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sábado, 30 de julho de 2016

Vaga - Professor de ballet fitness

Local: Av. Carlos Liviero, 870-B, Vila Liviero, CEP: 04186-000 - São Paulo - SP
Data Final: 10/08/2016
Descrição: A Associação Brasileira Pró Bem Estar Social - Prosocialbrasil é uma organização social sem fins lucrativos, sediada na região do Ipiranga em São Paulo. A organização seleciona professora de ballet fitness (diplomada) para dar oito (de 8 a 10) aulas/mês à noite (3ª feira às 21 horas e 5ª feira às 20 horas). As candidatas devem morar, obrigatoriamente, no bairro e/ou bairros próximos.A organização oferece R$ 40,00/hora aula e cesta básica. Modalidade de contrato: MEI. Interessadas podem enviar currículo para prosocial@prosocialbrasil.org.br

Prêmio Literário Biblioteca Nacional recebe inscrições

Autores, tradutores e projetistas gráficos que desejarem concorrer aos Prêmios Literários da Fundação Biblioteca Nacional Edição 2016 podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 9 de setembro.
O prêmio é um reconhecimento à qualidade intelectual, técnica e estética de livros lançados no Brasil e tem por objetivo estimular a pesquisa e a criação literária no país.
Podem participar pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, com obras publicadas no período de 1º de maio de 2015 a 30 de abril de 2016, no Brasil, em língua portuguesa. O orçamento para a ação totaliza R$ 452 mil, dos quais R$ 270 mil serão concedidos em prêmios e R$ 182 mil, destinados às despesas administrativas do concurso. O autor/tradutor da obra selecionada em primeiro lugar de cada categoria será contemplado com o prêmio em espécie, no valor bruto de R$ 30 mil.
Neste ano, o Prêmio Literário Biblioteca Nacional contemplará nove categorias: Poesia, Romance, Conto, Ensaio Social, Ensaio Literário, Tradução, Projeto Gráfico, Literatura Infantil e Literatura Juvenil.
As obras deverão ser inscritas pelo autor, de acordo com as categorias, sendo aceita a inscrição da mesma obra em, no máximo, duas categorias, desde que uma delas seja obrigatoriamente a categoria de Projeto Gráfico. As inscrições por intermédio de editoras serão permitidas como forma de assistência ao autor e apenas mediante autorização por escrito, que deverá ser anexada à ficha de inscrição.
Os recursos para o desenvolvimento desta ação serão oriundos da LOA – Fundação Biblioteca Nacional – Programa 2027: Preservação, Promoção e Acesso – Ação 004 – Fomento à Criação Literária e Científica (20KL).
Acesse a íntegra do edital no site www.bn.br.

Inscrições abertas para indicação brasileira ao Prêmio Goya

A Ancine recebe, até o dia 26 de agosto, inscrições de filmes para o processo de seleção do indicado brasileiro ao Prêmio Goya, outorgado pela Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha.
Podem ser inscritos longas-metragens para concorrer a uma indicação para o prêmio de Melhor Filme Ibero-americano na 31ª edição do evento, que acontece em fevereiro de 2017. Os filmes inscritos devem ter estreado comercialmente em cinema no Brasil entre os dias 1º de novembro de 2015 e 31 de outubro de 2016, e devem ter permanecido em cartaz durante pelo menos sete dias consecutivos.
O regulamento específico do Prêmio de Melhor Filme Ibero-Americano pode ser encontrado entre as páginas 23 e 28 do regulamento geral, a ser consultado no sitewww.premiosgoya.com.
A avaliação será feita por um júri formado por representantes de cinco entidades e instituições do setor audiovisual brasileiro, e o resultado será anunciado em 13 de setembro.
Desde 1987, a Academia das Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha promove o Prêmio Goya, o mais importante do país, concedido aos destaques de cada ano.
Veja no site da Ancine mais informações sobre como se inscrever.

SAv recebe inscrições para indicação nacional ao Oscar 2017

A Secretaria do Audiovisual (SAv) abriu inscrições para a seleção do filme brasileiro de longa-metragem a ser indicado como candidato nacional ao Prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira para a 89ª edição do Oscar.
Os interessados têm até às 18h do dia 31 de agosto para inscrever seu filme, que deve ter sido lançado e exibido publicamente com fins comerciais no Brasil por pelo menos sete dias consecutivos, entre os dias 1º de outubro de 2015 e 30 de setembro de 2016.
O filme não precisa ter sido lançado nos Estados Unidos, no entanto, deve ter sido explorado comercialmente. Não serão considerados filmes difundidos fora das salas de cinema ou que tenham sido distribuídos antes do lançamento oficial. Para a Academia, as exibições fora do ambiente das salas de cinema incluem TV a cabo, sistema PPV (Pay Per View) ou VOD (Video On Demand), DVD e transmissão via internet.
Tornam-se elegíveis filmes em 35mm ou 70mm, ou em formato de scan progressivo em 24 ou 48 quadros, com projetos de resolução mínima de 2048 por 1048 pixels. Sendo que neste último caso, o formato da imagem fonte deve estar dentro dos padrões técnicos previamente estabelecidos, que são: ST 428-1:2006 D-Cinema Distribution Master – Características da Imagem, compressão de imagem (se utilizado) segundo a ISO/IEC 15444-1 (Jpeg 2000) e arquivos de imagem e som adequados para exibição de locais comerciais de cinema digital. A trilha sonora, segundo as normas da Academia, deve ser em outro idioma, que não o inglês.
A SAv orienta a também observar as regras indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que impõe algumas restrições de publicidade para os filmes que pretendem participar da seleção. Somente filmes nomeados para prêmios podem fazer referência à Academia em seus materiais de propaganda. Longas-metragens que estão apenas em fase de classificação, ainda que na etapa semifinal, não poderão mencionar posteriormente que um determinado filme tenha feito parte da lista final da Academia, por exemplo.
Clique aqui para acessar  o formulário de inscrição.

