Seja bem-vindo ao "POSSIBILIDADES DA ARTE"! Aqui você poderá buscar oportunidades ligadas ao mundo da arte, vagas de emprego, editais, concursos culturais e muito mais! Obrigado por sua visita... Volte sempre!


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Seleção elenco "Shrek, O Musical"


Estamos selecionando atores, cantores e bailarinos para a produção do grande sucesso musical da Broadway “Shrek, O Musical”, com estreia em dezembro de 2012, no Rio de Janeiro.
Faça parte da audição e ajude a contar a estória do ogro mais querido do mundo!!!

Perfil das personagens

Shrek

Um ogro que foi expulso de casa aos 7 anos, adora viver isolado de todos em seu pântano na floresta do reino “Tão Tão Distante”. Sabe que é um ser assustador e se diverte com isso, parece não ter nenhum tipo de sentimento, mas no fundo tem um coração do tamanho dele. Excelente cantor e ator, com idade de 25 à 40 anos. No mínimo 1,80 m de altura - Voz potente com possibilidade de transitar pelo Pop Rock.
Barítono com agudos (Baritenor).

Burro

Um Burro falante, figurão, irreverente, inquieto, ingênuo e cheio de energia. Extremamente covarde e com propensão a ter ataques de pânico.
Nunca teve um verdadeiro amigo e percebe que Shrek é um ótimo candidato, apesar das desavenças. Excelente ator com tom de comédia, cantor e noção de dança, com idade de 20 à 40 anos. Estilo de voz para Jazz, Pop Rock, Barítono com agudos (Baritenor).

Fiona

A Princesa linda que possui um grande segredo - foi enfeitiçada para que em todo por do sol se transforme em um ser repugnante para sociedade, uma ogra. Doidinha, totalmente bipolar, vive isolada em uma torre desde pequena, ansiosa pela chegada do seu príncipe encantado. Excelente atriz e cantora, bailarina com bastante noção de sapateado. De 25 à 40 anos . Altura aproximada 1.60 m. Voz bela, belter.

Fiona adolescente / ensemble

Excelente atriz e cantora, com idade de 18 à 25 anos. Altura aproximada 1.40m. Voz bela, belter

Fiona criança

Excelente atriz e cantora, com idade de 8 à 12 anos. Altura aproximada 1.20m. Voz bela, belter

Lord Farquaad

Um lorde maligno. Ser extremamente narcisista com um ego enorme, mas com uma estatura totalmente oposta, mede 1.40m. Está em busca de uma princesa para que possa se tornar o Rei de Dulloc, uma cidade que foi toda repaginada por ele, transformada em uma Disneylandia Medieval decadente. Adora a perfeição e foi por isso que expulsou do próprio reino as criaturas dos contos de fadas, as quais considera aberrações.
Excelente ator/cantor/bailarino, muito forte, com excelente preparo físico por passar todo o espetáculo interpretando de joelhos. Idade de 20 à 35 anos. Barítono.

Dragona/ensemble

Excelente atriz e cantora com estilo vocal para Jazz/Blues

CORO

Homens e mulheres com Idade de 18 à 40 anos, perfil variado de altura; de 1,40m à 1,90m. Excelentes cantores, bailarinos e atores (exige noção de sapateado). Serão Soldados, Bonecos e Povo de Dulloc, Ratos sapateadores e as criaturas dos contos de fadas como: Pinóquio, Lobo Mau, Fadas, Elfos, Três Porquinhos, Bruxas ,Humpty Dumpty e etc. Experiência em coros de vozes mistas.

INFORMAÇÕES: http://www.shrekomusical.com.br/

Audições para O Rei Leão


CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

Audições:

1ª audição:

  • São Paulo - 04 a 08 de junho de 2012
  • Rio de Janeiro - 10 a 12 de junho de 2012
  • Salvador - 14 a 16 de junho de 2012

2ª audição (call back):

  • São Paulo - 13 a 19 de agosto de 2012

3ª audição (final):

  • São Paulo - 12 de setembro a 10 de outubro de 2012

Ensaios (datas a confirmar):

  • São Paulo - 07/01/2013 a 03/03/2013
  • Carga horária: 10 horas/dia aproximadamente
  • 6 dias/semana
  • 1 folga semanal

Estréia:

  • Março de 2013 (data a confirmar)
  • Teatro Abril - São Paulo

Apresentações:

  • A definir e confirmar
  • Poderão ser agendadas récitas extras em horários/dias diferentes dos estabelecidos como temporada, as quais serão comunicadas com antecedência de até 1 semana anterior à data da récita, respeitando uma folga semanal.

Informações Gerais:

  • O valor a ser pago e a forma de pagamento (para ensaio e temporada) será informado após o término das audições, momento em que o candidato aprovado receber a minuta do contrato com todas as informações pertinentes ao projeto.
  • A produção do espetáculo não será responsável por nenhum tipo de despesa do candidato no período de audições, ensaios e temporada, tais como: transportes, hospedagem, alimentação, traslados, despesas medicas, dentre outros.
  • A contratação do candidato aprovado seguirá as políticas de contratação da produtora. O contrato só poderá ser firmado após a entrega de todos os documentos solicitados, estando o profissional aprovado ciente que não poderá iniciar os ensaios sem a assinatura do contrato.
  • É necessário que o candidato(a) esteja disponível para a produção nos períodos acima mencionados de audição, ensaios e temporada.
  • O candidato deverá estar de acordo com todas as condições para participar das audições.

  • Mais Informações: http://atores.t4f.com.br/

Seminário Internacional de Políticas Culturais recebe trabalhos


O Setor de Pesquisa de Política e Culturas Comparadas da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) receberá, a partir da próxima terça-feira (1/5), propostas para apresentações de trabalhos no III Seminário Internacional de Políticas Culturais.
O objetivo do evento é promover a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e profissionais e entusiastas da área. São aceitos trabalhos de alunos de pós-graduação, mestres, doutores e educadores que tenham as políticas culturais como foco.
Os textos inscritos devem ter entre oito e 15 laudas, incluindo as referências bibliográficas. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail politica.cultural@rb.gov.br, até o dia 4 de junho.

