
Há também o Prêmio Anima Mundi Itinerante, onde filmes e vídeos selecionados e convidados participam de uma mostra que percorrerá algumas cidades brasileiras durante 11 meses. Todas as obras que participarem da mostra itinerante receberão um prêmio no valor de R$ 700.
As obras devem possuir um CPB – Certificado de Produto Brasileiro ou CRT – Certificado de Registro de Título (no caso de obra publicitária), ambos fornecidos pela ANCINE. A obtenção destes certificados é de atribuição do produtor responsável pela obra. O prazo para informar o CPB/CRT das obras selecionadas é até 31 de maio.
Confira aqui o regulamento.

Projeto Guri abre matrículas

As inscrições podem ser realizadas de 30 de janeiro a 10 de fevereiro e as aulas são gratuitas
O Projeto Guri, programa de formação do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, está com 45.975 vagas abertas para seus cursos de música nos polos do interior e litoral do Estado.
Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos. Basta que o interessado esteja matriculado em qualquer instituição de ensino da rede pública ou particular. As inscrições podem ser realizadas de 30 de janeiro a 10 de fevereiro, nos dias e horários de funcionamento dos polos (unidades onde acontecem as aulas de música).

Podem participar crianças e jovens de 6 a 18 anos. Para a matrícula, os interessados devem se dirigir, durante este período, diretamente ao polo em que desejam estudar, acompanhados por pais ou responsáveis, levando RG (ou certidão de nascimento) e comprovante de matrícula escolar. As aulas serão iniciadas em 13 de fevereiro, sendo a primeira semana de atividades de integração, confirmação das matrículas e reuniões de pais.


Veja a lista de vagas por Região:

São José do Rio Preto - 5.238
Araçatuba - 4.582
Itapeva - 3.056
Marília - 4.632
Presidente Prudente - 7.600
Ribeirão Preto - 1.841
Jaú e Bauru - 3.184
São José dos Campos - 2.528
Sorocaba - 1.892
Jundiaí e Campinas - 5.769
Santos - 1.112
Para conferir a lista completa dos polos, acesse www.projetoguri.org.br.


Sobre o Projeto Guri
O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, além disso, funciona hoje com a base da formação musical do Estado. São milhares de guris, centenas de polos e 16 anos de um trabalho que tem na música seu instrumento de transformação e, nos guris, sua obra-prima.
O Projeto Guri é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo e é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 360 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com mais de 40 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da Capital, com 18 mil guris, em 48 polos, é realizada pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.
O Guri é um programa socioeducativo que oferece desde 1995 continuamente, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão.
A Associação Amigos do Projeto Guri, organização social de cultura, compartilha com a Secretaria de Estado da Cultura a gestão do Projeto Guri desde 2004. Além do Governo do Estado – seu idealizador – a AAPG conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.
As empresas que queiram colaborar com a AAPG e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir de leis de incentivo fiscal como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir com a AAPG. Visite o site www.projetoguri.org.br ou entre em contato com Mobilização de Recursos pelo tel. (11) 3862-3323.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

TV Al Jazeera procura documentaristas na América Latina

A Al Jazeera English, braço internacional do canal de notícias do Catar, está procurando documentaristas latino-americanos para fazer parte do projeto que vai apresentar grandes reportagens sobre a região.

Para participar do concurso, o candidato deve enviar uma proposta original de reportagem envolvendo temas relacionados a América Latina, com até 25 minutos de duração. Além disso, o realizador deve anexar trabalhos prévios que julguem relevantes. A organização procura documentaristas com alguma experiência. Um bom nível em inglês também é exigido.
Os selecionados participarão de um workshop, a ser realizado em Montevidéu (Chile), em maio. Ao final do workshop, os projetos que cumprirem com os critérios do canal receberão financiamento integral para produção e terão sua exibição garantida.
“A América Latina está passando por grandes transformações e nós queremos sua visão sobre essas mudanças”,  diz a convocatória disponível no site www.ajeviewfinder.com.

Colóquio de Culturas Jovens da USP abre inscrições para trabalhos

Estão abertas as inscrições para o Colóquio Internacional Culturas Jovens – Afro-Brasil América: Encontros e Desencontros, que acontece entre 10 e 13 de abril, no SESC Pinheiros e na Faculdade de Educação da USP (FEUSP), em São Paulo.
As inscrições para apresentação de trabalhos vão até o dia 17 de fevereiro e as incrições para a participação de ouvintes até a lotação máxima dos espaços.
O colóquio divide-se em três eixos de debate: O hip hop: cultura jovem, história e resistência; Formação, identidade cultural e musicalidade; e Telescopia histórica: cultura afro-popular e movimento negro.
Os participantes poderão inscrever seus trabalhos em grupo ou individualmente, de acordo com um dos três eixos temáticos.
Para conferir a programação e fazer a inscrição de trabalhos, acesse www.culturasjovens.fe.usp.br.