Ancine abre 4ª Chamada Pública para investimento em núcleos criativos

A Ancine e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abriram nesta sexta-feira (29/7) inscrições para a Chamada Pública PRODAV 03/2016 do Programa Brasil de Todas as Telas – Ano 3. O edital vai investir R$ 14 milhões na estruturação de, no mínimo, 14 núcleos criativos para o desenvolvimento de carteiras de projetos.
As inscrições ficam abertas até o dia 15 de setembro. As propostas de núcleos, formados em torno de um líder, devem reunir criadores e roteiristas com o objetivo de desenvolver projetos de filmes, séries, programas e formatos de obras para o cinema, a televisão e o vídeo por demanda. As empresas proponentes devem preencher e finalizar a inscrição eletrônica no Sistema FSA e anexar os documentos requisitados no regulamento do edital.
A avaliação das propostas levará em consideração o potencial criativo da carteira de projetos, a metodologia de trabalho do núcleo, o perfil e a trajetória do líder e dos integrantes da equipe e a capacidade de realização das propostas pelas empresas produtoras.
Foram promovidas alterações no regulamento em relação às edições anteriores, como a revisão da grade de critérios para seleção das propostas, com a atribuição de um peso maior ao histórico de projetos desenvolvidos pela empresa proponente. A avaliação da carteira de projetos passa a ser restrita a cinco projetos, a serem indicados pela proponente no caso da carteira incluir projetos adicionais.
Também foram introduzidas regras para criar limites para a atuação de um mesmo profissional como líder em mais de um núcleo criativo: caso o profissional já esteja participando de outro núcleo em andamento, somente poderá integrar uma nova proposta caso fique comprovada a viabilização da produção de ao menos dois projetos da proposta anterior.
Há mudanças ainda nos critérios de indução regional que garantem que ao menos 30% do valor disponibilizado pelo edital seja destinado a propostas originárias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 10% a propostas de produtoras sediadas na região Sul e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A partir desta edição passa a ser exigido que pelo menos 60% dos profissionais da equipe do núcleo tenham atuação local na região para que a proposta seja elegível a cumprir os critérios de regionalização. As regras exigem também que a empresa comprove estar sediada há pelo menos um ano em estado pertencente à região na qual cumprirá a cota.
Em agosto, será lançada uma nova chamada pública que permitirá a renovação dos núcleos criativos já em funcionamento. Operando em regime de fluxo contínuo, a nova chamada vai ter como proponentes as empresas contratadas por editais anteriores da linha que comprovem a conclusão das propostas contempladas no prazo estabelecido e a viabilização da produção de pelo menos dois dos projetos desenvolvidos no ambiente do núcleo.
Clique aqui para ler a íntegra do edital da Chamada Pública PRODAV 03/2016.

Vaga - Assistente Técnico de som e luz - Fábrica de Cultura São Luis

DESCRIÇÃO DO CARGO:
Responder pelos serviços e suportes técnicos e de som e luz das ações artísticas nas Fábricas de Cultura. Garantir a boa execução dos aspectos técnicos de som, luz e projeção; Manter a guarda e o perfeito funcionamento das ferramentas de trabalho. Participar de ensaios para entender inserção adequada de som e luz nos espetáculos. Operar o som e luz dos espetáculos e apresentações.


ESCOLARIDADE: Técnico em Som e luz 

MODALIDADE: CLT Efetivo.

BENEFÍCIOS: VT/VR OU VA/AM/AO.

PROCESSO SELETIVO: ETAPAS: 1º- Análise de currículos e triagem de candidatos no perfil da vaga, 2º - Entrevistas com candidatos pré-selecionados e 3º - Divulgação do (s) candidato (s) aprovado (s).

VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO: 6 meses.