Festival de Inverno de Campos do Jordão oferece bolsas de estudo


O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão abriu inscrições para bolsas de estudo da edição 2012. O evento é voltado, principalmente, para atividades pedagógicas e promove também atrações para o público.
O festival oferece cursos de instrumento, prática de orquestra e música de câmara para alunos entre 14 e 30 anos. No total serão oferecidas 115 bolsas de estudo.
Neste ano, a Orquestra Acadêmica, formada por bolsistas e alguns professores, fará três concertos, um por semana, durante o evento. Também serão realizados concertos de música de câmara, dos quais participam professores e alunos.
As inscrições vão até 15 de maio. Para conferir a íntegra do edital clique aqui.
Cortes - O número de bolsas de estudo cedidas pelo festival foi reduzido em comparação a edições anteriores. No ano passado foram selecionados 166 alunos e, em 2010, foram 180.
As premiações também sofreram cortes. O prêmio Eleazar de Carvalho, dado a um aluno que se destacou durante o evento, foi reduzio pela metade passando de R$ 48 mil para R$ 24 mil. Outras prêmios como Ayrton Pinto (de R$ 8.000) e Camargo Guarnieri (de R$ 15 mil), atribuídos nas edições anteriores, não constam no edital.
De acordo com Arthur Nestrovski, diretor artístico do evento, o número menor de bolsistas neste ano representa uma volta às origens do evento e ao foco na prática orquestral e nas aulas de canto, violão e piano.
A Fundação Osesp, que assumiu a gestão do evento neste ano, no lugar da organização cultural Santa Marcelina Cultura, informou por meio de sua assessoria ao jornal Folha de S. Paulo que a programação completa, incluindo detalhes do orçamento e prêmios serão anunciados no início de maio, durante uma entrevista coletiva de lançamento do festival.
O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão acontece entre 30 de junho e 29 de julho no interior paulista.
Para mais informações acesse festivalcamposdojordao.org.br.

Vaga - JORNALISTA


PROCESSO SELETIVO – RH/026/2012 – JORNALISTA (01 VAGA )


“A ASSOCIAÇÃO DOS ARTISTAS AMIGOS DA PRAÇA (Organização Social de Cultura Qualificada – Lei Complementar 846/1998 e Dec. 43.493/1998) torna público que entre os dias 25 de abril de 2012 e 03 de maio de 2012 receberá CURRICULUM para preenchimento de vaga para o seguinte cargo:

JORNALISTA – (01 VAGA) 

Resumo das Atividades
Redigir matérias para site, realizar cobertura dos eventos da instituição através de entrevistas e elaboração de matérias.
Planejamento, desenvolvimento e edição de publicações, livros e revistas.



Requisitos
Formação em Comunicação Social - Jornalismo
Experiência mínima de 01 ano como Editor
Boa cultura geral
Domínio da língua portuguesa 
Experiência em internet, novas mídias, redes sociais. 



Informações sobre a Contratação
Regime de Contratação: CLT
Carga Horária: 44 horas semanais
Benefícios: Vale Refeição, Plano de Saúde e Vale Transporte
Faixa Salarial: R$ 2.500,00 a R$ 3.100,00

Processo de Seleção
A seleção será realizada mediante análise de CURRICULUM e entrevista pessoal realizada pelo Departamento Administrativo da Associação. A entrevista poderá, a exclusivo critério da Associação dos Artistas Amigos da Praça, contar com a participação do(s) profissional(is) responsável(eis) pela área onde a(s) vaga(s) está(ão) disponível(eis).
 
E-mail: selecao@adaap.org.br / “Assunto”: Jornalista – 026/2012.

Obs.: Os currículos que forem enviados para outro endereço de e-mail que não seja o indicado no aviso de processo seletivo ou sem a descrição correta no campo "Assunto" serão descartados.


Importante

O resultado do processo seletivo será divulgado neste website a partir de 07 de maio de 2012, data de encerramento deste procedimento de contratação.
A inscrição do candidato no processo seletivo, que se materializará mediante a apresentação do seu CURRICULUM, implica o pleno conhecimento e consequente aceitação de tudo o que constante no instrumento convocatório, bem como no Manual de Recursos Humanos da Associação, acessível no endereço www.adaap.org.br.

A Associação dos Artistas Amigos da Praça poderá, a seu exclusivo critério, deixar de convocar os candidatos participantes, inclusive o que selecionado, bem como revogar o processo seletivo em qualquer uma das suas etapas.

Vaga - Assistente de comunicação

Local: Vila Clementino - São Paulo - SP
Data Final: 30/06/2012
Descrição: Fundação Dorina Nowill para Cegos seleciona assistente de comunicação. Esse profissional ficará responsável pelo planejamento de comunicação interna; planejamento de campanhas de endomarketing; montagem de informativos, canais de comunicação e quadro de eventos; redação de textos, conteúdos para revista falada, portal web, blog, redes sociais, textos de campanhas; desenvolvimento de pesquisas e entrevistas para canais de comunicação. Outras atividades desse cargo envolvem: controle de processos e cronogramas de projetos integrados; produção de apresentações e relatórios; organização e suporte a eventos; suporte às atividades e rotinas do departamento de marketing e comunicação. Horário de trabalho: das 08 às 18h. Os interessados podem encaminhar currículo, com pretensão salarial, ao e-mail: rh@fundacaodorina.org.br

Vaga- Orientador socioeducativo

Local: São Paulo - SP
Data Final: 06/05/2012
Descrição: O Instituto Social Santa Lúcia procura orientador socioeducativo. É necessário ter ensino médio completo, desejável estudante da área de humanas, necessária habilidade para dialogar com moradores em situação de rua e crianças em situação de trabalho. Contrato CLT. Carga horária: 40 horas com duas folgas semanais (disponibilidade para trabalhar finais de semana e feriados em escala de plantão). Horário: das 8 às 17 horas. Salário de R$ 1.020,48. Os interessados podem enviar currículo no corpo da mensagem para seasbutanta@gmail.com. Importante: não serão avaliados currículos anexo.

Vagas - Supervisores para face to face

Local: São Paulo - SP
Data Final: 30/05/2012
Descrição: Agência de captação de recursos a organização precisa de supervisores para equipe de captação de recursos a entidades no modo face to face. Esse profissional deverá supervisionar uma equipe de cerca de 20 captadores. Requisito: experiência em vendas externas. É oferecido salário fixo, ajuda de custo e comissões e regime de contratação CLT. Os interessados podem enviar currículo para o e-mail: caridades.br@perdmservices.com.

Vaga - Gerente de programas educacionais

Local: Rua Dr. Fernandes Coelho, 85/15º andar - Pinheiros - São Paulo - SP
Data Final: 10/05/2012
Descrição: Instituto Ayrton Senna abre seleção para gerente de programas educacionais para atuar em larga escala na área de educação pública. Perfil solicitado: experiência com educação pública e gestão de projetos (preferencialmente com alguma escala); gestão de processos com foco em resultados; experiência com gestão do conhecimento (produção e sistematização de textos, materiais didáticos, pesquisas, estudos,etc); experiência em gestão de equipes/pessoas, alta capacidade de planejamento e organização e excelente habilidade na comunicação escrita. O profissional deverá ter experiência com ensino a distância(orientação de tutores, monitoramento de EaD, design instrucional, definição de conteúdo). Interessados deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para: sre.ias@ias.org.br, indicando o código: gerente de programas