Inscrições abertas para o festival de cinema IndieLisboa

Estão abertas até 29 de janeiro as inscrições para o IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente. A 9ª edição do festival acontece de 26 de abril a 6 de maio na capital portuguesa e mantém como foco revelar novos filmes e cineastas, dentro do universo do cinema independente português e internacional.
As inscrições para a seleção do festival devem ser realizadas no site do IndieLisboa 2012. As obras selecionadas serão apresentadas em sete seções oficiais – Competição Internacional, Competição Nacional, Observatório, Cinema Emergente, IndieJúnior, Herói Independente, Pulsar do Mundo – e três seções paralelas – Director’s Cut, IndieMusic e Sessões Especiais.
A seção competitiva internacional será composta por longas e curtas-metragens inéditos em Portugal e finalizados a partir de janeiro de 2011. Concorrem filmes de ficção, animação, documentários ou obras experimentais, que sejam primeiras e segundas obras de seus realizadores. O prêmio para o longa-metragem vencedor da seção é de 15 mil euros. O melhor curta leva 5 mil euros. Há ainda um prêmio de distribuição, no valor de 2,5 mil euros.
O festival é um dos novos incluídos na lista de 2012 do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais, da Ancine. Depois de selecionados, cineastas e produtores podem entrar em contato com a agência para a solicitação do auxílio. As regras para a concessão dos apoios estão disponíveis no Regulamento do Programa de Apoio à Participação Brasileira em Festivais Internacionais.

MASP terá prêmio de R$ 200 mil para artes visuais


O Museu de Arte de São Paulo (MASP) deve instituir, ainda neste ano, um concurso voltado para as artes visuais, com prêmio de R$ 200 mil. O prêmio será destinado a um artista contemporâneo cuja obra tenha se destacado no ano anterior. A informação é do jornal Folha de S. Paulo do último sábado (21/1).
Patrocinada pela Mercedes-Benz, a premiação tem um dos valores mais altos do mundo entre as do gênero. ”Esse é um valor considerável para a situação de hoje. Está à altura do papel que a arte contemporânea hoje ocupa no mundo e no país” afirmou o curador do Masp, Teixeira Coelho, à Folha.
Um júri formado por José Roca, curador de arte latino-americana da Tate Modern, em Londres, Teixeira Coelho, curador do Masp, Chris Dercon, também curador da Tate, e os curadores independentes brasileiros Paulo Herkenhoff e Aracy Amaral, formará uma lista com 50 nomes – cada jurado deve indicar 10 artistas. Desses, três finalistas serão selecionados.
Os três melhor avaliados farão exposições no museu, em novembro, para mostrar ao público uma parte de suas obras. O primeiro vencedor deve ser anunciado em dezembro.
São elegíveis todos os tipos de manifestação artística contemporânea, incluindo vídeos, performances, intervenções urbanas e suportes mais tradicionais, como pintura, desenho e escultura.
Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

Festival de Xangai recebe inscrições de cineastas brasileiros

Cineastas brasileiros têm até o dia 20 de março para inscrever filmes de longa e curta duração, documentários e filmes de animação no 15º Festival Internacional de Cinema de Xangai (Siff, do inglês Shanghai International Film Festival), realizado entre 16 e 24 de junho.
As cópias das produções em DVD devem ser enviadas para a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (Ccib), que representa o festival no Brasil, com legenda em inglês, acompanhadas de fotos do filme e do diretor, material promocional e sinopse também em inglês, além do formulário eletrônico que deverá ser preenchido na página do festival (www.siff.com).
Na edição passada do festival, cerca de 30 filmes brasileiros foram divulgados. A expectativa é que o número seja ainda maior neste ano.
Em entrevista a Agência Brasil, a diretora executiva e fundadora da Ccib, Uta Schwietzer, ressaltou que a participação brasileira não se limita ao cinema, mas se estende também às produções destinadas à televisão. “As produções para a televisão têm toda a oportunidade de serem mostradas no Shanghai TV Festival (STVF), que ocorre na mesma época. Isso abre uma oportunidade muito grande para os produtores brasileiros que queiram exibir seus trabalhos lá”.
A íntegra da matéria pode ser lida aqui.

Vaga - Educador de artes


Local:
 Avenida Nova Cumbica, 919- Vila Nova Cumbica - Guarulhos - SP
Data Final: 05/02/2012
Descrição: Centro Social Brasil Vivo busca educador de artes. É importante o candidato ter curso superior em artes. Horário de trabalho: das 07 às 17h, de segunda a sexta-feira. É oferecido: salário R$1.150,00, refeição no local, cesta básica, vale transporte e convênio médico. Os interessados podem encaminhar currículos ao e-mail: brasilvivo@terra.com.br