INSCRIÇÃO: http://www.poiesis.org.br/new/trabalhe-conosco/ver2.php?id=1652

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Biblioteca Nacional abre novo edital de tradução

O Programa de Apoio à Tradução, Publicação e Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), abriu mais um edital, de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil.
Em sua terceira edição, o edital concede bolsas a tradutores profissionais estrangeiros que estejam traduzindo – do português para qualquer outro idioma – uma obra literária brasileira, publicada previamente no Brasil. Os tradutores precisam contar com um contrato editorial para a tradução.
Durante a residência, cada tradutor participará de uma programação desenvolvida a partir do projeto de tradução, elaborada pela FBN em parceria com centros de estudos de tradução, universidades e instituições culturais. A agenda poderá incluir a participação em debates com autores, tradutores e outros interlocutores; participação em oficinas de tradução; e visitas a instituições culturais.
As bolsas concedidas pelo programa deverão cobrir, parcial ou totalmente, as despesas necessárias para permanência do tradutor no Brasil durante um período de 15 a 30 dias, entre 17 de outubro e 20 de dezembro de 2016.
O prazo para inscrições vai até o dia 2 de setembro. Clique aqui para acessar o edital.
E saiba também sobre o edital de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior, clicando aqui.

14º festival Curta Santos recebe inscrições

A 14ª edição do Curta Santos – Festival de Cinema de Santos tem inscrições abertas até o dia 5 de agosto.
Serão escolhidos 10 filmes para a mostra competitiva nacional “Olhar Brasilis” e 10 filmes e 10 videoclipes para as mostras regionais “Olhar Caiçara” e “Videoclipe Caiçara”. Os curtas devem ter até 20 minutos de duração e os videoclipes, uma música.
A comissão de seleção das mostras “Olhar Brasilis” e “Videoclipe Caiçara” será composta por profissionais de reconhecida experiência em audiovisual e a direção do festival. Já a escolha dos filmes da mostra “Olhar Caiçara” consiste na primeira novidade desta edição: em iniciativa inédita na história do festival, a definição dos filmes que representarão a região caberá aos próprios realizadores.
O resultado será conhecido por meio de uma assembleia aberta, a ser realizada nos dias 13 e 14 de agosto, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a presença obrigatória de um representante de cada filme inscrito. Após a exibição de todos os curtas, uma votação decidirá os selecionados.
As 30 obras escolhidas serão exibidas durante o festival, de 26 de setembro a 2 de outubro, em salas de cinema e espaços públicos da cidade do litoral paulista. Os vencedores serão contemplados com o Troféu Maurice Legeard.
A programação do festival prevê ainda mostras especiais, oficinas e debates, além das tradicionais noites de abertura e premiação.
O edital e o regulamento completo estão disponíveis no site www.curtasantos.com.br.

Abertas inscrições para festival Cinema de Fronteira

A 7ª edição do Festival Internacional Pachamma – Cinema de Fronteira, que visa criar um espaço de trocas e diálogos socioculturais entre as regiões da Bolívia, Brasil e Peru por meio da linguagem audiovisual, acontece entre os dias 19 e 26 de novembro no Acre.
As inscrições são gratuitas e estão abertas até 12 de agosto. O evento conta com três seções competitivas: longa-metragem, curta-metragem e cinema comunitário.
Nas Mostras Competitivas Latinoamericana de Longas-Metragens e Curtas-Metragens, serão admitidos filmes de ficção e documentários produzidos em digital ou película e que tenham sido finalizados depois de 1º agosto de 2015. A duração deve ser de no mínimo 60 minutos para os longas e de no máximo 40 minutos para os curtas.
Na Mostra Competitiva de Cine Comunitário Stefan Kaspar, estará compreendida toda produção vídeo comunitária, ou seja, resultado de um trabalho não profissional de uma comunidade ou grupo de pessoas. São aceitos filmes de ficção e documentários, com duração mínima de 30 minutos e finalizados depois de 1º de agosto de 2014.
Nas três mostras, os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Pachamama de Melhor Filme. Nas seções competitivas de longas-metragens e curtas, os selecionados concorrem ainda ao Prêmio do Júri e, se for o caso, a prêmios técnicos (editor, câmera, produção, etc). O festival oferece também o Prêmio Especial – Prêmio do Público, que elegerá em votações livres durante as sessões, o melhor filme, independente da categoria onde tiver sido exibido.
O regulamento completo está disponível no site cinemadefronteira.com.br.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Vaga - AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO - FÁBRICA DE CULTURA DO PARQUE BELÉM

No período de 25/07/2016 a 29/07/2016, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA DO PARQUE BELÉM
Descrição do cargo: Auxiliará o departamento de Promoção e Articulação, o subgerente e assistentes na realização de suas atividades como por exemplo, na programação do teatro, nas atividades da Fábrica de Cultura e no seu entorno, articulação na  participação de comunidade e dos artistas locais.
Requisitos: Ensino médio completo, experiência em atendimento ao público em geral; usuário do pacote MS Office(word, excel, power point); preferencialmente residente na região.
Regime de contratação: CLT.
Faixa etária: Acima de 18 anos.
Jornada semanal: 40 horas semanais em regime de escala.
Horário de trabalho: 09:00 às 18:00
Benefícios: vale-transporte, vale-refeição , assistência médica e assistência odontológica.
Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pelo setor de Recursos Humanos. Os interessados deverão encaminhar currículo até 29/07/2016 para o e-mail: rh@cataventocultural.org.br  Assunto: AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA DO PARQUE BELÉM

Vaga - AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO - FÁBRICA DE CULTURA DE CURUÇÁ