Vaga - Educador


Local: Rua Catrimani, 333, próximo ao metrô Patriarca - São Paulo - SP
Data Final: 27/04/2012
Descrição: Abrigo Casa dos Inocentes seleciona educador. É necessário ter ensino médio completo e interesse por crianças. Atividades desse cargo: cuidar e educar grupo de crianças de idade entre 9 e 15 anos de idade. Horário: das 14 às 22h, plantonista (trabalha seis dias seguidos e folga dois dias). Salário R$ 750,00. Os interessados podem consultar a Mara pelo telefone (11) 2791-7010 ou encaminhar currículos ao e-mail: casadosinocentes@ig.com.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Funarte amplia prazo de editais do Prêmio de Arte Contemporânea


A Funarte prorrogou para 30 de abril o prazo de inscrições para quatro editais do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012. Válidos para todo o Brasil, os quatro editais selecionam projetos de exposições, a serem realizadas nos espaços de artes visuais de Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e São Paulo (SP).
O objetivo do prêmio é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, a produção artística e promover a difusão destas manifestações artísticas.
Estão habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais. O participante pode também representar coletivos de artistas ou ser representado por uma pessoa jurídica. Todas as ações ou produtos gerados pelo prêmio serão gratuitos.
Para acessar os editais, clique nos links abaixo:

Festival Internacional de Games do Brasil abre inscrições para jogos


Estão abertas as inscrições para o Brazilian International Game Festival (BIG), que acontece de 29 de novembro a 9 de dezembro, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo (SP). O evento, que pretende movimentar o mercado de games no país, oferecerá prêmios para produtores independentes, num total de R$ 52 mil.
Na competição, aberta a brasileiros e estrangeiros, poderão ser inscritos jogos publicados há menos de dois anos antes do início do festival. O júri, formado por especialistas brasileiros e estrangeiros do mercado, oferecerá um prêmio de R$ 30 mil para o melhor jogo; outro, de R$ 7 mil, para a revelação brasileira; e dois prêmios, de R$ 2 mil, para melhor som e melhor arte.
Os jogos concorrentes podem ser em qualquer plataforma eletrônica – consoles (como Xbox, Wii e PS3), web, tablets, celular e outros. Serão avaliados aspectos visuais, sonoros, narrativos e jogabilidade.
Durante os 10 dias, os jogos finalistas estarão disponíveis para o público, que poderá visitar o festival com entrada franca e experimentar cada um deles. Ao final do evento, os visitantes também poderão escolher seus favoritos. Outra atividade interativa será a Game Jam, gincana de criação de games em 24h, que premiará a equipe vencedora.
Além da competição e da exposição dos games concorrentes, o BIG também promoverá uma série de atividades para o público em geral. Em uma área reservada, as crianças poderão aprender os princípios da mecânica dos jogos, construindo tabuleiros que levarão para casa. Já os profissionais poderão usufruir de exposições, workshops, capacitação e encontro de negócios.
O BIG trará especialistas estrangeiros para capacitar os desenvolvedores de games e profissionais de mídias criativas.
As inscrições podem ser realizadas pelo site www.bigfestival.com.br.

São Paulo recebe inscrições de projetos para lei de incentivo fiscal


A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo está com inscrições abertas para projetos culturais com benefícios da lei de incentivo fiscal. Estão aptos a participar do edital pessoas física ou jurídica residentes na cidade de São Paulo há pelo menos dois anos.
Podem ser inscritos projetos de música, artes cênicas, audiovisual, artes visuais, literatura e bibliotecas e patrimônio histórico e acervos. Cada proponente poderá apresentar até seis projetos.
As propostas devem ser entregue pessoalmente na Secretaria Executiva da CAAPC (Comissão de Averiguação e Avaliação de Projetos Culturais), na Avenida São João, 473 – 10° andar – Centro.
Antes de comparecer ao local, os interessados devem agendar um horário através do e-mail caapc@prefeitura.sp.gov.br.
As inscrições vão até o dia 31 de agosto.

Vaga - ORIENTADOR DE PÚBLICO



O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

ORIENTADOR DE PÚBLICO

DESCRIÇÃO DO CARGO:
Organizar o fluxo de pessoas e grupos no espaço expositivo;
Orientar e fornecer informações sobre o museu e suas normas;
Controle de entrada de visitantes.
 
ESCOLARIDADE: Ensino Médio completo.
 
MODALIDADE: CLT efetivo, com a jornada de 44 horas semanais. 
 
BENEFÍCIOS: VA ou VR / AM / AO / VT.
 
E-MAIL para envio de currículos: rh@poiesis.org.br – Assunto: Orientador Público (a) - São Paulo /SP
 
PROCESSO SELETIVO: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela gerência.
 
VALIDADE: 20/04/2012 a 26/04/2012.

Oficinas Culturais abrem as inscrições para a programação de abril a junho


Oficinas Culturais

Oficinas Culturais abrem as inscrições para a programação de abril a junho

No dia 2 de abril, as Oficinas Culturais, espaços da Secretaria de Estado da Cultura, abrem as inscrições para a programação de abril a junho em todo o Estado de São Paulo. Serão oferecidas atividades gratuitas de capacitação e formação de público.
 

As Oficinas Culturais do Estado foram criadas em 1986 com o objetivo de promover a difusão e a formação cultural em diversas áreas e para os mais variados públicos. “Como um dos principais programas de formação cultural do Governo de São Paulo, as oficinas oferecem conhecimento de qualidade a artistas e agentes culturais por meio das aulas e cursos gratuitos”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.


Em cada unidade são realizadas atividades de formação como oficinas práticas, cursos teóricos, palestras e seminários, e, também, são promovidas ações de difusão cultural como espetáculos de teatro, de dança, de circo, de música; mostras de artes visuais, de cinema, de vídeo e de fotografia, entre outras.



Um dos destaques da programação na capital é o Núcleo “100 anos de Nelson Rodrigues”, uma série de atividades que acontecerão de abril a junho na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, no Brás, para abordar a obra do jornalista, dramaturgo e escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), em celebração ao seu centenário.



Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o público poderá conferir a VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, de 24 a 29 de abril. A mostra terá como eixo a mulher na produção teatral da América Latina. Serão apresentadas seis companhias teatrais da América Latina (Argentina, Brasil, México e Uruguai), além de duas companhias especialmente convidadas da Espanha – Inversa Teatro, da Galícia, e Cia. Hnos. Oligor, de Valência.



Já no interior, um dos destaques é o Núcleo de Rádio programado pela Oficina Cultural Glauco Pinto, em Bauru, que acontecerá de maio a junho. Serão atividades integradas voltadas à criação de um programa de rádio, abordando roteiro, locução e produção de áudio. Este Núcleo é realizado em parceria com a Rádio Unesp de Bauru (FM 105,7), que levará o programa resultante ao ar no dia 8 de julho, às 20h (a transmissão também poderá ser ouvida pelo site da emissora: http://radio.unesp.br).