Vaga - Arte educador de música


Local:
 Av. Dr. Timóteo Penteado, nº 3035, Torres do Tibagi, Guarulhos - SP
Data Final: 27/01/2012
Descrição: O Lar da Irmã Celeste contrata profissional autônomo para atuar como arte educador na área de música. Trata-se de uma entidade beneficente de assistência social. É importante esse profissional apresentar: experiência comprovada em trabalhos com crianças de seis a 12 anos de idade e experiência profissional nos instrumentos de sopro e corda. As funções consistem em: planejar atividades coerentes para os grupos de idade durante o ano; traçar organizar e preparar músicas para as festas da Instituição (ocorridas durante o ano); e projetar, organizar e preparar a festa de encerramento das atividades do LIC. Perfil do candidato: ser criativo e capaz de contribuir para a transformação social; capacidade de trabalhar em equipe, estabelecendo relações entre seu trabalho e dos colegas; domínio do grupo (saber estabelecer regras junto com as turmas). Horários: na segunda-feira, das 7h30 às 17h30; às quartas, das 7h30 às 17h30; e sexta- feira das 7h30 às 17h. Remuneração: R$ 1.500,00 e refeição no local. Os interessados devem residir em Guarulhos ou em local de fácil acesso e encaminhar currículo para o e-mail rh@lardairmaceleste.org.br, mencionando no campo assunto o código Música.

Vaga - Coordenador Programa Cultura & Lazer, da Ação Comunitária do Brasil


Local:
 Campo Limpo - São Paulo - SP
Data Final: 01/02/2012
Descrição: Açao Comunitária do Brasil contrata profissional da área da cultura, com experiência mínima de três anos em coordenação de programas educativos nessa área. São necessários conhecimentos na área de gestão, poltícas e captação de recurso em cultura e lazer, desenvolvimento comunitário. Contratação em CLT. Carga horária: 40 horas semanais, com disponibilidade em alguns sábados ao ano. Os interessados podem encaminhar currículo com pretensão salarial ao e-mail: rachel.matos@acomunitaria.org.br

Vagas - Educadoras

Local: Rua Catrimani - 333 - Cidade Patriarca - São Paulo - SP
Data Final: 28/02/2012
Descrição: Abrigo Casa dos Inocentes procura educadoras. Horário de trabalho: das 6h30 às 14h, e das 14 às 22h. O regime é de 6/2, ou seja, trabalha seis dias e folga dois. Renumeração: R$ 750,00. O contrato é CLT. Há possibilidade de aumento salarial. Os interessados podem encaminhar currículo e esclarecer dúvidas diretamente com a coordenadora Mara via telefone (11) 2791-7010 e/ou e-mail: casadosinocentes@ig.com.br

Vaga - AUXILIAR DE BENEFÍCIOS

Data de encerramento: 27/1/2012
No período de 23/01/2012 a 27/01/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE BENEFÍCIOS.

Descrição do Cargo: - Experiência em solicitação de benefícios; - ponto eletrônico; - admissão; -  relatórios gerenciais; - arquivo; -  atendimento aos empregados; - suporte aos gestores; - usuário dos  sistemas DIMEP e DATAPONTO (Ponto Eletrônico).
Requisitos: - Experiência anterior na área de recursos em empresas de médio e/ou grande porte; - facilidade em lidar com o público; - liderança e criatividade; - ensino médio completo ou ensino superior em andamento na área de humanas; - experiência em desenvolvimento de políticas públicas, organizações sociais e culturais será considerado um diferencial; - conhecimento intermediário do pacote MS Office( Word,Excel, PowerPoint); - preferencialmente residir na região.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.
Horário de trabalho: a combinar.
Benefícios: Vale Transporte e Vale Refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 27/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - AUXILIAR DE ATIVIDADES GERAIS - FÁBRICAS DE CULTURA DE VILA CURUÇÁ

Data de encerramento: 27/1/2012
No período de 23/01/2012 a 27/01/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE ATIVIDADES GERAIS para as FÁBRICAS DE CULTURA DE VILA CURUÇÁ.

Descrição da vaga: - Auxiliar o setor de atividades culturais, no apoio a manutenção da infra-estrutura, organização e distribuição de material e lanche; - assessorar os educadores nas necessidades em sala de aula, teatro e espaço físico em geral.
Requisitos: - Ensino médio completo; - usuário do pacote MS Office (Word,Excel,PowerPoint);  - preferencialmente residente na região.


Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 27/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - ORIENTADOR DE SEÇÃO

Data de encerramento: 27/1/2012
No período de 23/01/2012 a 27/01/2012, receberemos currículos para preenchimento de vaga de ORIENTADOR DE SEÇÃO.
Descrição da vaga: - Coordenar, capacitar e acompanhar o desenvolvimento dos monitores; - observará o funcionamento e manutenção dos equipamentos da área; - apoiará o desenvolvimento de projetos educacionais; - suporte a coordenadoria educacional.
Requisitos: - Boa redação e ortografia; - experiência na área educacional; - ensino superior completo ou em andamento na área de ciências exatas; - vivência anterior em organizações sociais  será considerado um diferencial, ser comunicativo; - pró-ativo e flexível.
Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Horário de trabalho: Das 09h00 às 18h00 de segunda a sexta-feira, podendo trabalhar sábado ou domingo, conforme escala de plantão.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículo e entrevista a ser agendada pelo setor de Recrutamento e Seleção. Os interessados deverão encaminhar currículo até 27/01/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br