No período de 25/07/2016 a 29/07/2016, receberemos currículo para preenchimento de vaga de AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA DE CURUÇÁ
Descrição do cargo: Auxiliará o departamento de Promoção e Articulação, o subgerente e assistentes na realização de suas atividades como por exemplo, na programação do teatro, nas atividades da Fábrica de Cultura e no seu entorno, articulação na  participação de comunidade e dos artistas locais.
Requisitos: Ensino médio completo, experiência em atendimento ao público em geral; usuário do pacote MS Office(word, excel, power point); preferencialmente residente na região.
Regime de contratação: CLT.
Faixa etária: Acima de 18 anos.
Jornada semanal: 40 horas semanais em regime de escala.
Horário de trabalho: 09:00 às 18:00
Benefícios: vale-transporte, vale-refeição , assistência médica e assistência odontológica.
Processo seletivo: A seleção será feita por meio de análise de currículos e entrevista a ser agendada pelo setor de Recursos Humanos. Os interessados deverão encaminhar currículo até 29/07/2016 para o e-mail: rh@cataventocultural.org.br  Assunto: AUXILIAR DE PROMOÇÃO E ARTICULAÇÃO FÁBRICA DE CULTURA DE CURUÇÁ

Curso - RiTmO : CorpoSo(M)ovimentO

Orientador: Ricardo Nash
Objetivo 
Estudar o pulso e o ritmo no movimento. Estudar a ossatura corporal, e a criação de movimentos a partir deste estudo; Percepção e consciência do corpo; Pesquisa da imagem-corpo-ação (movimento) associada ao tempo; investigar processos e estados sensoriais por meio do movimento sonoro; Vivenciar e experimetar a criação de espaços, atmosferas, personas e afetos por meio de elementos sonoros; Estudar a gramática musical: a propriedade física do som e alguns elementos básicos da música.

Ricardo Nash 
É ator, músico-compositor, pesquisador. Atualmente apresenta o espetáculo infantil Doncovin Proncovô, de Rita Carelli; está em turnê com o show autoral do Cd Santo Menino Vagabundo; ministra o curso livre Ritmo Cênico: corporalidades e sonoridades diversas, iniciado, em 2014, no teatro Oficina onde atualmente integra o núcleo Universidade Antropófaga, coordenado por Marcelo Drummond. Escreveu o artigo O que nos comunica o ritmo: reflexões a partir do Construtivismo Cultural em Semiótica (submetido à revista Interacções/Portugal) em parceria com o professor doutor Danilo Guimarães (IP/USP). Criou diversas performances lítero-musicais encomendadas e apresentadas em SESC’s. É mestre em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP (2006), com a tese Música (em) Cena: processo de criação em mídias diversas. É bacharel em Comunicação das Artes do Corpo, na área de teatro, dança e performance (2003), pela PUC-SP; e instrumentista de viola de 10 cordas (viola caipira), pela ULM - Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP).

Público
Estudantes e profissionais: atuadores, atores, dançarinos, performers, músicos, poetas do corpo, da palavra, e do som.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse e breve currículo.
Pré-requisito: disponibilidade para trabalho físico: corpo-voz-som-ritmo.
De 16 de agosto a 13 de outubro de 2016
Terças e quintas – das 19 às 22h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/95.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições de 22 de julho a 8 de agosto
Aprovados e matrícula online: 11 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Oficina Ator em Composição

Orientadores: Fernando Yamamoto e Paula Queiroz
Objetivo 
A oficina Ator em Composição trabalha alguns procedimentos de preparação de ator e criação Cênica utilizados pelos Clowns de Shakespeare em seus processos, em especial na atual
Investigação do grupo, o projeto Latino(-)americano. Nestes dois dias de trabalho, os participantes poderão experenciar alguns jogos polifônicos – base do trabalho de preparação do grupo, para a criação de um estado de jogo – e uma dinâmica de criação cênico-dramatúrgica, a partir do universo da Latinoamérica. Este projeto integra o Circuito Funarte Cena Pública 2016.