Outro destaque será o Workshop: Fotojornalismo Esportivo, que acontecerá na Oficina Cultural Pagu, em Santos, de 16 a 19 de abril, sob a coordenação de Ricardo Saibun, jornalista que trabalha como repórter fotográfico no jornal Diário de São Paulo. Durante o evento haverá uma mesa redonda que reunirá dois convidados especiais: Ricardo Nogueira e Ivan Storti. O workshop será finalizado com uma jornada fotográfica pela cidade de Santos.



A programação conta com 657 atividades e com 22.119 vagas distribuídas nas 21 Oficinas Culturais, seis delas na capital (Bom Retiro, Brás, Barra Funda, Itaquera, Cohab Taipas e São Miguel Paulista) e 15 no interior (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba).



As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades os interessados devem acessar o site www.oficinasculturais.org.br.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vaga - Estágio de mobilização de recursos


Local: Vila Burque - São Paulo - SP
Data Final: 01/05/2012
Descrição: O Fundo Brasil de Direitos Humanos seleciona candidato para estágio em sua sede na Vila Buarque, em São Paulo. O profissional precisa ser estudante, preferencialmente, em comunicação, ou publicidade, ou relações públicas. São requisitos necessários: conhecimento básico de informática, facilidade de comunicação, redação e relacionamento. A pessoa trabalhará na área de mobilização de recursos e apoiará a assessora no relacionamento com os parceiros já estabelecidos e na prospecção de novas parcerias. Deverá também trabalhar com cadastramentos e conferências de materiais. Deve ter desenvoltura em comunicação voltada para a promoção de causas e persuasão de públicos. Carga horária: 30 horas semanais, seis horas diárias. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: vagas@fundodireitoshumanos.org.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Vaga - Oficineiro de dança de rua, teatro ou capoeira


Local: Bairros de Santo André - SP
Data Final: 23/04/2012
Descrição: O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) busca oficineiro para atuar no Programa Projovem Adolescente em Santo André. A iniciativa tem como principal objetivo desenvolver atividades socioeducativas no contra turno escolar, utilizando a linguagem cultural, esportiva, artística como meio para intervenção na vida dos respectivos beneficiários. Esse oficineiro irá atuar com dança de rua, teatro, ou capoeira para ministrar vivências lúdicas e artísticas para jovens de 15 a 17 anos, buscando relacionar a prática cultural com a vivencias dos jovens em suas comunidades. Locais das atividades: bairros do município de Santo André onde acontecem os coletivos (Jardim Santo André, Vila Luzita, Parque Andreense, Jardim Cristiane, Parque Capuava, Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Cidade São Jorge e Utinga). Forma de contratação: RPA/empreendedor individual(MEI). É necessário que o oficineiro tenha fácil acesso à região onde as atividades acontecerão. Dias da semana: de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h e, quinzenalmente, segundas-feiras pela manhã das 09 às 12h. Quantidade de horas/semana: 3h30 por dia. Valor da hora: R$ 22,50. Para conhecer mais sobre o CIEDS, os interessados podem acessar o site www.cieds.org.br. Os interessados deverão enviar currículo, com o assunto o nome da vaga (oficineiro de dança de rua, teatro ou capoeira), para oportunidades.sp@cieds.org.br

terça-feira, 17 de abril de 2012

São Paulo divulga calendário de editais do ProAC


A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo começa, a partir deste mês, a publicação dos editais do Programa de Ação Cultural (ProAC). Com orçamento inicial de R$ 25 milhões para 2012, o ProAC Editais premia artistas e produtores culturais com recursos financeiros para viabilizar a realização de projetos em várias linguagens artísticas.
Os primeiros editais publicados vão contemplar os temas teatro, dança e festivais de arte, ainda em abril. Em maio, serão publicados os editais de artes cênicas para crianças, circo, literatura e inclusão cultural. Em junho, será a vez de artes visuais, cinema e audiovisual, patrimônio cultural e museus. Em julho, completando o calendário do semestre, serão publicados os editais de música.
O intuito do programa é contemplar, principalmente, linguagens artísticas de pouca visibilidade no mercado cultural. Por isso, ao longo do ano serão publicados editais específicos para apoio a projetos de culturas tradicionais, Hip Hop e temática LGBT, além de histórias em quadrinhos, para citar alguns exemplos.
Os editais funcionam como concursos, com período de inscrição, regras e parâmetros específicos. Para cada um deles, uma comissão de avaliação analisa e escolhe os projetos vencedores.
A publicação e a abertura de prazos de inscrição são divulgados no site www.cultura.sp.gov.br.

Rumos Itaú Cultural abre editais para Moda, Design, Dança e Audiovisual



O projeto Rumos Itaú Cultural abriu inscrições para três novos editais. As áreas contempladas são Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo.

O edital Rumos Moda e Design, realizado pela primeira vez, procura apoiar trabalhos acadêmicos de pós-graduação que tenham como tema a cadeia produtiva e as características de ambos os setores. Serão selecionadas teses ou dissertações em duas carteiras: Concluída e Em Andamento.
Em Cinema e Vídeo, a busca é por obras que explorem o potencial contemporâneo do audiovisual. Os interessados podem inscrever seus trabalhos em uma das três categorias: Documentários para Web, Filmes e Vídeos Experimentais e Espetáculos Multimídia.
Por fim, a 5ª edição do edital de Dança vai revelar e apoiar artistas e obras em quatro carteiras: Dança para Crianças, Dança para Formadores, Desenvolvimento de Pesquisa para Criação e Residência.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 13 de julho pela página do Rumos.

Festival de Cinema Latino-americano na Bélgica recebe inscrições


Estão abertas as inscrições para o Festival de Cinema Latino-Americano de Flandres, realizado em diferentes cidades belgas entre os dias 15 e 25 de novembro. Além da Bélgica, o evento também promove mostras paralelas em Xalapa (México), Cuenca (Equador) e Pitrufquén (Chile).
São aceitas inscrições de documentários e filmes de ficção que reflitam a realidade cotidiana do continente e tenham sido finalizados entre 2010 e 2012. Não existe limite de duração para as obras, nem de número de trabalhos inscritos por participante, mas todos devem apresentar legenda em português.
Haverá competição nas categorias longa-metragem de ficção, longa-metragem documental e curtas-metragens de ficção, de animação e documentais.
As inscrições terminam no dia 1º de agosto e são gratuitas. Para mais informações acesse www.latinofilmfestival.be.

Vaga - Técnico


Local: Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - SP
Data Final: 30/04/2012
Descrição: O Centro de Apoio Comunitário de Perus abre duas vagas para técnico em serviço de medidas socioeducativas em meio aberto. Requisitos: curso superior na área de humanas. Carga horária: 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira das 08 às 17hs. É oferecido vale transporte e almoço no local. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: smsema_vnc@cacp.com.br

Vaga - Coordenador de voluntáriado


Local: Brooklin - São Paulo - SP
Data Final: 25/04/2012
Descrição: Associação Maria Helen Drexel seleciona coordenador de voluntariado. Caberá ao profissional captar recursos para a instituição e gerenciar eventos e atividades que envolvam os voluntários. Imprescindível ter facilidade de comunicação e disponibilidade de horário. Remuneração: R$ 1.500,00. É oferecido cesta básica, vale refeição e vale transporte. Os interessados podem encaminhar currículo para: servicosocial@helendrexel.org.br

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Programa Cinema do Brasil recebe inscrições para catálogo online


O Programa Cinema do Brasil recebe, até o dia 19 de abril, inscrições de filmes a serem catalogados e disponibilizados para exibição permanente no Cinando, site dedicado à indústria do cinema que reúne informações sobre filmes e projetos, além de estimular contatos entre produtores, distribuidores e agentes de vendas. O Cinando também promove a divulgação dos filmes nos principais festivais internacionais.
Uma das seções do site é a Online Screening Room, onde é possível acessar um banco de dados com obras audiovisuais. A exibição é restrita aos profissionais que a produtora julgar apropriados e estratégicos para os seus negócios. Para assistir o filme é necessário enviar uma solicitação para a produtora responsável.
Cada streaming fica acessível por apenas 24 horas. Todos os associados que estiverem em dia com o Programa Cinema do Brasil poderão exibir seus filmes na Online Screening Room.
Durante o Festival de Cannes, o Cinema do Brasil irá oficializar sua parceria com o Cinando por meio de uma página dedicada no seu portal. Cada produtora poderá inscrever de um a três filmes prontos, produzidos a partir de 2010, e trailers de projetos.
Para mais informações, acesse o site do Cinema do Brasil.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prêmio Brasil de Fotografia abre inscrições para ensaios e pesquisas


Estão abertas as inscrições para o Prêmio Brasil de Fotografia. A curadoria do concurso seleciona trabalhos que elaborem uma reflexão sobre a história social e estética do olhar contemporâneo.
Serão avaliadas obras em duas categorias. Em “Ensaios Fotográficos” são aceitas séries que formem um conjunto entre oito e 12 imagens sobre o mesmo tema, caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral.
Para a categoria “Pesquisas Contemporâneas” serão avaliados projetos que reflitam a metalinguagem e as fronteiras da representação pela fotografia, em suportes e linguagens variados como vídeo, gravura, instalação, ocupação urbana e arte eletrônica, desde que a fotografia still (estática) esteja claramente presente nos trabalhos.
O evento irá conceder prêmios de R$ 10 mil a R$ 40 mil aos vencedores.
As inscrições terminam no dia 20 de maio. Para mais informações sobre o concurso, acesse www.portoseguro.com.br/fotografia.

Iphan seleciona candidatos à bolsa em preservação do patrimônio cultural


O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional está com inscrições abertas para seu Edital 2012 de Seleção do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural.
Serão oferecidas 21 bolsas de estudos, destinadas a formar profissionais, graduados em diversas áreas de conhecimento, para atuarem no campo da preservação do patrimônio.
O curso associa as práticas desenvolvidas nas unidades do Iphan, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa.
As inscrições terminam no dia 19 de abril. O edital está disponível aqui.

Democracine encerra inscrições na próxima segunda (16/2)


Terminam na próxima segunda-feira (16/4) as inscrições para a primeira edição do Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre, que acontece entre os dias 13 e 16 de junho na capital gaúcha.
A mostra competitiva irá selecionar 25 filmes de curta e média-metragem, captados em qualquer mídia, finalizados a partir de 31 de dezembro de 2009. Os curtas devem ter até 20 minutos de duração e as obras de média-metragem entre 20 e 50 minutos, incluindo créditos.
Já a mostra informativa, não competitiva, será formada por filmes de curta, média e longa-metragem, de ficção e documentário, brasileiros e estrangeiros. Os filmes inscritos devem estar legendados em português, inglês, espanhol ou francês.
O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

TV Cultura recebe inscrições para concurso de música clássica


A TV Cultura abriu inscrições para o concurso Pré-Estreia, que vai selecionar jovens intérpretes da música clássica brasileira: instrumentistas com até 24 anos, cantores solistas com até 28 anos de idade e grupos de música de câmara com três até oito participantes. O prazo de inscrições vai até 26 de maio.
Os inscritos serão avaliados por uma dupla de jurados de acordo com sua categoria: canto, cordas, piano, metais, madeiras, violão, percussão e música de câmara. A comissão de seleção e o diretor artístico, o maestro João Maurício Galindo, selecionarão 24 candidatos para a temporada 2012, sendo 18 solistas instrumentistas e cantores e seis conjuntos de câmara.
Nas provas eliminatórias, cada candidato apresentará duas obras, de estilos contrastantes. Em caso de solistas, tais provas serão feitas, quando necessário, com acompanhamento de piano. Serão oito eliminatórias, sendo seis de solistas e duas de conjuntos. O vencedor de cada eliminatória de solista garante uma vaga nas semifinais. O vencedor de cada eliminatória de conjunto de câmara segue para a etapa final do concurso.
As duas provas semifinais serão realizadas no Conservatório de Tatuí, interior de São Paulo, cada uma com quatro candidatos. Os concorrentes também apresentarão duas obras, mas diferentes das apresentadas nas eliminatórias. Desta forma, o público e o júri poderão conhecer melhor os candidatos e avaliar mais acuradamente seu desempenho. Os vencedores de cada semifinal completam a disputa da final.
A grande final do concurso será realizada na Sala São Paulo, com dois solistas e dois conjuntos. Nessa fase, os solistas se apresentam à frente da Orquestra do Conservatório de Tatuí regida pelo maestro João Maurício Galindo.
Em cada uma das etapas, os candidatos serão avaliados por uma banca examinadora formada por cinco a sete jurados, dos quais três serão fixos.
As eliminatórias têm início no dia 24 de agosto. A final acontece em 9 de dezembro.
Os prêmios variam de R$ 15 mil a R$ 35 mil, além de recitais promovidos pelo Sesi-SP, em 2013.
Apresentado pelo maestro João Maurício Galindo e pela jornalista Roberta Martinelli , o Pré-estreia será exibido pela TV Cultura de 7 de outubro  a 16 de dezembro, sempre aos domingos, às 16h.
O regulamento e a ficha de inscrição estão no site www.cmais.com.br/preestreia.

Vaga - Assistente Técnico de Som e Luz II


FÁBRICAS DE CULTURA – JARDIM SÃO LUÍS

Assistente Técnico de Som e Luz (1 vaga)

DESCRIÇÃO DO CARGO:
Responder pelos serviços de som e luz das ações artísticas no CFC.
Responder pelo suporte técnico na produção das atividades,inclusive de formação,no CFC;
Garantir a boa execução dos aspectos técnicos de som,luz e projeção nos espetáculos,apresentações e nas atividades realizadas
No CFC;
Manter a guarda e o perfeito funcionamento das ferramentas de trabalho;
Participar  de ensaios, sob demanda, para entender inserção adequada de som e luz nos espetáculos produzidos pelas diversas atividades do CFC;
Operar o som dos espetáculos e apresentações do CFC,sob demanda.