Fernando Yamamoto 
É diretor, professor e pesquisador de teatro. É um dos fundadores do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, pelo qual dirigiu vários espetáculos, dentre eles Nuestra Señora de las Nubes, Farsa da Boa Preguiça, O Capitão e a Sereia, Muito Barulho por Quase Nada, Roda Chico, Fábulas e O Casamento do Pequeno Burguês. Pelo grupo, ainda foi assistente de direção de Gabriel Villela em Sua Incelença, Ricardo III e de Marcio Aurelio em Hamlet. Em Ricardo III, foi também responsável pela adaptação dramatúrgica e assistência de direção, além de coordenador de produção. Também atuou e produziu outros espetáculos do grupo, e assinou a cenografia e dramaturgia de alguns destes espetáculos.
Yamamoto participa também de diversos processos de montagem fora dos Clowns, como a direção de A Mulher Revoltada, texto de Xico Sá, montado pelo projeto Nova Dramaturgia Brasileira (CCBB/DF e SESC/RJ), e diversas consultorias de encenação e dramaturgia pelo país, como Credores (Grupo Boyásha/ES), Quebra-Quilos (Coletivo Alfenim/PB), Gibi (Lamira Cia. Cênica/TO), Medida por Medida (Teatro Popular de Ilhéus/BA), Todo Avental (Bololô Cia. Cênica/RN), Mar me Quer (A Outra Cia. de Teatro/BA), dentre outros. Dirigiu leituras dramáticas, esquetes, cenas curtas, performances e shows musicais, com destaque para “Um Lugar Onde Aquecer as Mãos”, da cantora Simona Talma, que em 2005 conquistou o 1o lugar no projeto Cosern Musical, e “O Homem que Chovia”, convidado do festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto/MG. Como professor/oficineiro, já ministrou mais de 40 oficinas em diversos estados do país (Paraíba, Minas Gerais, Roraima, Ceará, Pará, Alagoas, São Paulo, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, etc.), seja pelos Clowns de Shakespeare ou por instituições, como o Centro de Pesquisa e Formação Teatral da Fundação José Augusto (Governo do Estado do RN), do qual foi professor por três anos. Conquistou prêmios de melhor direção com Muito Barulho por Quase Nada (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2004), Fábulas (Festival Nacional de Teatro de Campos dos Goytacazes 2006, XXXI Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba), Roda Chico (Festival do Teatro Potiguar 2005) e O Casamento (Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga 2006), este último tendo lhe rendido também o prêmio de melhor cenografia. Pela direção de Fábulas, também ganhou os prêmios APCA e FEMSA/Coca-Cola. Foi um dos seis diretores escolhidos do Brasil para integrar o livro Arte y Oficio del diretor teatral en América Latina, do pesquisador argentino Gustavo Geirola.
Desenvolveu a pesquisa “Cartografia do Teatro de Grupo do Nordeste”, na qual mapeou os
coletivos da região, através da Bolsa Estímulo à Produção Críticas em Artes - FUNARTE (único
contemplado da região Nordeste) e do Programa BNB de Cultura, resultando na publicação de três livros com as entrevistas. Atualmente ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Programas, Projetos e Eventos da Secretaria de Cultura do Município de Natal.

Paula Queiroz 
É atriz, pesquisadora e produtora teatral graduada em Artes Cênicas pelo IFCE e especialista em Arte Educação pela Faculdade 7 de Setembro (Fortaleza/CE). Há sete anos integra os Clowns de Shakespeare, participando dos espetáculos Hamlet (2013), com direção de Marcio Aurelio, Sua Incelença, Ricardo III (2010), com direção de Gabriel Villela, Abrazo (2014), com direção de Marco França e três trabalhos com direção de Fernando Yamamoto: Muito Barulho por Quase Nada (2014), Nuestra Señora de las Nuvens (2014) e O Homem que Chovia (2013). Sob a direção de Yamamoto também participou do espetáculo A Mulher Revoltada (2011), com texto de Xico Sá, no projeto Nova Dramaturgia Brasileira (RJ). Desenvolve o projeto Livros de Miranda, em parceria com os diretores Fernando Yamamoto e Maurice Durozier (Théâtre du Soleil/França), e a diretora de voz Francesca della Monica (Itália), iniciado em uma residência na Europa no ano de 2015, e que irá resultar no espetáculo de mesmo nome. Participou de oficinas com nomes como Adelvane Néia (Humatriz Teatro/SP), Ésio Magalhães (Barracão Teatro/SP), Ernani Maletta (MG), Maria Thaís (SP), Luiz Carlos Vasconcelos (PB), Babaya (MG), Helder Vasconcelos (PE), Charo Frances (Equ), dentre outros.
Ministrou diversas oficinas de teatro em Natal (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), São Paulo (SP),
Fortaleza (CE), Diamantina (MG), Vitória (ES), etc. Foi assistente de direção de O Capitão e a Sereia (2009) e consultora de pesquisa de Farsa da Boa Preguiça (2010), ambas com os Clowns de Shakespeare.

Público
Atores, diretores, dramaturgos e estudantes de teatro
20 vagas*

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse e breve currículo.
4 e 5 de agosto de 2016
Quinta e sexta – das 19 às 22h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/94.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: 22 a 31 de julho
Aprovados e matrícula online: 3 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - “Dialogo sobre Cervantes e o Sonho”

Orientador: Mauricio Paroni
Objetivo
Curso sobre a obra e o tempo de Cervantes, que profunde as indagações preciosas exploradas sobre o tema, ja transformadas em podcasts (ver últimos podcasts publicados na seção Palavra em Cena, do site da SP, baseados no Curso de Extensão sobre os grandes temas humanos de Shakespeare). Repropor o mesmo percurso apaixonante feito pelos seus frequentadores; será uma justa em homenagem ao centenário de Cervantes, de igual importância, sobretudo para nós, de cultura influenciada pela Península Ibérica. Isso evita uma suposta sombra gigante do bardo, muito bem aproveitada pelos ingleses... e pouco pelos espanhóis. 
Serão três encontros semanais de preparação de tema da semana, e um encontro no estúdio da SP, para streaming e transmissão direta do programa preparado anteriormente, das oito as nove.
O streaming será convertido em podcast para o Palavra em Cena.