PERFIL:
Técnico de som e luz com experiência comprovada e referências no meio artístico-cultural.
Desejável conhecimento na operação de equipamentos técnicos auxiliares a atividades artísticas e culturais.

MODALIDADE: CLT

BENEFÍCIOS: VA OU VR/ AM/AO/VT.

E-MAIL  para envio de currículos: rh.fabricas-sl@poiesis.org.br

PROCESSO SELETIVO: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela gerência.

VALIDADE: 12/04/2012 a 22/04/2012

Vaga - Assistente Técnico de Som e Luz I


FÁBRICAS DE CULTURA - VILA NOVA CACHOEIRINHA

Assistente Técnico de Som e Luz (1 vaga)

DESCRIÇÃO DO CARGO:
Responder pelos serviços de som e luz das ações artísticas no CFC.
Responder pelo suporte técnico na produção das atividades,inclusive de formação,no CFC;
Garantir a boa execução dos aspectos técnicos de som,luz e projeção nos espetáculos,apresentações e nas atividades realizadas
No CFC;
Manter a guarda e o perfeito funcionamento das ferramentas de trabalho;
Participar  de ensaios, sob demanda, para entender inserção adequada de som e luz nos espetáculos produzidos pelas diversas atividades do CFC;
Operar o som dos espetáculos e apresentações do CFC,sob demanda.

PERFIL:
Técnico de som e luz com experiência comprovada e referências no meio artístico-cultural.
Desejável conhecimento na operação de equipamentos técnicos auxiliares a atividades artísticas e culturais.

MODALIDADE: CLT

BENEFÍCIOS: VA OU VR/ AM/AO/VT.

E-MAIL  para envio de currículos: rh.fabricas-ca@poiesis.org.br

PROCESSO SELETIVO: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela gerência.

VALIDADE: 12/04/2012 a 22/04/2012

Vaga - Oficineiro de arte e artesanato


Local: Rua Brigadeiro Machado, nº 243 - Brás - São Paulo - SP
Data Final: 27/04/2012
Descrição: A Casa São Lázaro e Associação Reciclázaro abrem o processo seletivo para a contratação de um oficineiro, com experiência em oficinas de arte e artesanato. Este oficineiro deverá ter conhecimento em pelo menos duas técnicas, conforme descrição abaixo: marchetaria, reciclagem vidro (fusing), jateamento, reciclagem de tetra pak, tapeçaria e costura. É importante que o oficineiro deverá apresentar qualificações para atender a diversidade das oficinas existentes no projeto (domínio de técnicas). Horário de trabalho: das 08 às 17h. Carga horária: 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Remuneração: R$ 1.353,63 (líquido a receber) - em recibo de prestação de serviço. Os interessados podem encaminhar currículo com portfólio de trabalhos realizados ao e-mail: casasaolazaro@reciclazaro.org.br

Vagas - Arte educadores: percussão e artes plásticas


Local: Diadema- SP
Data Final: 30/04/2012
Descrição: O Projeto Meninos e Meninas de Rua de Diadema abre duas vagas para arte educadores para trabalharem com crianças e adolescentes. Uma vaga é para profissional com habilidade em percussão e construção de instrumentos musicais alternativos. Além de ministrar as aulas específicas, desenvolverá formações sobre temas relacionados ao Estatuto da criança e do Adolescente e apoio sociofamiliar. A segunda vaga é destinada para profissional com habilidade em artes plásticas e terá utilização de materias alternativos para construção de máscaras, bonecos gigantes, esculturas. Além de ministrar as aulas específicas, desenvolverá formações sobre temas relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente e apoio sociofamiliar. Carga horária: 20 horas semanais. É oferecido vale refeição e vale transporte. Salário: R$ 1.000,00. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: pmmrdiadema@gmail.com

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Prazo para inscrição de projetos no ProAC-ICMS é prorrogado


A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo ampliou o prazo para inscrição de novos projetos no Programa de Ação Cultural (ProAC–ICMS). Agora, os interessados têm até o dia 11 de maio para se inscrever.
Em fevereiro, o prazo já tinha prorrogado por um mês, por conta de problemas técnicos no sistema, que funciona via internet. Nas útimas semanas, os proponentes voltaram a ter dificuldade para acessar o site da Secretaria.
O ProAC-ICMS é um dos programas de incentivo à produção cultural mantidos pelo governo de São Paulo. Ele funciona com base em renúncia fiscal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e pode ser pleiteado para uma grande variedade de projetos culturais, incluindo artes plásticas, visuais, design, música, circo, audiovisual, teatro, cultura popular, dança, museus, hip-hop, literatura, preservação do patrimônio histórico, vídeo, programas de rádio e TV e bibliotecas.
No final de 2011, a Secretaria da Cultura realizou uma série de mudanças no ProAC-ICMS. Uma das medidas estabeleceu um calendário fixo para cadastramento de novos proponentes (uma vez por ano) e de projetos (duas vezes por ano). Em 2012, deverão ser investidos R$ 100 milhões no programa.
Para saber mais sobre o programa e ter acesso aos editais, clique aqui.

Vaga - Coordenador pedagógico


Local: Rua Solon, 1121, Bom Retiro - São Paulo - SP
Data Final: 08/06/2012
Descrição: Instituto Criar de TV e Cinema contrata coordenador pedagógico. Esse profissional precisa ter formação em pedagogia ou especialização em pedagogia, experiência em orientação pedagógica incluindo planejamento, monitoramento e avaliação das ações pedagógicas e formação dos educadores quanto ao processo ensino aprendizagem; experiênciam em gestão de equipe de educadores e atendimento direto a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ele ficará responsável por planejar, monitorar e avaliar ações pedagógicas desenvolvidas; observar práticas e posturas pedagógicas dos educadores e orientá-los no sentido de promover "alinhamento" da proposta pedagógica da instituição; orientar e acompanhar educadores quanto ao cumprimento dos combinados de horários e prazos; orientar educandos e auxiliá-los, quando solicitado, nas suas questões de aprendizagem; orientar educandos quanto aos combinados e rotina da instituição. Carga horária: das 08h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: cristina@institutocriar.org

Vaga - assistente para a escola de música


Assistente

Local: Auditório Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral s/nº - Parque do Ibirapuera – Portão 2 – São Paulo - SP
Data Final: 13/04/2012
Descrição: Escola do Auditório Ibirapuera contrata assistente para a escola de música. Requisitos: ensino médio completo; conhecimento de informática (Word, Excel e e-mail); responsabilidade; pontualidade; disponibilidade e boa comunicação. Facilidade para trabalhar com adolescentes e jovens e gostar de música. Atividades para essa área de atuação: manter atualizado os instrumentos de gestão da escola (cadastro de alunos, controles de frequência); atendimento e comunicação com os alunos e os pais de alunos; colaborar com as rotinas da escola com relação a horários de aulas, ensaios, materiais e apresentações. Carga horária: segunda a sexta-feira, das 08 às 17h, com revezamento aos finais de semana. A contratação é para início imediato. Contrato CLT. Remuneração: R$1.100,00 e benefícios. Os interessados podem enviar currículos para Vera pelo e-mail: veradal@gmail.com

Vaga - Designer gráfico júnior


Local: Rua Capote Valente, 1332 - Próximo a estação Sumaré do metrô - São Paulo - SP
Data Final: 13/04/2012
Descrição: A Liga Solitária seleciona profissionais para trabalhar na àrea de desenvolvimento institucional. O candidato deverá ter: grande habilidade no pacote Adobe CS4, com preferência para InDesign, Photoshop e Ilustrador; tratamento de imagem e vetorização/ilustração; fechamento de arquivo, conferência de provas e relacionamento com gráficas para especificações de arte (papel, tipo de impressão e acabamentos). Será um diferencial ter conhecimento em Dreamweaver, Freehand e CorelDraw. Carga horária: de segunda a sexta-feira, das 09 às 18h. É oferecido vale refeição e vale transporte. Salário entre R$ 1.500,00 e 1.700,00. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: priscila.minicelli@ligasolidaria.org.br

Vaga - Educador social


Local: Rua Carlantonio Carlone, 102 - Jd Independência - São Paulo - SP
Data Final: 30/04/2012
Descrição: Associação Pela Familia precisa de educador social. Esse profissional irá coordenar grupo de educandos, elaborar planejamento e executar os projetos, relatórios e desenvolver atividades com crianças. Regime CLT. Carga horária: de segunda a sexta-feira. Salário: R$ 1.416,59. É oferecido vale alimentação, vale transporte e assistência médica. Os interessados podem encaminhar currículo ao e-mail: selecao@aspf.org.br

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SP Escola de Teatro promove cursos de extensão cultural


O Governo de São Paulo abriu inscrições para os cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que acontecem nos meses de maio e junho. Para a primeira temporada, foram convidados profissionais qualificados, como o dramaturgo Alcides Nogueira e o maestro italiano Ennio Speranza.
De 7 a 31 de maio, Nogueira irá comandar o curso de Teledramaturgia, voltado a estudantes de artes cênicas, escritores e interessados em geral. Nas aulas práticas, os alunos criarão, a partir de uma story line, uma sinopse baseada nas técnicas da narrativa da televisão.
Já o maestro italiano Ennio Speranza propõe, no curso O Libreto de Ópera: Teoria, História e Prática, mostrar a relação entre o libretista e o compositor na elaboração de uma obra operística, por meio de uma breve história da ópera, do século XVII à atualidade. O curso, que acontece de 7 a 24 de maio, será ministrado em italiano, mas o idioma não é pré-requisito para se inscrever.
Para os profissionais e estudantes ligados a qualquer atividade cultural, a orientadora Annelise Godoy discute as técnicas para captação de recursos no mercado cultural, de 2 de maio a 25 de junho. Entre os objetivos do curso Desenvolvimento de Técnicas e Estratégias para a Captação de Recursos no Mercado Cultural – A Arte de Negociar, também estão o debate dos conceitos básicos de marketing e a contextualização do marketing cultural.
E para os aprendizes da SP Escola de Teatro, jovens artistas e recém-formados em cursos na área de artes cênicas (teatro, dança, circo) ou plásticas, as diretoras e atrizes Cida Almeida e Sofia Papo ministram o Máscaras Expressivas (O Tempo e a Máscara), de 21 de maio a 27 de junho.
Ao longo do ano, serão oferecidos gratuitamente 30 cursos, com duração de 64 horas cada, destinados aos aprendizes e ao público externo, com o objetivo de estabelecer uma ponte direta com a comunidade, promovendo o conhecimento do fazer artístico.
O prazo para se inscrever termina no dia 16 de abril. A ficha de inscrição está disponível no site www.spescoladeteatro.org.br.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Programa Memória do Mundo da Unesco recebe acervos documentais


O Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco (MOWBrasil) está recebendo candidaturas de acervos documentais do país para a nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil para o ano de 2012.
O objetivo é identificar o patrimônio documental brasileiro para a certificação da Unesco. O Comitê Nacional do Brasil acolhe candidaturas de entidades públicas ou privadas e de pessoas físicas detentoras de documentos de valor inquestionável e excepcional para a memória coletiva da sociedade brasileira.
Podem ser documentos textuais (manuscritos ou impressos), audiovisuais (vídeos, filmes e registro sonoro), iconográficos (fotografia, gravura e desenho) ou cartográficos (em suporte convencional ou digital).
As inscrições vão até o dia 6 de julho.
Para mais informações, clique aqui.

Cine MuBE seleciona filmes para mostra competitiva


Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Cine MuBE Vitrine Independente, que acontece em São Paulo entre os dias 28 e 30 de junho.
A curadoria dos dois primeiros dias de evento será feita pelo crítico Christian Petermann. No dia 30, serão exibidos os filmes que integram a categoria competitiva. Poderão participar da mostra filmes de média (26 a 60 minutos) e curta-metragem (até 25 minutos), no formato digital.
O júri será composto por três personalidades e intelectuais relacionados à cultura, cinema e artes. O público participante será responsável pela votação nas categorias melhor curta e melhor média.
O prêmio oficial, o Troféu Cine MuBE Vitrine Independente, será entregue a cada um dos vencedores, nas suas respectivas categorias, na cerimônia de encerramento do evento.
As incrições vão até 31 de maio.
Para mais informações, acesse a página do evento no Faceebok.

FCRB vai ceder bolsas de estudos para formação na área de cultura


A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), vinculada ao Ministério da Cultura, lançou edital de seleção de bolsistas para o Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura.
O projeto tem o objetivo de formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos no campo museológico, arquivístico, bibliográfico e arquitetônico.
São ao todo sete categorias, que incluem desde a iniciação científica até o estágio de pós-doutorado, com valores mensais que variam de R$ 360 a R$ 3,2 mil. As bolsas terão validade de um ano, podendo ser renovadas por mais um. Os selecionados passarão por uma entrevista.
As inscrições terminam no dia 25 de abril e os resultados serão divulgados até o dia 13 de julho.
O edital está disponível aqui.