Mauricio Paroni
Depois de cursar a Faculdade de Direito, a ECA e a Filosofia da USP, residiu em Milão por quinze anos, onde diplomou-se na “Scuola D’Arte Drammatica ‘Piccolo Teatro’ di Milano”, hoje “Paolo Grassi”, onde foi professor residente de 1985 a 1999. 
 Desde 1998, está artisticamente associado à companhia escocesa “Suspect Culture”.  Foi professor residente na Universidade Statale di Pavia em 1999 (Itália), da Volda Universitat, Noruega (2003) e da Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgow, Escócia, 2002-3-4). Teve como professores, entre outros: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Eckhardt Schall, Martin Esslin, Iva Hutchison Formigoni, Enrico Job, Hubert Westkemper, Luca Ronconi, Massimo Castri, Vannio Vanni, Gigi Saccomandi, Ettore Capriolo, Lorenzo Arruga e Heiner Muller, com quem trabalhou como ator no espetáculo “Shakespeare Cocktail”, em 1988. Dirigiu mais de 30 espetáculos (por dez anos, foi diretor estável no Centro di ricerca per il teatro, de Milão) entre a Itália, o Reino Unido e o Brasil. Trabalhou em Portugal, Noruega e República Tcheca. Colaborou com o jornal “Folha de São Paulo”, com artigos sobre teatro, tendo entrevistado personalidades como Dario Fo e Giorgio Strehler, entre outros. Dirige e elabora dramaturgias. É co- roteirista do filme Crime Delicado, de Beto Brant. Ganhou com o roteiro e os prêmios da Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, entre outros. Publicou, ainda, “Aqui Ninguém è Inocente”, pela Editora Alameda e Prefeitura da Cidade de São Paulo, livro sobre os métodos de dramaturgia empregados na parceria de sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita e Ziza brisola, Companhia Linhas Aéreas.
 • Prêmios mais importantes: Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, Premio Il contemporaneo  - miglior regia 1983, Milano.

Público
Interessados em teatro, em literatura, em história, atores, diretores técnicos.

36 vagas
*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular, carta de interesse, e uma carta descrevendo sugestões, apreciações ou críticas a qualquer um dos podcast “Palavra em Cena”, disponíveis no site da SP Escola de Teatro: http://www.spescoladeteatro.org.br/secoes-sp/palavra-em-cena.php
O candidato deverá saber como ouvir um podcast pela internet.
De 15 de agosto a 13 de setembro de 2016;
Segunda a quinta– das 19 às 22h;
Local: Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/93.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 20 de julho a 8 de agosto 2016
Aprovados e matrícula: 11 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Intensidade Pura

Orientador: Wolfgang Pannek
Objetivo
O curso aproxima da obra de Gilles Deleuze. Analisa o conceito de Poder na obra deleuziana acompanhando o processo de transformação conceitual que leva da vontade de potência em Nietzsche às noções de Diferença e Repetição no livro homônimo, passando pelos conceitos do desejo e do esquizo em AntiÉdipo até chegar ao corpo sem órgãos e às intensidades puras em Mil Platôs.

Taanteatro 
Diretor e produtor. Codiretor da Taanteatro Companhia desde 1994. M.A. em filosofia na FernUniversität Hagen. Doutorando em filosofia sob orientação de Prof. Dr. Marc Rölli na HGB Leipzig. Publicou Deleuze na terra das palmeiras revista online deleuze international. Diretor de produção das mostras internacionais Butoh e Teatro Pesquisa (1995) e Artaud 100 Anos (1996) ; coordenador do intercâmbio cultural Matola-Brasil (2005); organizador da Hans Thies Lehmann Brasil Tour 2010. Coreógrafo e ator em Os Sertões (Teatro Oficina, 2002 a 2004.) Co-autor dos livros Taanteatro – teatro coreográfico de tensões (2007), Taanteatro – Rito de Passagem (2011), Taanteatro – MAE - Mandala de Energia (2013) Taanteatro – [des]construção e esquizopresença (2016). Diretor da trilogia cARTAUDgrafia (2014/15).

Público

Profissionais e estudantes das artes performáticas (teatro, dança, performance) e das ciências humanas. *Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Carta de interesse e breve currículo.
De 10 de agosto a 5 de outubro
Às quartas-feiras– das 19 às 22h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/92.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 19 de julho a 06 de agosto 
Aprovados e matrícula: 08/08
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Residência Artística – leitura encenada do texto Onde o Frio se Demora - (Matosinhos- Portugal)