Festival de Cinema de Lima abre inscrições para obras audiovisuais


Entre os dias 3 e 11 de agosto será realizado o XV Festival de Cinema de Lima, capital do Peru. O festival é organizado pela Pontifícia Universidade Católica do país e acontece em vários cinemas e centros culturais da cidade.
O evento contará com a mostra competitiva “Competencia”, dividida em duas categorias: Ficção e Documentário. Para concorrer, a obra de ficção deve ter sido concluída depois de agosto de 2011 e ser inédita no Peru.
Documentários devem seguir as mesmas regras e ter, no mínimo, 45 minutos de duração. Além disso, caso tenham sido feitas por realizadores fora da América do Sul, devem tratar de questões latino-americanas.
O festival possui também a mostra “A Outra Orelha”, composta por longas-metragens latino-americanos de ficção escolhidos pelo comitê; “Apresentações Especiais”, filmes de ficção ou documentários raros; “Mostras Paralelas”, que tratam da carreira de um diretor de renome ou corrente cinematográfica; e a “Mostra de Cinema Itinerante”.
Além da exibição do filmes, o Festival de Lima terá palestras com cineastas, workshops, exposições e lançamento de livros.
Os prêmios vão de R$ 2,5 mil a R$ 5 mil.
Para mais informações, acesse o site www.festivaldelima.com.

Biblioteca de São Paulo promove curso gratuito de Roteiro Cinematográfico


A Biblioteca Pública Roberto Santos, em São Paulo, está com inscrições abertas para o curso Roteiro Cinematográfico, com coordenação de Thais Fujinaga (diretora dos filmes “Hoje É o Seu Dia”, “A Visita” e “L”). A oficina tem 20 vagas e começa no dia 24 de abril.
Não é necessário ter experiência anterior para se inscrever, mas é preciso ter no mínimo 18 anos. Entre os critérios de seleção, serão avaliadas as fichas de inscrição e as cartas de intenção.
Aliando informações teóricas e práticas, o curso de Roteiro Cinematográfico pretende incitar conhecimentos e experiências no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema. Na etapa final, os alunos farão um roteiro de curta-metragem de ficção.
As inscrições vão até a próxima segunda (9/4) e devem ser feitas na biblioteca. Para mais informações, clique aqui.

Rumos lança novos editais: Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo


Rumos lança novos editais: Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo
Inscrições on-line e gratuitas a partir de 17 de abril



Em 17 de abril serão abertas as inscrições para três novos editais do programa Rumos: Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeo. A partir dessa data, estará disponível um hotsite com o texto completo de cada um deles, perguntas frequentes e sistema de inscrição. O link será divulgado aqui pelo site, pelo blog do Rumos, pelo Twitter ou pelo Facebook, e também em matérias na imprensa de todo país.

 As inscrições são gratuitas. Leia abaixo detalhes sobre cada edital: 
O Rumos Moda e Design é realizado pela primeira vez. Procura apoiar trabalhos escritos nessas áreas, em duas carteiras: Concluída e Em Andamento. A organização é do Observatório Itaú Cultural, núcleo focado em pesquisa, políticas públicas e gestão cultural. Conheça o trabalho do núcleo através das suas publicações.
Cinema e Vídeo chega à sétima edição, mantendo o foco em obras que explorem o potencial contemporâneo do audiovisual. São três carteiras: Documentários para Web, Filmes e Vídeos Experimentais e Espetáculos Multimídia. As obras selecionadas em edições anteriores estão disponíveis aqui. Veja também o catálogo da edição 2009/2011 e assista a entrevistas com os diretores.
Dança, por sua vez, está na quinta edição. Seu objetivo é revelar e apoiar artistas e obras. São quatro carteiras: Dança para Crianças, Dança para Formadores, Desenvolvimento de Pesquisa para Criação e Residência. Acesse obras e artistas das edições anteriores aqui.
Rumos
Principal linha de atuação do instituto, o Rumos Itaú Cultural foi criado em 1997 para localizar, apoiar e difundir projetos artísticos e culturais, por meio de edital público e comissão autônoma. O programa foi pioneiro no mapeamento do que é produzido em arte e cultura no Brasil, mobilizando pesquisadores, artistas, especialistas e instituições de todo o país.
O Rumos atualmente exibe os trabalhos selecionados pelo edital de Artes Visuais, edição 2011/2013. A exposição Convite à Viagem reúne mais de 100 obras de 45 artistas de todo o país. Leia a matéria.

Rumos Moda e Design, Dança e Cinema e Vídeoinscrições abertas a partir de 17 de abril



http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2841&cd_materia=1865

Vaga - AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÂO - FÁBRICAS DE CULTURA DE ITAIM PAULISTA



Data de encerramento: 9/4/2012

No período de 04/04/2012 a 09/04/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO – FÁBRICAS DE CULTURA DE ITAIM PAULISTA.   

Descrição da vaga: Auxiliará o departamento de Promoção e Articulação, o subgerente, assistentes e o coordenador na realização de suas atividades, por exemplo: programação do teatro; atividades das Fábricas e no seu entorno; articulação na participação da comunidade e dos artistas locais. Requisitos:  Ensino médio completo; desejável experiência em ações culturais e trabalho com jovens em comunidade; preferencialmente residente na região.
Regime de Contratação: CLT.
Faixa etária desejada: irrelevante.
Jornada semanal: a combinar
Horário de trabalho: a combinar
Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.
Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 09/04/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO - FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA

Data de encerramento: 9/4/2012

No período de 04/04/2012 a 09/04/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO – FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA.   

Descrição da vaga: Auxiliará o departamento de Promoção e Articulação, o subgerente, assistentes e o coordenador na realização de suas atividades, por exemplo: programação do teatro; atividades das Fábricas e no seu entorno; articulação na participação da comunidade e dos artistas locais. Requisitos:  Ensino médio completo; desejável experiência em ações culturais e trabalho com jovens em comunidade;  preferencialmente residente na região.
Regime de Contratação: CLT.
Faixa etária desejada: irrelevante.
Jornada semanal: a combinar
Horário de trabalho: a combinar
Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.

Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 09/04/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br

Vaga - MONITOR - FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA


Data de encerramento: 9/4/2012

No período de 04/04/2012 a 09/04/2012, receberemos currículo para preenchimento de vaga de MONITOR para as FÁBRICAS DE CULTURA DE SAPOPEMBA.

Descrição da vaga: Atuar garantido a abertura, fechamento, conservação e manutenção dos espaços culturais das Fábricas de Cultura de Sapopemba; organizar o fluxo de visitantes e alunos.
Requisitos: Ensino médio completo; desejável experiência de ações culturais e trabalho com jovens em comunidade; preferencialmente residente na região.

Regime de contratação: CLT.

Faixa etária: irrelevante.

Jornada semana: a combinar.

Horário de trabalho: a combinar.

Benefícios: vale-transporte e vale-refeição.


Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pela Diretoria das Fábricas de Cultura. Os interessados deverão encaminhar currículo até 09/04/2012 para o e-mail: rh1@cataventocultural.org.br