Orientadora: Luísa Pinto (Cia. Narrativensaio-AC)
Objetivo
A encenadora Luísa Pinto pretende com esta residência artística uma troca de experiências e intercâmbio cultural entre dois países de expressão portuguesa, promovendo a pesquisa teatral, experimentação e enriquecimento artístico. O resultado deste laboratório culminará numa apresentação pública no dia 10 de agosto, oferecendo um novo olhar sobre o objeto e a temática.
A partir do texto Onde o Frio se Demora, de Ana Cristina Pereira, esta residência privilegia a reflexão social, numa pesquisa teatral de linha artística contemporânea. O tema apresentado versa sobre questões como a discriminação, vulnerabilidade de gênero, solidão e intolerância. O texto é uma adaptação de um ciclo de entrevistas já realizadas pela repórter jornalista do público, Ana Cristina Pereira, que culminou num texto dramático.
Onde o Frio se Demora fala sobre violência de gênero, ruptura, solidão e incapacidade para amar num país marcado pela recessão e pelo envelhecimento. Conta a história de três mulheres de diferentes idades, condição social e grau de instrução. Esta criação da Cia Narrativensaio teve estreia absoluta em março deste ano na Casa das Artes de Famalicão em Portugal, e circulou por vários teatros do país. Contou com encenação, cenografia e figurinos de Luísa Pinto, interpretação de Margarida Carvalho e do Guitarrista Peixe, desenho de luz de Bruno Santos e fotografia/vídeo de Paulo Pimenta.

Luísa Pinto 
é mestre em Teatro/Encenação pela Escola Superior Artística do Porto. Docente na Escola Superior Artística do Porto, faz parte da direção da CESAP (Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto). Doutoranda em estudos teatrais e performativos na Faculdade de Letras (Universidade de Coimbra). É diretora artística da Companhia de Teatro Narrativensaio-AC. Encenou mais de 20 peças, entre elas: “Mil olhos de vidro”, “Dali, “Missa do Galo”, de Carlos Tê e Manuel Paulo, “Sicrano“, de Jorge Louraço Figueira, “A Casa Encantada”, de Roberto Merino, “elegante melancolia do crepúsculo”, “Chavela”, de Pedro Pinto e Filipe Pinto, “Amor solúvel”, de Carlos Tê, “Um fio de Jogo”, do mesmo autor, “Trago-te na pele”, de Marta Freitas, “Breviário Gota D’Água”, de Heron Coelho a partir de Chico Buarque, “caminham nus empoeirados“, de Gero Camilo, “Onde o Frio se demora”, de Ana Cristina Pereira, entre muitos outros, privilegiando autores e dramaturgos da língua portuguesa. Cria cenários e figurinos para os seus espetáculos, tendo nos últimos cinco anos a sua assinatura em todas as criações. Entre 2007 e 2015, foi Diretora Artística do Teatro Constantino Nery/Teatro Municipal de Matosinhos. Os seus espetáculos circulam por vários teatros do país. Foi além-fronteiras e trabalha em parceria com o Brasil. Levou por 6 anos consecutivos os seus espetáculos ao Circuito de Teatro Português no Brasil. Desde 2006, desenvolve um projeto paralelo de reinserção social pelo Teatro, em que mistura reclusos com atores profissionais. Ao longo da sua carreira trabalhou com várias companhias de teatro, tais como Escola de Mulheres, Companhia de Teatro de Almada, Seiva Trupe, Teatro de Marionetas do Porto, Balleteatro Contemporâneo do Porto, Ensemble entre outras. Foi diretora artística do Cena

Público

Serão selecionadas 3 atrizes das seguintes faixas etárias: de 25 a 40 anos; de 35 a 50 anos e de 50 a 65 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
5, 6, 7, 8, 9 de agosto de 2016
Sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira – das 19h às 22h - 
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

inscrição: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/91.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 12 a 28 de julho 
Aprovados e matrícula: 02/08
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Oficina O corpo em estado de presença e escuta - São Paulo/Brasil (América do Sul)

Orientadores: Junior Lima e Letícia Bortoletto (Cia. Dragão 7)
Objetivo
De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções... Como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo. Isso constitui o estado de presença e a escuta, de si e do outro, permite a perpetuação desse estado durante o tempo da cena, da peça, do estudo. Nas três horas que estaremos juntos, vamos trabalhar conteúdos do teatro e da dança, entendendo gesto, ação, voz e pensamento como um só organismo no corpo que compõe a cena.

Junior Lima 
É graduando em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. É ator, bailarino e performer desde 1998. Pesquisa em sua trajetória artística a fusão de linguagens e a criação de novas perspectivas cênicas. Arte educador em dança teatro. Atualmente integra os grupos de pesquisas teatrais Andar 7 e Dragão 7, participando de festivais, mostras de artes e turnês pelo Brasil e exterior.

Letícia Bortoletto 
É bacharel em teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena e bailarina pela Royal Academy of Dancing. Desde sua estreia em 1996, Letícia vem trabalhando como atriz, bailarina, preparadora corporal e pesquisadora. Integra o Dragão 7 desde 2007. Atualmente pesquisa a mistura das linguagens do teatro, da dança e da música como elementos não hierárquicos de uma mesmo espetáculo, construindo uma cena e um corpo em constante permeabilidade

Público
Atores a partir de 14 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
8 de agosto de 2016
Segunda feira – das 14h às 17h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/90.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 12 a 28 de julho
Aprovados e matrícula online: 3 de agosto
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

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Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Para uma dramaturgia e encenação africana longe de batuques e tambores - Maputo/Moçambique (África)

Orientador: Elliot Alex (Grupo Lareira Artes)
Objetivo
Oficina de reflexão que tem como foco o combate e ruptura do estereótipo ocidental sobre o teatro africano. Trata-se de um tema cujo objetivo essencial é libertar o preconceito ocidental e essencialmente europeu do teatro africano. Estereótipos segundo os quais, a título de exemplo, a trilha sonora de uma peça de teatro africana deve ser feita por sons ou efeitos sonoros feitos por batuques ou tambores, e que o cenário deve ser construído por capim e paus e etc.

Elliot Alex 
É encenador e ator de teatro. Natural da Provícia de Tete e residente em Maputo há 28 anos, lugar em que fez todos os seus estudos e trabalhou como professor na Universidade Eduardo Mondlane em 2008-2009, lecionando a cadeira de Representação (Interpretação). Estudou Direito na mesma Universidade e é jurista e advogado. Ingressa para o teatro em 1989 como fundador do Grupo de Teatro M´béu, no Teatro Avenida em Maputo, onde participou em quase todas as produções daquela companhia. Em 1998, é convidado a integrar no Mutumbela Gogo, ainda no Teatro Avenida onde participou em algumas das suas peças como Irmãos de Sangue, O Silêncio, Woyzeck, Os Bandoleiros de Schiller e outros. Em 2005, é convidado para participar do projeto Galagalazul, participando das produções Dois Perdidos Numa Noite Suja e Na Solidão dos Campos de Algodão. Em 2004, dirige A Varanda do Franjipani, Terra Sonâmbula (2005-2006), O Último Voo do Flamingo (2007), adaptação dos romances homônimos do consagrado escritor moçambicano Mia Couto. Em 2003, é convidado a ser protagonista do seu primeiro filme, Pregos na Cabeça, realizado por Sol de Carvalho. Depois deste filme, participou de outras produções e seu mais recente trabalho foi em 2009 no filme O Último Voo do Flamingo, adaptado e realizado pelo moçambicano João Ribeiro. Nos últimos anos tem sido um dos atores mais requisitados do cinema moçambicano e em produções internacionais de cinema, trabalhando com diversos cineastas nacionais e internacionais.

Público
Interessados, acima de 14 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
8 de agosto de 2016
Segunda feira – das 10h às 13h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

INSCRIÇÃO: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/89.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 12 a 28 de julho 
Aprovados e matrícula online: 03/08
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14

Curso - Oficina de Dança com o Grupo Netos de Badim (Guiné- Bissau)

Orientadores: Isnaba Blaguê e Júlio António Aponto Té (Netos de Bandim)
Objetivo
Nesta oficina, os participantes, em diálogo com os formadores e através da experiência física, aprenderão danças do repertório do grupo Netos de Bandim, e assim, como dançar as histórias, modos de estar e de pensar do povo da Guiné-Bissau.
O grupo Netos de Bandim tem como meta principal a divulgação e promoção da cultura da Guiné Bissau dando continuidade ao legado cultural das gerações anteriores. O nome surge justamente pelo comprometimento da terceira geração de jovens do Bairro Bandim, da cidade de Bissau (Guiné Bissau), para com seus professores (avós).

Júlio António Aponto Té 
É natural de Guiné-Bissau. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – Campus Marília (2016), possui graduação em Letras pela mesma universidade em 2011. É jornalista, repórter, produtor cultural, coordenador dos projetos Guiné-Bissau Além Fronteiras e Africanizando, membro da Rede Nacional de Associações Juvenil da Guiné-Bissau, do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), correspondente da Rádio Jovem no Brasil, atual Delegado da Associação Nacional de Jovens para Segurança Alimentar no Brasil (ANAJOSA), a organização de jovens da República da Guiné-Bissau. Membro e representante do Grupo Cultural Netos de Bandim no Brasil e membro de Grupo de Estudo em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) da UNESP de Bauru. Atualmente desenvolve um trabalho na rádio UFSCAR onde é locutor, programador e apresentador do programa AFRICANIDADE, programa que tem como intuito divulgar a cultura africana. Tem como público alvo a comunidade acadêmica africana residente no Brasil e a comunidade brasileira.

Público
Atores e bailarinos. A partir de 16 anos.

*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

Seleção
Análise curricular e carta de interesse
8 de agosto de 2016
Segunda feira – das 19h às 22h
Local: Sede Roosevelt - Praça Roosevelt, 210 • Centro

inscrição: http://www.spescoladeteatro.org.br/extensao-cultural-2016/88.php
CRONOGRAMA DAS INSCRIÇÕES
Inscrições: de 12 a 28 de julho 
Aprovados e matrícula: 03/08
INFORMAÇÕES SOBRE A MATRÍCULA
Para efetuar as matrículas, os aprovados receberão, via e-mail, um link com a ficha para preenchimento. Portanto, solicitamos que o endereço eletrônico seja informado corretamente no momento da inscrição.

Caso você esteja na lista de aprovados e não tenha recebido o e-mail, entre em contato conosco pelo

Telefone 11 3775.8600 - ramal 14